Roteiro pelo Muro de Berlim


Se você quiser conhecer Berlim por inteiro, terá que mergulhar não apenas na história da Primeira e Segunda Guerras, mas mais do que isso: no Muro de Berlim. Nesse post listaremos os melhores lugares para você conseguir ver o que sobrou dele.

Roteiro pelo Muro de Berlim

Tenho que confessar que eu nunca me interessei pela Alemanha e justamente devido ao rancor que eu tinha pelo país. Isso é tão verdade que eu morei na França e não fui nenhuma vez ao país vizinho. Mas a vida é bastante irônica… pois eu fui casar justamente com um filho de alemã! rs

Roteiro pelo Muro de Berlim

E aí não teve jeito. A visita à Alemanha aconteceria em qualquer momento e me surpreendeu: Berlim é uma cidade que nem parece Alemanha (e isso é um elogio). E sabe toda aquela história de Holocausto e I e II Guerras? Ao invés de esquecer e esconder todos os rastros, eles fizeram o contrário: a história está o tempo todo na nossa frente.

Se você também se interessar pela história do Muro de Berlim, vale a pena fazer um roteiro pelos pontos onde você ainda consegue encontrar rastros dele. Quer saber onde ficam os melhores lugares para ver o Muro? Veja a nossa lista:

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

Potsdamer Platz

Roteiro pelo Muro de Berlim

É uma das praças principais da cidade. Aqui você vai encontrar um pedaço bem pequeno do muro (com alguns pôsteres e informações sobre o muro), mas o mais interessante é que aqui você vai conseguir ver onde o muro estava, pois toda a cidade está sinalizada com o caminho que o muro fazia no chão.

*Na verdade eles fizeram o caminho do muro todo no chão, mas aqui é um lugar que provavelmente você irá passar de qualquer jeito, pois aqui está uma das estações de metrô mais movimentadas da cidade.

East Side Gallery

Roteiro pelo Muro de Berlim

Esse é um dos lugares mais turísticos da cidade, pois a extensão do muro aqui é uma das mais longas. O bacana desse espaço é que o muro virou uma galeria de grafite a céu aberto. Dá pra andar devagar ou alugar uma bike e no final do passeio, tomar uma cerveja em um dos bares na beira do rio Spree.

Checkpoint Charlie

Roteiro pelo Muro de Berlim

Esse lugar era um dos pontos de intersecção entre a Berlim Oriental e Ocidental e aqui havia um posto policial para controlar a entrada e saída de moradores. Hoje, o espaço acabou virando um teatrinho do que foi um dia…esse foi um dos lugares que eu menos gostei de toda Berlim, mas justamente foi onde encontramos mais brasileiros. Vai entender.

Palácio das Lágrimas

Roteiro pelo Muro de Berlim

Assim como o Checkpoint Charlie, aqui era um dos pontos de despedida entre os moradores da Berlim Ocidental e Oriental

Topografia do Terror

Roteiro pelo Muro de Berlim

Diferentemente dos outros espaços dedicados ao muro, esse aqui mostra um pouco o lado dos militares responsáveis por essa maluquice toda que foi o Holocausto. Fica bem pertinho do Checkpoint Charlie.

Memorial do Muro de Berlim

Roteiro pelo Muro de Berlim

Esse espaço é bem interessante, pois aqui você vai encontrar histórias de pessoas que conseguiram fugir para a Berlim Ocidental e de tantas outras que morreram tentando. Vale a pena passar pelo menos uma parte do dia aqui. Não esqueça de atravessar a rua e visitar o centro de informações. Ah! Também vale a pena subir as escadas para ver o muro de cima!


Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Mercado Municipal de São Paulo

Preparem-se, meus queridos leitores. As cenas que estão por vir são fortes,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *