Tour astronômico no Deserto do Atacama, Chile


Tour astronômico no Deserto do Atacama, Chile

Já viu o nosso guia de viagem do Deserto do Atacama? Então clique aqui!

Se tinha um passeio que eu estava curiosa como seria, era o Tour Astronômico. Além de estar ansiosa, estava muito curiosa para saber como seria, e se ele aconteceria, pois tudo dependeria destes fatores:
– se não fosse Lua Cheia, pois esse é o pior período para se olhar as estrelas;
– se o tempo não estivesse nublado;
– se a reserva fosse paga até as 20:30 da noite;

Eu tinha reservado por email o tour do dia 30 de dezembro às 11h (em espanhol), mas a moça havia me dito que a reserva dependia dos fatores descritos acima. Eu queria muito fazer o passeio do dia 30, pois depois disso eles só abririam dia 2 de janeiro (recesso de Ano Novo) e durante os dias 3 a 8 de janeiro eles estariam fechados por conta da Lua Cheia.

O único problema é que nós deveríamos chegar em Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama) às 18h, mas o voo atrasou 40 minutos e o transfer demorou um pouco para partir. Eu e o Fábio estávamos bem tensos com isso e quando chegamos em San Pedro, pedimos para o motorista do transfer nos deixar no centro da cidade ao invés de deixar-nos no albergue para pagarmos a reserva. Descemos com toda a bagagem e fomos direto ao escritório deles que fica na Calle Caracoles. E não é que a nossa reserva estava lá? Pagamos e ficamos bem aliviados por ter dado tudo certo!

Ficamos esperando no local indicado bem agasalhados, pois o frio do deserto é tão intenso quanto o calor. A van que nos leva até a casa do francês astrônomo é da agência de turismo Layana, que eles devem alugar para a noite. Não ficamos nem 15 minutos dentro da van cheia de brasileiros, a casa dele é bem perto!

Ao chegar na casa do francês, somos recebidos pela sua esposa. Está tudo escuro (por isso não temos muitas fotos de lá) propositadamente, pois assim fica mais fácil ver e identificar as estrelas. E começamos uma aula sobre as estrelas, constelações, sistema solar, Via Láctea. O mais bacana é que a aula era combinada com um laser super potente que dava para nos mostrar na prática sobre o que ela estava falando.

Depois da nossa aula teórica, fomos em direção aos 10 telescópios que estavam direcionados para diferentes lugares. E aí foi bem legal, pois pudemos ver mais perto sobre o que a nossa professora estava nos explicando antes.

 

Depois disso, fomos para uma salinha a céu aberto para tomarmos uma bebida quente e conversarmos um pouco com o astrônomo. Ele foi super simpático e nos falou mais um pouco sobre o céu e as estrelas. E o frio estava de rachar!

Quer saber agora porque fomos muito sortudos de termos conseguido chegar a tempo em San Pedro? Porque a saída prevista para o dia 2 de janeiro não aconteceu (choveu e ficou nublado) e do dia 3 ao dia 8 de janeiro era Lua Cheia. Se não estivéssemos ido no dia 30 de dezembro, não iríamos mais!

Informações:

Endereço: Rua Caracoles, 166
Preço: 18.000 pesos
No site deles você consegue fazer uma reserva para o passeio, que pode ser em espanhol, inglês ou francês.


Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Como diminuir o volume de líquidos na mala de viagem?

Eu já escrevi sobre o que levar na mala de viagem e...
Read More

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *