Cuidado com os chuveiros elétricos!


Pode parecer bobagem mas ainda hoje pessoas se acidentam, e até morrem, devido a choque elétrico em chuveiros com instalações precárias pelo país e fora dele.
Quando tomamos banho em chuveiro alheio não podemos garantir que a instalação elétrica, principalmente o aterramento que escoa as descargas de energia, foi bem feita. Quando suspeita-se do chuveiro, alguns pequenos cuidados podem evitar um incômodo ou acidente:
Exame visual:
Os chuveiros são aparelhos 220V;  dois fios são fase (110V) e um deles é o “terra”. Quando o chuveiro possui apenas dois fios conectados, o chuveiro não possui aterramento; cuidado redobrado. O formigamento ao tocar o registro é sinal de vazamento de corrente.
Chinelo:
O choque é a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
Logo, o chinelo evita que “sejamos o aterramento” do sistema, pois isola nosso corpo do chão, para onde a corrente “quer passar”. Ele funciona para ligar o chuveiro, pois está seco. Molhado deixa de ser isolante. Para fechar o registro uma toalha seca resolve.
Inverno/Verão ou potenciômetro:
Mudar a temperatura no meio do banho não é aconselhável, pois o aparelho está molhado e se houver vazamento de corrente há grande risco que choque. Se necessitar mudar a chave que regula a temperatura o ideal é desligar o chuveiro, mudar, e então ligá-lo novamente.
Caso precise mudar a temperatura e ainda por cima o chuveiro é suspeito, o ideal é nem encostar no equipamento molhado; o pote de shampoo da conta do recado! (a ainda ajuda pessoas baixinhas a alcançar.. rsrs)
Bom banho!

Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Valparaíso – Chile

Valparaíso….ai que graça de cidade! Apesar de não ser a preferida os...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *