Trilha do Bonete, Ubatuba – SP

InícioSão PauloTrilha do Bonete, Ubatuba - SP

Escrevo nesta postagem única as descrições das praias que são interligadas por este caminho paradisíaco e que pertencem à Trilha do Bonete de Ubatuba. Esta trilha sai do canto esquerdo da praia da Lagoinha, ao atravessar o riozinho.
Logo nos primeiros minutos de caminhada, existem duas pequenas faixas de areia entre as pedras, minúsculas praias convidativas para um mergulho. São as praias do Oeste e do Peres logo em seguida.

O trajeto da Trilha do Bonete de Ubatuba

Pelo caminho há como que um pequeno vilarejo, comunidade de pescadores, e algumas casas de gente que tenta faturar em cima da mata atlântica durante a temporada. Mais para frente (atrás da pedra da segunda foto do post) encontra-se um tradicional e aconchegante “Bar/Restaurante/Casa de pescador”, onde você pode ter peixes e frutos do mar fresquinhos (pescados pelo Denis) e preparados por uma cozinheira de mão cheia (Mara), aproveitando de uma bela vista.
A primeira praia é o Bonete (mais conhecida como “Bonetinho”), que se chega em torno de 30 a 45 minutos de caminhada. Possui areia branca, um quiosque de tendinha feita com bambu, e é bem bonita e preservada. Depois desta praia a trilha sobe um pouco, e você tem uma bela vista para ela e para o continente (praia da Lagoinha)
A segunda praia é a Praia Grande do Bonete, como o nome diz, é um pouco maior e tão bonita quanto ou ainda mais até que o “Bonetinho”. É possível chegar de barco em ambas as praias, com o “boat-taxi” a partir da praia da Lagoinha (embora me pareça muito mais divertido fazer a trilha).
Nesta praia há algumas casas meio escondidas na mata, e no canto esquerdo há uma vila de pescadores das mais bonitas e rústicas. Para chegar até aqui leva-se em torno de 1 a 1,5 hora.
Normalmente costumo ir até este ponto e voltar, o que já é uma caminhada considerável. Mas a trilha continua e dá a volta no morro até chegar na Fortaleza, que é acessível de carro à partir da Praia Dura, na Rio-Santos.
Seguindo a trilha à partir da Grande do Bonete você tem duas opções: Praia da Fortaleza direto (cortando caminho pelo morro) ou passar pelas praia do Deserto, prainha do Deserto e Cedro. Desta última para a praia da Fortaleza leva algo em torno de 40 min a 1 hora. Esta já é acessível de carro, embora seja um pouco mais reservada. No total temos trilha para uma 3,5 horas; pernas pra que te quero!
Na sequência temos belas praias, que embora não sejam de trilha vale a pena citar: Brava da Fortaleza, Praia da Costa, Prainha da Vermelha, Vermelha do Sul, Brava do Sul e Prainha. Chegamos então à rodovia na praia Dura. Vale a pena reservar um tempo para este maravilhoso passeio.
Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter