Museu Picasso em Barcelona, Espanha

Museu Picasso

Se você for viajar para Barcelona, reserve uma parte do seu dia para conhecer o Museu Picasso. Embora eu saiba que geralmente os turistas acabam deixando este museu de lado por desconhecimento ou falta de tempo, eu realmente acredito que você deve fazer um esforço de conhecê-lo. (Se você ainda não viu, nós escrevemos um post com um roteiro de 7 dias pela cidade)

Picasso e a cidade de Barcelona

Como Picasso viveu boa parte de sua juventude em Barcelona (entre 1895-1904), nada mais justo haver um museu somente dele por aqui. É o museu mais importante dedicado a Picasso do mundo! (São 3.600 obras!) Na verdade, a própria região onde está localizada o museu já vale a visita: são diversos casarões góticos, restaurante e ateliês que não dá mais vontade de ir embora.

São cinco casarões que foram adaptados para abrigar as obras do artista. Não se espantem se vocês se depararem com longas filas. Na verdade, é por isso que eu decidi comprar o passe Articket, pois com um preço único eu consegui visitar 4 museus e fugi das filas de todos eles!

A ideia de criar um museu

O próprio Picasso teve a ideia de criar este museu em 1960, juntamente com seu amigo Jaume Sabartés. Por conta da censura e da oposição do artista ao governo Franco (Picasso não era muito bem visto pelo governo), o museu teve que ser aberto com outro nome: Coleção Sabartés. O museu Picasso nos moldes atuais foi aberto somente em 1983, com doações de Sabartés, Salvador Dalí e de sua viúva, Jacqueline Roque.

Foto: http://www.museupicasso.bcn.cat/meninas/art_picasso_1_en.htm
Foto: http://www.museupicasso.bcn.cat/meninas/art_picasso_1_en.htm

Aqui você vai encontrar um acervo bastante variado (incluindo a fase azul e rosa), mas o que mais me chamou atenção aqui foi a série As Meninas, baseada na célebre obra de Velásquez. Chega até ser engraçado como Picasso “pirou” ao recriar de diversas formas a famosa pintura.

É importante dizer que são poucos os quadros “famosos” de Picasso que você vai encontrar aqui. Se é esse o seu objetivo ao visitar o museu, você provavelmente ficará decepcionado (para isso, eu sugeriria o museu do Louvre). Mesmo assim, se você quiser conhecer uma outra faceta do artista que já era talentoso desde muito jovem, vale muito a pena a visita!

Onde ficar em Barcelona

Está em dúvida de onde ficar em Barcelona? Quais os melhores lugares? Então leia o nosso post!

Informações

Sitehttp://www.museupicasso.bcn.cat/

Endereço: Carrer de Montcada 15-23 (metrô Jaume I).

Horário: 9h-19h diariamente e até às 21h30 às quintas.

Preço: 14 euros adulto. Se você tiver o passe Articket, já está incluído!


Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Como chegar ao centro de Santiago (saindo do aeroporto)

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez fica a 26km do centro de Santiago. Infelizmente,...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *