O filme “Livre” e a Pacific Crest Trail: desejo de viagem


Ontem nós assistimos ao filme “Livre” e ficamos impressionados pelo fato de que nunca havíamos ouvido falar que existia uma trilha que corta a Califórnia de norte a sul. O filme conta a história real de  Cheryl Strayed, interpretada por Reese Witherspoon, que mesmo sem um grande preparo, conseguiu completar os quase 2.000km de trilha.

LEIA MAIS: os 10 melhores filmes de viagem

O filme “Livre” e a Pacific Crest Trail: desejo de viagem

O que a levou a completar a trilha foi um desejo intenso de se reinventar após a morte de sua mãe e uma separação dolorosa. Ela não era atleta e tampouco aventureira. No começo da viagem, ela estava com uma mala maior do que deveria ter – por isso o apelido da sua companheira era Monster, ou monstro em inglês – e não sabia nem acender o fogareiro.

Dicas para fazer  a PCT ou qualquer outra trilha 

Listo aqui, dicas interessantes que aprendi com o filme – e com um pouco de pesquisa – que podem ser úteis para quem tiver vontade de fazer uma trilha longa como a PCT (Pacific Crest Trail).

1. Carregue apenas o necessário

Essa é uma das dicas mais importantes que aprendi quando eu era Bandeirante: leve apenas o que você consegue carregar. Eu levei isso para sempre. No filme, ela até recebe uma sugestão de queimar as páginas dos livros que ela já leu.

2. Faça uma simulação e teste os equipamentos antes de viajar

Cheryl não sabia montar uma barraca e nem ligar o fogareiro quando resolveu fazer essa trilha. Grande erro. A dica é sempre testar os equipamentos antes. Na verdade, hoje em dia existem até aquelas barracas que ficam prontas em segundos e que são bem leves. Em caso de uma tempesdade inesperada, você conseguirá se proteger da chuva rapidamente.

3. Não use um calçado muito justo

No filme, Cheryl perde a unha por estar usando um calçado muito justo. Na verdade, até um pouco maior que o seu pé é melhor, pois com a meia ele ficará do tamanho ideal.

4. Você não precisa fazer a trilha toda

O sonho de muita gente é completar a trilha inteira, se você não tiver condições de ficar meses caminhando, faça apenas um trecho. São muitas pessoas que fazem isso.

5. Seja educado e guarde o seu lixo

Parece uma coisa óbvia, mas não é. Você estará no meio do nada e não há lixeiras por perto. O que fazer? Levar o seu lixo até uma lixeira mais próxima! Deixar o seu lixo no meio da trilha é feio, muito feio. 😉

6. Água

Não é sempre que você vai encontrar água e muito menos que ela será limpa. Por isso, é importante levar equipamentos que purificam a água. A distância de um ponto de água a outro no PCT é de cerca de 32km.

7. Comida

Você pode comprar comida nas pequenas vilas que costeiam a trilha ou retirar pacotes que poderão ser deixados para você nos correios. O ideal é ter com você estoque de comida para uma média de 4 a 10 dias.

Equipamentos usados por Cheryl no filme

1. Barraca da North Face

2. Fogareiro Whisperlite

3. Saco de dormir da Sierra Designs

4. Loja REIfoi onde ela comprou o calçado

E você? Tem mais alguma dica para quem estiver a fim de fazer uma trilha?

Mais dicas neste linkhttp://www.rikaandolislongasswalk.com/pct-101/

Site oficial da trilhahttp://www.pcta.org/


Tags from the story
, , , ,
More from Deise de Oliveira

Um dia em Saint-Rémy-de-Provence e Van Gogh

Van Gogh é um dos meus pintores preferidos, e como eu havia...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *