Top
  >  Arles   >  O que fazer em Arles: seguindo os passos de Van Gogh
O que fazer em Arles, França: roteiro de 2 dias

Arles é uma das cidades mais visitadas da região da Provence e fica a apenas 30 minutos de trem de Avignon, cidade onde morei. Mas, vocês acreditam que eu nunca havia ido lá? E como nessa minha viagem pela Provence eu prometi a mim mesma visitar todos os lugares que eu tinha vontade de conhecer, lá fui eu fazer um bate-volta saindo de Avignon. Deixo aqui, então as minhas dicas do que fazer em Arles, seguindo os passos de Van Gogh. Espero que vocês gostem!

O que fazer em Arles: seguindo os passos de Van Gogh

Além da cidade por si só ser uma graça, muitos visitantes vem para cá por um só motivo: Van Gogh. O pintor morou aqui entre 1888 e 1889, e embora tenha sido pouco tempo, esta foi uma das épocas mais produtivas de sua curta vida. Mesmo assim, nenhum dos quadros pintados aqui ficaram na cidade. O quadro de Van Gogh mais próximo daqui está em Avignon.

Em 1888, ele se instala na famosa Casa Amarela, na Place Lamartine. A cor da fachada havia sido escolhida pelo próprio pintor. Sem dinheiro, ele decide criar uma série de quadros de girassóis, que hoje em dia são tão célebres.Foi aqui também que ele pintou a série “O Quarto em Arles”. Digo série, pois ele “repinta” o mesmo quadro 3 vezes durante o curto período em que mora na cidade. A primeira versão está no maravilhoso museu Van Gogh,de Amsterdam.

O que fazer em Arles-6

Sempre com dificuldades financeiras, ele consegue vender somente um quadro (O Vinhedo Vermelho) em vida pela quantia de 400 francos. Para sobreviver, ele contava com a ajuda de seu irmão mais novo, Théo, que sempre comprava os seus quadros. A relação dos dois é uma das histórias mais bonitas que já vi. O livro Cartas a Théo mostra bem a relação entre eles.

Outra coisa interessante de dizer é que foi aqui em Arles que o pintor cortou a sua orelha, depois de uma discussão com Gauguin. Ele fica internado por 14 dias e depois começa a sofrer sintomas de paranoia. A população de Arles, com medo, pede a internação de Van Gogh no hospital da cidade.

PASSEIO PRIVADO VAN GOGH EM ARLES  TOUR VAN GOGH NA PROVENCE

Seguindo os passos de Van Gogh

  • Primeiros passos

No escritório de turismo de Arles (Office de Tourisme) você vai poder encontrar 2 passes para visitar os monumentos da cidade:

  • Freedom Pass: visite no máximo 5 lugares e 1 museu (válido por 1 ano). Preço: 9 euros
  • Advantage Pass: visite todos os monumentos, prédios e museus de Arles. Preço: 13,50 euros.

O mapa que mostra todos os pontos da cidade que estão de alguma forma relacionados com Van Gogh custa 1 euro.

O Roteiro

O roteiro Van Gogh pode ser feito todo a pé e em um dia inteiro é possível ver boa parte dos pontos mostrados no mapa. Deixo aqui algumas sugestões dos lugares que eu mais gostei de visitar. Uma coisa legal é que se você prestar atenção nas calçadas, verá que há indicações dos 5 diferentes roteiros encontrados no mapa(Van Gogh, Antiga, Medieval, Renascença e clássica, o circuito do Patrimônio Mundial). Se você quiser fazer mais do que um roteiro, vai precisar de mais tempo.

Assim como Avignon, Arles também é uma cidade murada e a maior parte dos monumentos estão dentro do muro mesmo.

Na rota de Van Gogh, há 10 lugares que são indicados por aquelas setas que eu havia falado. Além disso, nos lugares onde os estudiosos acreditam que era o ponto exato onde o artista pintou um determinado quadro, eles colocam um painel com o quadro, assim você pode comparar a sua vista com a o quadro. Muito bacana!

Café “Le Soir”, ou  “Terraço do Café à Noite”

O que fazer em Arles-12

Esta tela foi finalizada em 1888. Hoje em dia, o café possui um nome diferente: Café Van Gogh. Criativo, não?!? As cadeira e o toldo não estão exatamente como está no quadro, uma pena, mas a parede continua amarela.

“Noite Estrelada”

O que fazer em Arles-17

Quadro pintado em 1888 no Cais do rio Rhône, este é um dos meus preferidos. Infelizmente, eu estava aqui durante o dia, então não pude vivenciar esta vista com todo o esplendor.

“As Arenas”

O que fazer em Arles

Pintado em 1888, este lugar deve ser visitado mesmo se você não estiver fazendo o roteiro Van Gogh. É impressionante como essas arenas estão conservadas e a vista de lá de cima também é bastante bonita. Hoje em dia, eles ainda fazem eventos de touradas por lá.

“Les Alyscamps”

O que fazer em Arles-16

Van Gogh pintou alguns quadros deste lugar, que por sinal foi um dos lugares que mais me impressionou em Arles. O local é uma necrópole romana que no século IV já era utilizada como “cemitério”. Considerada como Patrimônio Cultural da UNESCO, é um lugar estranho, por pensar que tudo aquilo são tumbas, mas muito bonito também.

Hospital de Arles

O que fazer em Arles-5

Lugar onde o pintor ficou “hospedado”, está aberto para visitas. E é impressionante ver que este lugar não mudou quase nada!

Quer conhecer outros lugares que Van Gogh morou na França? Então veja nossos posts sobre Saint-Rémy-de-Provence e Auvers-sur-Oise.

Depois, farei mais um texto sobre Arles, desta vez sobre os lugares históricos.

Onde ficar em Arles

MELHORES HOTÉIS EM ARLES

 Informações

*Obrigada à Rail Europe por nos ceder o Global Pass 

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • halbha

    17/09/2016

    Olá
    Pra mim um ponto importantissimo q vc não comentou se ainda existe algo ou não, são os campos de girassois. Em qual localidade era?
    Amei esse conteúdo e pude visitar através do google maps. Fantástico.

    reply...
  • Laura Barboza

    18/08/2017

    Estive em Arles em 1989. Seu relato me deixou com saudades.

    reply...
  • Aline

    28/05/2018

    Assisti ontem ao filme “Com amor, Van Gogh” e é lindíssimo.
    Não por ele, mas vou conhecer Arles em setembro. Obrigada pelas dicas!

    reply...

post a comment