Top
  >  dicas   >  Gorjeta em viagem internacional: como funciona
Restaurante Chi Fu Liberdade

Viajar para um país ou  um continente diferente é uma experiência inesquecível, mas há sempre algumas dúvidas em relação aos costumes locais que podem fazer com que a sua viagem seja a mais agradável possível. Por exemplo: você sabe quanto dar de gorjeta nos em viagem internacional? Leia o nosso post e descubra como funciona.

Gorjeta em viagem internacional: como funciona

Quando dar gorjeta

Tudo isso vai depender do país para onde você for viajar e do serviço, mas de maneira geral, restaurantes, bares e táxis recebem gorjeta. Serviços menores como valets, carregador de malas, geralmente recebem gorjetas mais modestas.

Estados Unidos e Canadá

Paga-se normalmente entre 15% a 20% nos restaurantes e táxis. Quer economizar no valor da bebida? Então sente-se no balcão. Geralmente paga-se apenas 1 dólar a mais por bebida consumida.

Caribe

Embora não seja obrigatório, na maioria dos resorts há uma taxa de serviço de 10% incluída.  Se não houver, deixe de 15% a 20% de gorjeta.

África do Sul

As gorjetas costumam ser de 10% para serviços como restaurantes e táxis.

Austrália

Não se costuma dar gorjeta, ao menos que serviço tenha sido excepcional.

Europa

França, Alemanha e Espanha não se costuma dar gorjetas muito gordas, apenas uma maneira de dizer que o serviço estava bom, pois geralmente já existe uma taxa de serviço incluída no valor da conta.

Outros países

Quer saber exatamente quanto pagar de gorjeta em sua viagem internacional? Então visite o site Tip This Much e escolha o país desejado.

 

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment