Viagem de carro com cachorro: dicas importantes

IníciodicasViagem de carro com cachorro: dicas importantes

Vai fazer uma viagem de carro com seu cachorro? Veja as nossas dicas de como fazer com que o trajeto seja o mais tranquilo possível e, o melhor, sem multas de trânsito!

Viagem de carro com cachorro: dicas importantes

Treine o seu cachorro

Desde o primeiro dia que o Wurst chegou em casa nós treinamos ele com o método chamado de treino positivo, ou seja, ao invés de penalizá-lo por fazer algo errado, nós o recompensamos quando ele faz algo certo. Tem muita gente que acha que esse tipo de treino não funciona, mas a cada dia eu acho que essa deveria ser a única maneira de se treinar o seu pet.

Não adianta você forçar o seu cachorro a entrar na casinha dele e ficar lá por horas. Ele vai chorar, reclamar e, no momento em que você ceder, ele vai entender que quando ele reclama, ele consegue o que quer. Por isso, a única coisa que eu digo é: treine o seu cachorro o quanto antes! 

OBS: Agradecimentos especiais à minha super cunhada, treinadora de cães em San Francisco!

Treino de casinha/caixa de transporte

Se você for deixar o seu cachorro na casinha durante o trajeto de carro (ou até mesmo de avião), comece o treino em casa. Reserve uma parte da comida diária do peludo para o seu treino. Compre um clicker para conseguir os melhores resultados. Coloque uma ração dentro da casinha e quanto o cachorro tentar entrar lá, clique e dê mais comida para ele. Depois de um tempo, ele vai entrar lá de forma natural, pois sabe que quando ele está lá, coisas boas acontecem. Aos poucos, vá aumentando o tempo que ele fica dentro da casinha: 5, 10, 30 minutos ou até horas. E vá sempre dando comida quando ele estiver calmo lá dentro. Em hipótese nenhuma abra a casinha quando ele estiver reclamando. Espere ele se acalmar e aí abra.

Para quem se interessou nos treinos positivos, essa treinadora tem vídeos incríveis! Nós usamos e aprovamos todos eles. Ela é muito didática e consegue fazer milagres com os cachorros.

Cachorros e as regras de trânsito

Pelas regras de trânsito do Brasil, o cachorro não pode ficar solto no carro, muito menos com a cabeça do lado de fora. Isso porque uma moto pode passar e machucar a cabeça dele, ou, em um eventual acidente de carro, ele pode ser disparado para fora do carro. Se um agente multá-lo, você poderá perder 5 pontos na carteira (se ele estiver com a cabeça fora do carro), pois é uma multa grave, ou três pontos se ele estiver solto no carro.

Para evitar dores de cabeça, você tem algumas opções: comprar um cinto para cachorro, caixa de transporte ou cadeirinha para cães. Para viagens curtas, nós gostamos de usar o cinto, mas para viagens longas, usamos a caixa, pois assim ele consegue ficar mais confortável.

Faça paradas no meio do caminho

Para evitar acidentes, faça paradas a cada 2 ou três horas para o cachorro (e você) esticarem as pernas. Algumas paradas já são pet-friendly e têm um espaço para os bichanos fazerem xixi, como a Vaca Preta da Tamoios, sentido Ubatuba. Aproveite para dar um pouco de água para ele, mas não muita. Para evitar enjoos, suspenda a comida dele três horas antes da saída.

Cuidado com a temperatura

Alguns cãezinhos são muito sensíveis à temperatura, principalmente aqueles de focinho curto. Se você tiver ar condicionado no carro, deixe em uma temperatura bem fresca. Outra opção é comprar aqueles tapetes gelados para deixar o bichano um pouco mais fresco.

Cesta básica canina

Não esqueça de levar ração suficiente para o número de dias que você vai viajar. Leve a caminha, brinquedos, e tudo o que for fazer com que ele fique mais confortável. Leve um pouco do xampu dele também, pois provavelmente você precisará dar um banho nele depois das aventuras.  Leve o comedouro e o recipiente para água dele e uma toalha limpa para limpá-lo.

Wurst em Uba

Casa é melhor

Existem alguns poucos hotéis pet-friendly no Brasil, mas ainda acho melhor ficar em casa. Hoje em dia, é fácil alugar uma com opções no alugue temporada, por exemplo.

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

3 COMENTÁRIOS

  1. O maior dilema de quem ama viajar e tem bichinhos de estimação! ótimo post Deise! Sou seguidora assídua do teu blog Parabéns! Beijos

  2. Obrigada por compartilhar essas informações conosco, Deise. Minha irmã amou, e está aqui do meu lado mandando as melhore energias para você e para seu blog. Já eu estou aqui com vontade de levar minha gata, mas aí complica demaisssss! HAHAHAH Gatos são mais complexos. ):

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter