La Chascona: a última casa de Pablo Neruda

La Chascona Santiago

Pablo Neruda é o maior poeta chileno e também o mais querido por lá. E para mim, amante da literatura que sou, visitar Santiago do Chile sem ir à La Chascona é como ir a Paris sem ver a Torre Eiffel. É um passeio imperdível!

La Chascona é o nome que Neruda deu para o “ninho de amor” dele com a sua amante, Matilde Urrutia. O nome faz menção ao cabelo bagunçado de Matilde.

O que fazer em Santiago-17

Embora Neruda não gostasse de velejar, ele era aficionado pelo mar (sua casa em Valparaíso tem uma das mais lindas vistas que eu já vi). E aqui na La Chascona não poderia ser diferente: tanto que um dos cômodos tem formato de navio e outro em forma de farol.

E por mais que você não goste da ideia dele ter construído uma casa para viver com sua amante, é impossível não ver como eles se gostavam. No quarto, há um retrato dos casal e as janelas foram pensadas de forma que fosse um símbolo do amor dos dois.

Infelizmente, não há muitos objetos originais dentro da casa, pois durante a ditadura a casa foi saqueada. Também, dentro da propriedade havia um córrego – que teve que ser canalizado por estar poluído. Uma pena, mas mesmo assim podemos ter uma boa ideia da casa onde o poeta morou.

O que fazer em Santiago-16

Chegue com antecedência, pois quando você chegar para comprar o ingresso, terá que escolher um horário determinado. No dia em que estivemos lá, só havia horário disponível para 2h depois. Para passar o tempo, almoçamos pelo bairro de depois subimos o Cerro San Cristóbal.

Não sabe o que fazer em Santiago? Leia as nossas dicas e boa viagem!

Informações

  • O site da Fundação Pablo Neruda: http://www.fundacionneruda.org/es/la-chascona
  • Endereço: Márquez de La Plata 0192
  • Estação mais próxima: Baquedano
  • A entrada (em espanhol) custa 2.500 pesos chilenos
  • Horário: terça a domingo das 10h às 21h (durante janeiro e fevereio) e das 10h às 18 (durante os meses de março e dezembro).

Para saber mais

Mais dicas de Santiago? Então veja nosso Guia para Viajantes!


Booking.com

Ajude-nos a manter o site com conteúdo sempre gratuito!

Quando você faz uma reserva com um dos nossos links afiliados, você nos ajuda a viajar mais. E o melhor: você não paga nada mais por isso! Obrigada pela força! :)

Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Trilha do Atalaia – Noronha

Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem vai para Noronha,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *