London Book Fair 2011


London Book Fair 2011

Quem me segue no Twitter, sabe que um dos principais motivos da minha peregrinação pela Inglaterra foi conta da London Book Fair. Mas por que atravessar o Atlântico só para visitar uma feira de livros? E eu te respondo: a LBF não é simplesmente uma feira de livros, nos moldes que nós brasileiros imaginamos. Tanto é que o evento não é focado no público em geral, mas muito mais nas editoras e empresas relacionadas com a publicação e veiculação de livros.

Estava muito animada para conhecer esse espaço porque o tema da London Book Fair desse ano foi Rússia! Sim! E para quem não sabe, eu estou terminando meu mestrado em literatura russa contemporânea. e você deve estar se perguntando: Ok, mas e daí?
Como a LBF não tem o intuito de vender livros para o grande público, mas apenas disponibilizar seu catálogo de livros e conseguir futuros parceiros de compras, o ponto alto da minha visita não foi a compra de livros, mas sim as palestras.
London Book Fair 2011
A organização do evento, junto com a Academica Rossica e o British Council trouxeram nada menos que 50 escritores russos contemporâneos para discutir questõs da Rússia atual, tais como: os E-livros, o mercado literário contemporâneo, os prêmios literários russos, e muita resenha de livros discutida pelos próprios escritores!
Para mim foi como um sonho realizado. Ter a possibilidade de ouvir o que esses escritores têm a dizer, foi uma experiência inigualável. Além disso, tenho que confessar que ver de perto os escritores que eu tanto estudei e ainda estudo, me deixou estasiada!
London Book Fair 2011
Eu ficava praticamente o dia todo dentro das salas ouvindo as palestras que me agradavam mais. As palestras eram muitas e teve que haver uma seleção de tema, pois ao mesmo tempo também estavam acontecendo palestras sobre outras literaturas, não somente sobre a Rússia (obviamente eu só assisti as que tinham alguma coisa a ver com a Rússia!).

Se você gosta de literatura e estiver visitando Londres durante o mês de abril, recomendo muito a visita. Fazendo um cadastro online com antecedência, você terá total acesso aos 3 dias de evento, mais as palestras sem pagar nada por isso.

London Book Fair 2011
Esquerda para direita: Maria Stepanova, Boyd Tonkin, Olga Slavnikova e Leonid Yuzefovich

 

London Book Fair 2011
Ludmila Ulistskaia

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pIZDBWUs-rg]Para quem fala russo, segue um vídeo disponibilizado pela TV russa sobre a LBF:

E aqui vai mais um vídeo de um dos meus escritores preferidos: Makanin

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WTcKsK5hAmA]

Ah! A LBF também apareceu no novo filme do Clint Eastwood, “Hereafter”:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xDnHfQtH0zU]

Como chegar: é só descer na estação de metrô Earl’s Court e pegar a saída “Exhibition”. Atravesse a rua e você já verá o enorme prédio na sua frente! Vale lembrar que esse evento é anual e sempre no mês de abril!

Mais sobre o transporte de Londres aqui e aqui



More from Deise de Oliveira

Hotéis e albergues baratos para economizar

  Mochileiro que é mochileiro mesmo quando está em hotel quer economizar,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *