Tax-free ao comprar na Europa: dicas


Dicas de como receber o tax-free ao comprar na Europa

Muita gente não sabe disso, mas quando qualquer turista faz compras de produtos na Europa (tais como roupas, calçados, eletrônicos, computadores, Iphones e Ipads)  e não é residente, tem direito de receber o imposto de volta – o chamado  Tax free.

Afinal, o que é o Tax Free?

Tax Free é um reembolso dado aos turistas que não moram na Europa. A ideia é que se você não mora no país, não faz algum sentido você pagar pelo imposto que você não será beneficiado. Então, artigos que você poderá levar de viagem estão isentos de taxas para aqueles que pedirem o formulário. O reembolso será de entre 16% a 25%, dependendo do país e da loja.

Uma coisa importante: algumas lojas têm um limite mínimo de compras para pedir o tax free, e o limite varia de loja para loja.

Fonte: Folha
Fonte: Folha

Como proceder?Como conseguir/pedir o Tax Free?

1- Ao fazer compras em alguma loja, pergunte se eles tem o Tax Free.

2- Se eles tiverem, eles terão que preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. Ah, não se esqueça de levar o seu passaporte, pois sem ele não será possível pedir o reembolso.

3- Guarde o formulário com cuidado e ao voltar para o Brasil, deixe suas comprar na mala de mão. Faça o check-in e dirija-se até o local de reembolso do Tax Free com o formulário e as compras. Lá você terá a opção de escolher o reembolso em dinheiro ou no cartão de crédito.

Viu? Nem é tão complicado assim né? Olha, por experiência própria, posso dizer que foi muito prático.

Dúvidas

  • Existe um valor mínimo para pedir o reembolso? Isso vai variar de país para país. O único que não exige valor mínimo é a Irlanda.
  • Esse reembolso vale para todos os produtos? Ele vale somente para produtos que podem ser trazidos para o Brasil, como roupas e calçados.
  • Como será o reembolso? Isso também vai depender de cada país. Às vezes será feito em dinheiro em espécie (em euros) e às vezes em débito no cartão de crédito.
  • Moro na Europa. Posso pedir o tax free? Não. Ele é válido somente para não-residentes.

Alguns exemplos de países da Europa

  • França: o reembolso varia de 5.5% a 19.6% e o valor mínimo da compra deve ser de 175 euros efetuadas em um  mesmo dia em uma mesma loja. Não adianta juntar esse valor em diversas lojas que você não terá o seu imposto de volta. 
  • Espanha: O imposto restituído incide sobre cerca de 13% do valor da compra que deve ter um valor mínimo de 90 euros em uma mesma loja.
Fonte: www1.folha.uol.com.br
Fonte: www1.folha.uol.com.br

Embora muitas pessoas reclamem do sistema de tax-free, alegando que ele é demorado e burocrático, eu não tive problema algum. a única coisa que eu não gostei, é que os vendedores não ficam com uma cara muito feliz quando você pede o tax free, pois eles têm preguiça de preencher o tal formulário. Tirando isso, foi bem tranquilo!


Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Spier Wine Farm em Stellenbosch, África do Sul

Fiquei muito feliz de ter tido a chance de conhecer a Spier...
Read More

46 Comments

  • Fui em Fevereiro para Portugal e usei. Na verdade, alguns vendedores até me ofereceram. O que ninguém tinha me dito, é que eu tinha que apresentar as compras, e isso depois do Check-in. Como várias roupas de criança e garrafas, já tinham sido despachadas a muito, e nem poderiam ir na bagagem de mão. Dessa vez não deu !

  • Silvia, até onde eu sei, não há limite. Já vi gente lá pedindo o tax free de muuuuita coisa: tv, computador, etc. Agora, o cuidado que se deve ter é com o limite de 500,00 USD daqui do Brasil.

  • Obrigada, Deise! Então, é isso que eu imagino, que não há limite no tax free. Mas até agora não consegui nenhuma informação oficial sobre isso. Humpf! Beijos!

  • Ola,

    Vou para Europa semana q vem, e tenho uma duvida no “tax free”. Como vou em 03 paises, posso fazer o reembolso somente na minha volta ao Brasil, ou preciso fazer em cada pais?
    Desde de já, agradeço.

    Abraços

    Andressa

    • Oi Andressa,

      pelo que eu vi, você pode fazer apenas 1 vez, se você for apenas para países que estão na União Européia.
      Ou seja, se todos os países que você visitar fizerem parte da União Européia, você precisa fazer o pedido de reembolso apenas uma vez.

      Boas compras!

  • Oi Consegui pegar o carimbo na alfandega mas não consegui entregar os envelopes ja carimbado.
    Vou para Europa antes de 3 meses, exite a possibilidade de entregar os envelospes para eu receber o reembsolso?

    Marcela

  • Olá, Eu estou na Irlanda e indo pra Belfast na Irlanda do norte, mas vou de onibus, como faço para pegar o tax free? obrigado!

  • ola deise, vim de intercâmbio para portugal e peguei varios tax frees, mas agora sou residente (antes só tinha visto de estudante).volto em fevereiro, mas sera que ainda posso pegar o tax free destas compras?

  • Olá. Chegarei por Londres e voltarei ao Brasil por Amsterdam . Posso fazer na Holanda o que comprei em Londres ? Ou seria na conexão em Lisboa ? Grato. Vinicius

  • Olá Deise,

    Efetuei alguns reembolsos em Paris porém um dos itens foi informado de que não poderia ser feito o tax free pois faltou a loja preencher o tal formulário (achei estranho pois no ato da compra solicitei a documentação necessária para o reembolso). Enfim… estou de volta ao Brasil e caso eu consiga entrar em contato com a loja etc, será que consigo receber o tax free desde aqui?

    Tks,

    Liliana

  • Olá Deise, tô em Lisboa desde novembro e volto em Junho para o Brasil, o que totaliza 7 meses. O meu visto era para 3 meses, e por isso tive que tirar residência temporária. Tenho direito a tax free na olta ao Brasil? Desde já agradeço

  • Bom dia, entrei por Libdres, viajei pelo Reino unido e agora estou em Dublin, q nao faz parte do Reino unido. Sairei por Londres, posso pegar tax free de Dublin e Londres em Londres? Pq estou de carro de Dublin p Londres…

  • Boa tarde, gostaria de saber se nos aeroportos da europa em geral, principalmente o de Paris possui lojas em que se é possível encontrar iphones com preços de tabela e que valor seja em dólar… pois estou indo viajar para a europa na copa e quero comprar um iphone, mas achei os preços eu euro muito alto. Obrigada!

  • Olá, adorei a explicação sobre o tax free, gostaria de fazer algumas perguntas em relação á compras no exterior. Vou passar 1 mês viajado pela Europa, qual seria a quantidade de roupas e sapatos que eu poderia comprar??? Esses produtos entram na cota de 500 dólares?? E o caso dos presentes para a família?? Também entra nessa cota? Por exemplo, minha tia me pediu para comprar um tênis, um relógio e maquiagens, esses itens estão isentos de impostos? E maquiagem, perfumes, cremes hidratantes etc???
    Muito agradecida, espero a resposta!!

  • Gostaria de saber se no aeroporto de Varsóvia , na Polônia tem o local para restituição de tax free. Vou voltar para o Brasil amanhã, com escala em Paris.As malas serão despachadas na Polônia . Então devo obter tax free na Polônia, antes de despachar a bagagem? Desde já, muito obrigada!

  • Vou passar um mês na Alemanha e deixei pra comprar roupas e calçados lá, então tudo que comprar será usado até meu retorno, minha dúvida é se na hora de pegar o tax free tenho que apresentar essas roupas e calçados que já foram usados? Obrigada

  • Tenho visto de Estada Temporária em Portugal até setembro de 2015 e vou ao Brasil agora em janeiro. Eu posso solicitar o tax free? Grato.

  • Olá a todos!

    Por favor, se comprar um computador MAC na Alemanha na loja Apple, sendo turista brasileira, terei direito ao reembolso do IVA de 19%?
    Onde pediria o reembolso.

    Muita obrigada pelas explicacões.

    abs.

    Lana

  • Vou para veneza. Meu voo de volta tem conexão em Lisboa, então tenho que carimbar meu Tax free em Lisboa?!! Ou posso pegar esse carimbo em veneza?

  • Gostaria de saber se a loja apple de Berlin tem taxifree e quanto porcento de desconto eles dão em seus produtos, por exemplo, um mac de 2009 euros. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *