Estação da Luz e Museu da língua portuguesa em São Paulo


Estação da Luz e Museu da língua portuguesa em São Paulo
Ontem eu tive um dia bem curioso. Curioso porque eu vivi um dia de turista em minha própria cidade.
Apesar de ser bacharel em Letras, eu confesso que nunca havia ido ao Museu da língua portuguesa. Quando minha irmã me chamou para ir com minhas sobrinhas, aceitei de bom grado.
Vocês devem estar pensando: “Mas ontem! Justo no dia da Parada Gay! Pois é caros leitores, resolvi dar férias para mim mesma e me livrar daquela multidão.
Quando cheguei lá, o meu cunhado e minha sobrinha estavam me esperando na portaria já com os ingressos. A melhor parte: nãoprecisei pagar ingresso! A minha irmã é professora da USP, e por isto ela pode levar 4 acompanhantes de graça! Se você também for professor da rede pública, aproveite a mamata.

Estação da Luz e Museu da língua portuguesa em São Paulo

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 18h. Não abre às segundas. O ingresso custa 4,00 reais e estudantes pagam meia. Se você for de sábado, a visitação é gratuita.
As visitações acontecem por horários, já que o começo da sua visitação será um vídeo sobre a língua portuguesa.
Quanto ao vídeo: legalzinho, mas com certeza não empolga as crianças. A minha sobrinha mais velha achou um saco.srsr No início do vídeo, há uma apresentação da origem da linguagem – muito vaga por sinal – e depois você deverá mudar de sala para participar de um outro vídeo – desta vez basicamente de declamação de poemas.
Ao término do vídeo, o chão se iluminará e será possível caminhar sobre ele e ler todas as frases que diversos escritores disseram sobre a linguagem.
Agora só lhe resta subir para o segundo andar. Lá você encontrará basicamente uma cronologia da língua portuguesa no Brasil, desde o Latim até os dias de hoje com a linguagem da TV e da internet.
Há também vídeos sobre algumas línguas indígenas em telas de touchscreen – minhas sobrinhas adoraram esta parte (foto2) – e também objetos de outros países e palavras que foram incorporadas ao português.
Minha opinião: achei uma iniciativa muito boa, porque de fato nós estamos precisando de mais museus na cidade de São Paulo.PORÉM ainda falta melhorar alguns aspectos: os organizadores deram pouca atenção ao regionalismo da língua portuguesa no Brasil. A língua portuguesa no Brasil está longe de ser única e não deve ser estudada como tal.
Mesmo assim, vale a visita!

Estação da Luz e Museu da língua portuguesa em São PauloSugestão de passeio depois do museu: visite a estação da Luz. Ela está toda reformada e simplesmente linda! Nem parece que estamos no Brasil.
Eu também dei uma sorte danada aqui. Um inglês muito criativo colocou oito pianos espalhados pelo mundo e um deles está aqui. Cada um que chegar e resolver tocar, está liberado! Quando eu cheguei lá, um senhor estava tocando para o povo que começou a juntar em volta.
Depois, atravesse a rua e visite o Parque da Luz. Aqui você encontrará um belo parque cheio de árvores e jaqueiras com uma sombrinha bem gostosa.

Mais posts de São Paulo? Então veja nosso Guia para Viajantes!


Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Karkloof Canopy Tour: tirolesa na África do Sul!

Karkloof Canopy Tour: tirolesa na África do Sul! Era o nosso último...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *