A linda Edimburgo

InícioEdinburghA linda Edimburgo

Quando estávamos planejando nossa primeira viagem pela Europa, meu marido propôs que fôssemos conhecer algo na Escócia. Ele é apaixonado pelos filmes do diretor Ken Loach, por história e whiskey, era a ocasião perfeita. Foi assim que Edimburgo virou o nosso terceiro destino – os outros eram Paris e Londres.

A linda Edimburgo

Desde o início o lugar que eu mais queria conhecer era a deslumbrante Paris, com toda a sua cultura. Curiosamente, Paris não foi a cidade de que mais gostei. Fiquei apaixonada pela linda Londres e seus cidadãos tão educados. Mas Edimburgo foi uma surpresa, certamente o lugar mais bonito que meus olhos já viram.

Edimburgo é uma cidade de sonhos, com sua arquitetura, seus castelos, abadias, igrejas, ruas amplas e uma grama incrivelmente verde. Como não amar?

A sensação ao descer do avião é de que desembarcamos num cenário de filme da Disney. Onde mais a gente pode marcar um encontro atrás do castelo? Sim, o ponto de encontro predileto deles é o lindo castelo no centro da cidade.

As ruas são tortuosas, cheias de pequenas ladeiras e escadarias, que mais parecem passagens secretas. A sensação é de que não existem cidadãos nascidos em Edimburgo. Todo mundo na cidade veio de algum lugar: russos, americanos, brasileiros…

A noite de Edimburgo é uma festa, todo mundo bebe em algum pub e depois aproveita para dançar, ou simplesmente sair cantando pela rua.

Não há sujeitos de kilt, como eu imaginava, só em ocasiões em festivas, mas as gaitas de fole estão por toda parte e ajudam a compor o mágico cenário. Uma vez na Escócia e é possível entender todas aquelas maravilhas de que falava Sir Walter Scott, o que não falta é inspiração. E os guias de turismo adoram parafrasear e citar o mais importante escritor do país.  Eu tive a sorte de conhecer a cidade no início da primavera, tudo parecia preparado para uma grande festa… E que sonho são os jardins escoceses.

E, se os londrinos eram gentis, em Edimburgo eles são gentis, prestativos e muito amistosos, o que causa uma sensação de conforto, de acolhimento. Até mesmo o complicado sotaque, cheio de vogais muito fechadas é gracioso demais.

Fomos a dois pubs muito bacanas, um deles com boa música ao vivo, aliás, essa talvez seja uma das grandes qualidades do Reino Unido, como eles têm um histórico de músicos muito bons, em todo lugar é possível ouvir boa música de estilos variados, entre elas as bandas escocesas: Franz Ferdinand,  The Jesus and Mary Chain, The Fratellis etc.

Ficamos apenas dois dias na Escócia, um em Edimburgo e no outro fizemos um passeio pela minúscula cidade de Melrose, da qual eu falarei no próximo post.

Fomos de Londres para a Escócia em um avião da companhia irlandesa Ryanair, famosa por seus preços muito em conta.

Ficamos hospedados no lindo Grassmarket Hotel (este aí em cima), que fica num prédio tombado no centro da cidade, que parece um castelinho, e é todo fofinho, cheio de quadrinhos pela parede e frescurinhas no quarto todo.

Tours pela Escócia?

Se a Escócia nunca entrou no seu roteiro de viagem, uma dica ótima é fazer um passeio de um dia por Edimburgo partindo de Londres. Este tour da WePlann te leva da capital inglesa até a capital escocesa, uma boa opção para quem tem um dia sobrando no roteiro. O tour parte da estação de King’s Cross e tem 16 horas de duração. Para garantir o seu, é só acessar o site da WePlann e pagar em R$, sem IOF, em parcelas de 6x sem juros ou em até 12x no cartão.

Booking.com
 
Flaviuska
Flaviuska
Consumidora voraz de cultura. Apaixonada por arte, gente, lugares, comidas, bebidas, shows, livros, longas caminhadas, Rússia, Machado de Assis e Tchekhov.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter