Buraco das Araras em Bonito

InícioBonitoBuraco das Araras em Bonito

Depois de fazer a flutuação no Rio da Prata e almoçarmos por lá, era hora de voltarmos para o Hostel, mas antes faríamos uma paradinha no Buraco das Araras (que fica no meio do caminho).

História

A história do lugar já é muito bacana por si só: o Buraco das Araras teve seu primeiro registro oficial em 1912 e fazia parte da Fazenda Costa Rica. O seu dono, por sua vez, não gostou da ideia de ter um buraco no meio de sua propriedade por medo de seu gado cair lá, e então deixou o lugar fora se sua área de fazenda.

O que fazer em Bonito-40

 

Com o tempo, as pessoas começaram a usar o buraco para outras coisas, como jogar lixo,carros roubados, corpos assassinados e inimigos.  Foi somente na década de 1980 (coma chegada da família Sampaio) que essa história começou a mudar.

Logo o senhor Modesto Sampaio cercou a área e começou a impedir o vandalismo. Em 1997 ele levou um casal de araras vermelhas para o Buraco, para que elas pudessem atrair outras araras. E não é que deu certo?

Foram também tirados 3 caminhões de entulho de dentro do buraco….dá pra acreditar?

Hoje os únicos habitantes do lugar são as araras e um jacaré! :0

O que fazer em Bonito-41

O Passeio

Chegamos lá por volta das 14h, e por estar muito quente havia grandes chances de não vermos nenhuma arara. Compramos uma água, pegamos um chapéu e iniciamos o circuito em torno do Buraco.

No caminho, a guia nos conta sobre a história do lugar e paramos no primeiro mirante. Lá nós já conseguíamos ver alguns pontinhos vermelhos ao longe. Elas estavam lá!!!! 😀

O que fazer em Bonito-36

Ao continuarmos o circuito, a guia nos pediu para não falarmos alto para não assustá-las, pois estávamos bem próximo delas. Chegamos devagarinho e com o passar do tempo elas se acostumaram com a nossa presença.

E não é que elas são fofas demais? Sabia que uma arara tem o mesmo parceiro pelo resto da vida? E o mais bacana é que elas ficam sempre juntinhas, então dá pra ver direitinho quem são os casais. Uma gracinha!

Tiramos mais fotos de araras, até que vimos alguns tucanos por ali também. Eles estavam ali porque eles adoram comer os ovinhos das araras…tão bonitinhos mas tão safadinhos, né? 😉

Conhecer esse lugar foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora. Além disso, fiquei muito feliz que ainda existam pessoas boas e interessadas em proteger o meio ambiente. Parabéns família Sampaio pelo ótimo exemplo!

Não sabe o que fazer em Bonito? Siga as nossas dicas e boa viagem!

Informações:

Valor: o passeio custa 32,00 por pessoa e não inclui transporte. Para reservar os passeios, fale com o Bonito HI Hostel.

Dica: esse passeio pode ser feito junto com a flutuação do Rio da Prata, pois uma fica bem pertinho da outra.

Mais informações no site do Buraco das Araras

*O Viagem pelo Mundo viajou a convite do Bonito Hostel e Grupo Rio da Prata.

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter