Mariana – MG: um pouco de história

facebooktwittergoogle_pluspinterest

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais e justamente esta é a mensagem que você vai encontrar ao chegar lá. O nome Mariana foi uma homenagem à rainha D. Maria Ana da Áustria, esposa do rei D. João V.

Em 1696 os bandeirantes paulistas encontraram ouro na beira de um rio que foi batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas marges,  vila de Nossa Senhora do Carmo foi sendo estabelecida e tornou-se a mais importante nas remessas de ouro para Portugal.

Em 1745 houve a mudança de nome para Mariana e a cidade tornou-se sede do bispado mineiro. Para demonstrar a importância que a nova capital exalava, as ruas foram todas projetadas, o que fez desta a primeira cidade planejada do Brasil.

Duzentos anos depois, em 1945 Mariana foi tombada como Monumento Nacional. Atualmente a prefeitura anda apostando na revitalização para conseguir frente à UNESCO uma declaração de “cidade mais antiga de Minas Gerais” e “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”.

Mais dicas de Ouro Preto? Veja nosso Guia para Viajantes! 
Mais dicas de Mariana? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Congonhas? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de São João Del Rey? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Tiradentes? Veja nosso Guia para Viajantes!

Receba nossos posts por email

* indicates required

Procurando hotel para a sua viagem?

A cada reserva feita através deste blog, nós ganhamos uma comissão. A gente de ajuda a viajar e vocês também! :) Faça a sua reserva com a Booking.com!
facebooktwittergoogle_plusrssinstagram
Sobre Deise de Oliveira

Mestre em Literatura russa, blogueira e viajante compulsiva. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar e uma cervejinha com os amigos.
Siga-a nas redes sociais: Facebook
Twitter Google+

Comments

  1. says

    Mariana é uma das poucas cidades históricas mineiras que não conheço. Ainda quero fazer o passeio de Ouro Preto até lá de trem e assim já resolvo essa minha “pendência”. rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Anterior:
Post Seguinte: