Passeio de um dia pela Escócia


Nem só de Lago Ness (Loch Ness) vive a deslumbrante Escócia! Quando você chega ao balcão da recepção do hotel e pergunta pelos passeios do dia, a primeira opção é esta, uma visita ao Lago Ness e um passeio pelas lindas Highlands (Terras Altas), ao nordeste do país.

No entanto, nós decidimos ir para Edimburgo de última hora, sendo assim, quando chegamos ao hotel, queríamos saber dos passeios, mas a visita que incluía o famoso lago estava esgotada. Nosso plano era fazer algum tour por uma das várias destilarias, para ver o processo de como é feito o whiskey, paixão do meu marido, e conhecer mais da natureza do país.

A recepcionista do Grassmarket Hotel gentilmente arrumou duas vagas em uma excursão que incluía uma visita às ruínas de um castelo, à Rosslyn Chapel, à linda cidade de Melrose (onde almoçamos) e o famoso tour na destilaria de Glenkinchie.

As pessoas se interessam muito pela Rosslyn Chapel, isso porque a capela ficou mundialmente famosa depois de aparecer no livro de Dan Brown – O código Da Vinci.

É um dia inteiro de passeio, você paga no próprio hotel, não deixe para última hora, faça a sua reserva nos passeios quando fizer sua reserva no hotel, é mais garantido. As excursões são feitas em pequenas vãs, sempre com guias de turismo, o nosso era especialmente simpático, tinha uma voz linda e manjava tudo de seu belo país, foi, sem dúvida, uma superaula de história, tirando a parte em que eu dormi. Depois do whiskey foi difícil ficar acordada.

Não há forma melhor de conhecer a linda Escócia, cheia de pequenas estradas tortuosas, em meio a uma vegetação que a gente chega a desconfiar se é real, por causa da cor, que é de um verde tão lindo e tão forte, que parece de mentira.

Eu não me interessei pela tal capela que apareceu no livro, mas todo o resto é incrível. Na verdade, por mais clichê que possa parecer, nada que eu diga estará a altura do que meus olhos viram naquele lugar. Os escoceses são muito simples e talentosos, tudo é lindo e bem cuidado. Imagine que aquela grama divina é mantida sempre na mesma altura.

A primeira parada é na capela, mas você também tem a opção de visitar as ruínas de um castelo, que tem uma estradinha linda e um lago. Lá, um cheiro delicioso de cebolinha invade o nariz, basta olhar para o chão para ver o motivo, as cebolinhas estão plantadas por todo caminho.

Depois das ruínas, fomos a um ponto muito alto, de onde se tem uma vista incrível, ficamos alguns minutos e seguimos para a adorável Melrose. Uma cidadezinha minúscula, que parece de faz de conta. Lá, eu vi a abadia mais linda que já vi na vida, a Melrose Abbey.

Nessa pequena cidade, nós almoçamos. Os escoceses adoram comer sanduíche com sopa. Eu achei uma ótima opção, principalmente porque os pratos típicos não me agradam nem um pouco, eu não como carne vermelha. Então a escolha foi sopa de legumes, sanduíche de salmão defumado e uma taça de vinho para aquecer.

Neste dia não fazia muito frio. Aliás, o guia nos lembrou da nossa sorte muitas vezes, ele disse que por dias e dias tinha chovido muito e que aquele era o segundo dia de tempo bom. Ele tinha razão, fez bastante sol, foi um lindo dia de primavera.

Não vou descrever o tour pela destilaria porque é uma experiência única. Você paga pela entrada, se pagar mais, pode provar mais opções da bebida, então pague porque vale a pena! O guia vai te levando por dentro da destilaria e contando toda a história do whiskey e como ele é feito, ao final, há as provas, e você pode adquirir uma garrafa, se quiser. Lembre-se que o whiskey não pode ir na bagagem de mão, então deixe para comprar no aeroporto. Nós compramos nosso single malt por lá.

Se você quiser saber mais sobre como é feito o whiskey e a importância dele para o país de Sir Walter Scott, assista ao filme do também escocês Ken Loach, “A parte dos anjos”. Você vai ficar com muita vontade de ir para a Escócia.

É claro que as vãs de todas as excursões saem de detrás do castelo!

 


Booking.com

Ajude-nos a manter o site com conteúdo sempre gratuito!

Quando você faz uma reserva com um dos nossos links afiliados, você nos ajuda a viajar mais. E o melhor: você não paga nada mais por isso! Obrigada pela força! :)

Written By
More from Flaviuska

Londres, a capital da gentileza

Meu nome é Flávia e, recentemente, eu fiz a minha primeira viagem...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *