Top
  >  África   >  Vacina de febre amarela vale para toda a vida
Surf em Jeffrey's Bay

As regras para a vacinação de febre amarela mudaram: agora, ela vale para toda a vida, ou seja, a dose é única. Mesmo assim, é necessário alguns cuidados para não perder a viagem.

Vacina de febre amarela vale para toda vida

Está com dúvidas? Veja algumas questões para não ter dor de cabeça.

Mas eu já tomei a vacina e tenho o certificado com a data de validade expirada. O que fazer?

Se você já tem o Certificado Internacional com data de validade, é só visitar o posto da Anvisa no aeroporto ou o hospital onde você tomou a vacina e trocar por um novo papel, sem data de validade.

Onde tomar a vacina?

A vacina está disponível gratuitamente em postos de saúde do país inteiro. Se você tomar essa vacina no SUS, terá um certificado válido em todo território nacional.

Onde conseguir o Certificado Internacional de Febre Amarela?

Se você for viajar para o exterior, precisará ter em mãos esse certificado. Se você for de SP, aqui há uma lista dos postos de atendimento, aqui você encontra todos os postos do Brasil. Em alguns deles, você pode se vacinar e já sair com o documento válido no mundo todo, em outros, você pode apenas pegar o certificado (vale a pena ligar e confirmar). Se você não for de SP, talvez seja mais fácil já ir vacinado e com o documento nacional em um dos postos da Anvisa localizados nos diversos aeroportos.

Sou de SP e vou viajar para o exterior. Onde é mais fácil tomar a vacina?

Eu sempre recomendo o Hospital das Clínicas, pois além de ser um lugar mais central, você já sai com o Certificado Internacional de lá.

Vou viajar para o exterior. Posso tomar a vacina um dia antes da viagem?

Não. Você tem que ter tomado a vacina há pelo menos 10 dias antes da viagem.

Quais países exigem a vacina amarela?

Como já dissemos, não basta apenas tomar a vacina, é preciso ter em mãos o Certificado Internacional de Febre Amarela. Veja a lista de países:

América do Sul. Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Paraguai e Suriname.

América do Norte. México.

América Central e Caribe. Toda a região, exceto Cuba, Haiti, Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas), Nicarágua, República Dominicana, Panamá e Porto Rico.

Europa. Albânia e Malta.

África. Todos os países (incluindo África do Sul), menos o Sudão do Sul.

Oceania. Austrália, Polinésia Francesa, Fiji, Nova Caledônia e Samoa.

Oriente Médio. Arábia Saudita, Bahrein, Iêmen, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano e Omã.

Ásia. Camboja, Cazaquistão, China (menos Hong Kong e Macau), Cingapura, Coreia do Norte, Butão, Brunei, Filipinas, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Nepal, Quirguistão e Tailândia e Vietnã .

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment