Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche no Atacama, Chile

InícioAtacamaLaguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche no Atacama, Chile
Esse foi com certeza um dos passeios mais bonitos e também divertidos que fizemos no Atacama. E eu que pensava que precisaria ir até o Mar Morto para boiar…que nada! Aqui no Atacama existe uma lagoa (Laguna Cejar) que por conta da quantidade de sal, você não consegue afundar. Não tem como não se divertir: você olha para os lados e vê que todos estão dando risada da situação. Leia mais sobre Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche no Deserto do Atacama, Chile

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche no Atacama, Chile

Como fomos no verão, a água estava bem quentinha e era bem agradável ficar lá dentro, relaxando. O legal é que o nosso inconsciente não entende muito que não é necessário mexer os braços para não afundar, e você continua, sem necessidade. Quando você resolve parar de mexer os braços, vê que consegue boiar até de pé! Muito bacana!

Lagunas Cejar 16

O nosso guia, o Robinson, nos explicou um pouco sobre a geografia desse lugar tão maravilhoso. A explicação da quantidade de sal por aqui é simples: antes de haver as Cordilheiras, aqui era mar! Daí, as Cordilheiras surgiram e fizeram com que o sal ficasse concentrado nessa região, pois não existe maneira dele sair daqui.

Lagunas Cejar

De tão salgado, a densidade do nosso corpo é menor que a da lagoa, e por isso boiamos. Só aviso uma coisa: não tentem mergulhar ou molhar o olho. Além de arder muito, pode prejudicar sua vista.
Saímos da água e quando comecei a me secar, percebi que estava toda branca de sal! A sensação é bastante incômoda…ainda bem que o ônibus parou em um banheiro e eu consegui tirar um pouco do sal na torneira da pia! kkkkk (Até havia um galãozinho com água doce com o guia, mas era o suficiente apenas para lavar as mãos e o rosto).

Lagunas Cejar 12

De lá, fomos ao que eles chamam de Ojos del Salar, que são dois buracos redondos no meio do Salar do Atacama. Essa água já não é tão salgada, então não dá pra boiar. Aqui precisa saber nadar, além de gostar de água fria, pois aqui não passava dos 16 graus.

Ah! Um agravante: por ser um buraco, as pessoas costumam se jogar…..então precisa de um pouco de coragem também. O Fábio foi um dos primeiros e eu estava certa que não iria entrar, pois detesto água fria. O problema é a combinação de sal+roupa não é muito agradável, então eu decidi que iria entrar para tirar o sal. O problema é que a água é muito gelada e não dá coragem de entrar aos poucos….então lá fui eu me jogar do penhasco! E a água é congelante! Eu só pulei e já fui até as bordas para sair de lá!rs

Lagunas Cejar 8

Depois da adrenalina de pular em um buraco com água, fomos para o teto do caminhão em direção à Tebinquiche. É lá que todas as agências fazem um pit-stop para ver o por do sol e tomar um pisco. Chegamos encima do caminhão, enquanto todas as outras agências vão de van comum…e foi justamente nessa hora que eu percebi que tinha feito a escolha certa. O ônibus é muito bacana!

Lagunas Cejar 7

Tiramos muitas fotos no salar e fomos fazer um brinde com pisco. Conversamos, fizemos amizades e ficamos lá até às 22h (todas as outras agências já tinham ido embora). Era o último por do sol do ano, e foi comemorado de uma maneira mais do que especial.

Não sabe o que fazer no Atacama? Então vá e faça esse passeio!
Informações:

Preço: 15.000 pesos por pessoa.
Não inclui o valor de entrada do parque (2.000 para adultos, 1500 para estudantes e 500 para crianças menores de 12 e idosos 1.000).
Horário: O passeio começa às 14h e acaba por volta das 21h. No nosso caso, chegamos no hostel às 23h, pois o pessoal da Grado 10 é mais do que bacana!
Inclui cocktail com pisco, salgadinhos, amendoim, azeitonas e queijos.

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

8 COMENTÁRIOS

  1. Fui em 2009 e me apaixonei pelo atacama, um destino incrível, ficaríamos fácil fácil 1 semana por lá. 🙂

    Quando fomos, o nosso guia levou água em garrafão, para nos lavar após o banho na laguna cejar, uma gentileza não?

    Eu não conhecia este caminhão, acho que na minha época não tinha.. Boa dica 🙂

    Aguardando mais mais dicas 🙂

    Érika

  2. Oi Deise tudo bem?
    Me diz uma coisa, e pra sair dos Ojos del Salar? É muito dificil? Hahaha
    Fico só pensando nisso! Haha
    beijos, parabens pelo blog 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter