Top
  >  Estados Unidos   >  High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região
High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

O High Line Park em Nova York é um parque suspenso e linear de 2,5 km. Inaugurado em 2009 no mesmo lugar onde antes havia uma linha de trem que interligava a rua 34 até o terminal St. John’s Park, este novo parque da cidade trouxe toda uma revitalização aos bairros Meatpacking, West Chelsea e Hell’s Kitchen/Clinton.

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

História do High Line Park, Nova York

Nos anos 30, essa região de Nova York não era nada turística, tampouco “bonita”, a linha de trem passava aqui por um motivo simples: esses bairros eram ocupados basicamente por indústrias e galpões; a maioria da chamada “classe média” não tinha nenhum interesse em morar aqui. Afinal, quem gostaria de morar em um lugar feio?

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Nos anos 80 a tal linha de trem foi desativada e o viaduto continuou lá, sem nenhum uso. Foi apenas nos anos 90 que alguns moradores da região criaram a Friends of the High Line, já com o objetivo de angariar fundos e discutir o futuro do High Line através da criação de uma competição para escolher o melhor projeto para o lugar (que por sinal foi do grupo James Corner Field Operations).

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Valorização hipster

Finalmente em 2009 a primeira parte do parte foi aberta ao público e aos poucos todo o entorno foi sendo revitalizado. Onde antes havia galpões, agora há prédios desenhados por arquitetos de renome e galerias de arte; os turistas estão por toda parte. Ao fazer o trajeto de 2.5 km, ficávamos em dúvida se tirávamos fotos do parque em si ou se dos prédios tão lindos que estão sendo construídos.

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Outra coisa bem bacana é que a história da cidade não foi apagada para dar lugar ao parque. Durante todo o trajeto é possível ver a linha do trem e ela foi incorporada ao design como o ponto central. E a cada trecho era uma surpresa: são bancos para descanso, árvores, e até uma escadaria que acaba e uma parede de vidro…é a cidade como palco, espetáculo. Ah! Tem até o famoso painel do brasileiro Eduardo Kobra….tão lindo!

Por ser um jardim suspenso, a cada duas quadras há uma escadaria para chegar até o parque. Para quem se interessou, vale a pena visitar o jardim suspenso em Paris, a Promenade Plantée. Cansou de caminhar e está com fome? Faça um pit-stop no Chelsea Market, que fica na 75 9th Ave.

Gostei tanto desse lugar que fica até difícil de escrever. Adoraria que algo parecido acontecesse com o Minhocão em SP. E você? Já foi lá? Gostou?

Informações

  • Endereço: o parque fica entre a rua Gasenvort e 34, entre as avenidas 10 e 12. O passeio é grátis!
  • Horário:
    • Dec 1 to Mar 31: 7:00 AM – 7:00 PM
    • Apr 1 to May 31: 7:00 AM – 10:00 PM
    • June 1 to Sept 30: 7:00 AM – 11:00 PM
    • Oct 1 to Nov 30: 7:00 AM – 10:00 PM
  • Há também tour grátis. Para saber mais, clique aqui.
  • Como chegar: não há uma estação muito próxima, mas é tão agradável andar por aqui que isso não é um grande problema. Nós começamos o nosso trajeto no norte e fomos indo até o sul, mas não tem regra, você pode fazer o contrário.
  • Leve água e vá com um tênis confortável!

Dica

Planejando uma viagem para Nova York? Agende seus passeios e tours no WePlann. O site é todo em português e oferece pagamento em R$, sem IOF, e podendo parcelar em até 6x sem juros.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment