Memorial do Imigrante em São Paulo


Memorial do Imigrante em São Paulo

O Memorial do Imigrante é um passeio imperdível para quem gosta de história e quer conhecer um pouco da imigração no Brasil. Digo do Brasil porque mais de 50% dos imigrantes chegavam no Porto de Santos e consequentemente passavam alguns dias neste prédio – antes chamado de Hospedaria dos Imigrantes.

O prédio foi construído no século XIX e abrigou milhares de imigrantes em busca de uma vida melhor. Refugiados de guerra, judeus, todos vieram para o Brasil com a intenção de fazer deste país a sua nova terra. Réplicas das camas e também dos aparelhos odontológicos podem ser vistos aqui.

Com a sua localização estratégica – já que fica na beira da linha do trem que parte até Santos – aqui era o ponto onde todos os imigrantes se reuniam antes de serem levados para as suas respectivas fazendas.
Algumas das salas do Memorial são dedicadas à nacionalidades específicas, como: libaneses, chineses e japoneses.

Memorial do Imigrante em São Paulo

Também há uma sala em memória dos refugiados de guerra russos e uma parte com cenário do comércio da época.

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!
Memorial do Imigrante em São PauloMemorial do Imigrante em São Paulo
Memorial do Imigrante em São Paulo

O ponto alto do museu é certamente a Maria Fumaça. O passeio dura por volta de 30 minutos e custa 5 reais – na segunda classe – e 8 na primeira. Aqui você poderá imaginar como era viajar de trem naquela época e também ver a garagem de trens em reforma. É uma pena que o Brasil optou pela rodovia ao invés da ferrovia.

Em uma das salas você também poderá procurar um pouco da história de seus antepassados – o mesmo programa de computador também pode ser acessado pelo site do museu.

Memorial do Imigrante em São Paulo

Do lado de fora do prédio há uma réplica de uma casa onde os imigrantes recém-chegados moravam. Uma casinha bem simples de sapê e forno à lenha. Há também uma plantaçãozinha de café.

Se você tem filhos, acredito que eles irão gostar tanto quanto minhas sobrinhas gostaram. O lugar é muito apropriado para um passeio com crianças.

Onde:

Rua Visconde de Parnaíba, 1316
São Paulo – SP, 03164-300
(0xx)11 2692-7804

Quanto:
4 reais inteira ou 2 reais meia-entrada
Mais informações no site do museu


Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago

Antes até de planejarmos uma viagem a Santiago, o Fábio já estava...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *