Forte dos Reis Magos em Natal


Se eu tivesse que escolher um lugar para visitar em Natal, apenas um, seria certamente o Forte dos Reis Magos. Vai viajar para Natal? Então não deixe de visitá-lo!

Forte dos Reis Magos em Natal

A construção do forte demorou 30 anos e ele foi construído usando os arrecifes como base para torná-lo mais estável. Sabia que até óleo de baleia foi usado nas paredes? Pois é, naquela época isto era muito comum. Como a construção foi iniciada em 06 de janeiro (Dia de Reis), daí veio o nome!

Forte dos Reis Magos em Natal

O responsável pelo planejamento foi o arquiteto Gaspar de Samperes, que acabou planejando um forte de cinco pontas, que era muito comum na época.

História do Forte

Como boa parte dos fortes, ele está localizado em uma região muito privilegiada entre o rio Potengi, a cidade de Natal e o mar. A ideia era de que neste lugar os portugueses poderiam observar os barcos indígenas vindos do rio e os navios estrangeiros vindos do mar.
Forte dos Reis Magos em Natal

Entre 1630 e 1654 ele foi dominado por holandeses e depois recuperado pelos portugueses novamente. Os nossos amigos lusitanos, então começaram a usar este espaço como prisão para quem se rebelasse a favor da Independência. Depois, como a vingança é um prato que se come frio, os portugueses é que foram presos aqui por brasileiros.

Este pátio central abriga uma capela e sob o teto dela há um poço para coleta de água. Já sobre ela ficava o depósito de munições. A forma arquitetônica dela foi projetada para que se houvesse uma explosão, o maior impacto seria para cima, e não para os lados.

Forte dos Reis Magos em Natal
O marco de Touros é considerado o documento histórico mais antigo do Brasil e foi tirado de lá para melhor preservação.
Forte dos Reis Magos em Natal

 Informações

Como chegar

Você terá que deixar o seu carro em um estacionamento a 500 metros do Forte e seguir por uma passarela. Para chegar aqui, é meio complicado de vir de ônibus, pois não há linha que venha até aqui (absurdo) e você terá que caminhar alguns kilômetros.
As opções mais fáceis são as seguintes:
– táxi (custará por volta de 15 reais por trecho – se você estiver em Ponta Negra)
– com alguma empresa de turismo (custará em torno de 80 reais + o city tour)
– alugar um carro e ir por conta

Onde: Este forte fica no final da Praia do Meio, onde é chamado de Praia do Forte mesmo. rs
Quanto: a entrada custa 3 reais e os guias são voluntários, então você pode ajudar com  a quantia que desejar!

Mais dicas de Natal? Então veja nosso Guia para Viajantes!

Natal combina com:


Booking.com

Ajude-nos a manter o site com conteúdo sempre gratuito!

Quando você faz uma reserva com um dos nossos links afiliados, você nos ajuda a viajar mais. E o melhor: você não paga nada mais por isso! Obrigada pela força! :)

More from Deise de Oliveira

New York CityPass e New York Pass: diferenças

Se o seu intuito é, mais do que fazer compras, visitar os...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *