Tenha menos coisas e viaje mais

InícioEconomiaTenha menos coisas e viaje mais

Parece que não, mas o número de coisas que você tem e que compra todo ano influencia naquela viagem que você deseja tanto fazer. Hoje em dia, existe um novo movimento surgindo de pessoas se desapegando das coisas por questões de economia, proteção ao meio ambiente etc. O que eu percebi ao adotar esse pensamento é que menos é mais, na verdade, menos coisas significará mais viagens, no meu caso.

O seu estilo de vida está te impedindo de fazer aquela viagem dos sonhos?

Aqui no Brasil, não costumávamos nos preocupar com a quantidade de coisas que temos, mas com o preço do m² nas grandes cidades, as pessoas estão precisando morar em apartamentos cada vez menores. E mesmo quem mora em casas maiores e percebe que o dinheiro não está sobrando, pode se perguntar: você realmente precisa de tudo o que você tem?

Tenha menos coisas e viaje mais

Tamanho não é documento

Esse vídeo do TED é bem interessante, pois ilustra bem o que estou querendo dizer. Parece bobagem, mas até o tamanho da sua casa influencia no seu orçamento. Quer saber como? M² custa dinheiro, certo? Se você, ao invés de se mudar para uma casa maior, investir esse dinheiro, conseguirá mais tranquilidade. Outro exemplo: se você já mora em uma casa grande, está perdendo a chance de economizar, pois terá que gastar mais dinheiro com móveis, eletricidade e até produtos de limpeza. Não é só com o m² que você está perdendo dinheiro, mas com a casa em si também.

Isso também pode ser aplicado aos carros. Você realmente precisa um carro do ano com sei lá quantos cavalos, TV de bordo e que só falta falar? O intuito de um carro não é ir do ponto A ao ponto B? Você precisa ter o melhor carro que pode pagar ou pode ter um mediano?

Quando eu me mudei para um apartamento é que eu percebi o quanto de coisas desnecessárias eu tinha. Aos poucos, fui me desfazendo de muitas coisas e, até hoje, ainda estou fazendo isso. É um trabalho contínuo e sem fim, mas muito libertador.

Livros? Que tal trocar por um Kindle?

Uma das coisas que mais ocupam espaço na minha casa são os livros. Quando eu estava na faculdade, sonhava em ter uma biblioteca gigante só para mim. Hoje percebo que, além de muito egoísta (pois os livros não seriam mais usados por mais ninguém) é uma perda de espaço tremenda.

Os livros foram sempre a minha paixão e foi muito difícil me livrar deles. No entanto, tenho que confessar que minha vida mudou depois que eu comecei a trocar os meus livros por formatos digitais. Só com isso eu conseguir doar sacos e sacos de livros para uma escola pública da região. Quer coisa melhor?

O que te traz felicidade?

Existe um livro que se chama The Life Changing Method of Tidying Up da escritora japonesa Marie Kondo. Ela criou um método chamado KonMari de organização que é bastante interessante e bem simples: você deve se perguntar se cada item que você tem te traz felicidade. Na verdade, ela não inventou isso do além, pois o budismo prega algo semelhante.

Esse método pode ser usado tanto para coisas que você já tem, como coisas que você está pensando em comprar. Se sua resposta for sim, mantenha o item, se for não, doe ou venda. Simples, né?

Não confunda felicidade com lembranças boas

Pode ser que uma blusa, por exemplo, te faça lembrar de um momento marcante, uma época boa da sua vida. Ela diz que nesse caso você está trocando as bolas. Talvez essa mesma blusa que te trouxe felicidade um dia, não esteja mais te servindo, então, é hora de passar para a frente. Uma dica da minha cunhada nesses casos é o seguinte: tire uma foto do objeto e depois se desfaça. Ficou com saudades? É só olhar a foto.

Tenha menos coisas que você não goste tanto e tenha mais coisas que você realmente goste

Ao invés de comprar uma roupa que você nem gostou tanto assim, que tal esperar e comprar uma que você realmente goste? Isso fará com que você tenha menos coisas no guarda-roupa, mas mais coisas que você realmente irá usar.

E aí? Será que eu consegui te convencer de que menos é mais? O que você acha de tudo isso?

Mais textos sobre como economizar para viajar:

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter