Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais e justamente esta é a mensagem que você vai encontrar ao chegar lá. O nome Mariana foi uma homenagem à rainha D. Maria Ana da Áustria, esposa do rei D. João V.

Em 1696 os bandeirantes paulistas encontraram ouro na beira de um rio que foi batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas marges,  vila de Nossa Senhora do Carmo foi sendo estabelecida e tornou-se a mais importante nas remessas de ouro para Portugal.

Em 1745 houve a mudança de nome para Mariana e a cidade tornou-se sede do bispado mineiro. Para demonstrar a importância que a nova capital exalava, as ruas foram todas projetadas, o que fez desta a primeira cidade planejada do Brasil.

Duzentos anos depois, em 1945 Mariana foi tombada como Monumento Nacional. Atualmente a prefeitura anda apostando na revitalização para conseguir frente à UNESCO uma declaração de “cidade mais antiga de Minas Gerais” e “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”.

 Mariana   MG: um pouco de história

Mais dicas de Ouro Preto? Veja nosso Guia para Viajantes! 
Mais dicas de Mariana? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Congonhas? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de São João Del Rey? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Tiradentes? Veja nosso Guia para Viajantes!

PROCURANDO HOTEL? Reserve aqui em parceria com a Booking.com. (Nós recebemos comissão em cada reserva feita).

 Mariana   MG: um pouco de história Category: Product #: Regular price:$ (Sale ends ) Available from: Condition: Good ! Order now!
Reviewed by on. Rating: