Praça Vermelha – Moscou

Moscou Praça Vermelha - Moscou

Foram praticamente 24 horas de viagem. Eu estava tão ansiosa em chegar que não conseguia nem dormir no avião. Nos primeiros dois dias, fiquei na casa de uma amiga russa e depois fui com todas as minhas tranqueiras para o Instituto Púchkin – lugar muito influente na época soviética, mas que hoje, tenta sobreviver da maneira que pode.

A Praça Vermelha na Rússia

No primeiro dia, é óbvio que eu fui visitar a Praça Vermelha. Até chorei de felicidade quando vi a Catedral de São Basílio e o Kremlin. Era um sonho se realizando.

Adorei ter ficado lá no verão. Parece que as pessoas – e até os russos, acreditem – ficam mais contentes quando o sol está brilhando.

A Praça Vermelha foi o primeiro ponto turístico que eu quis visitar. Ela é enorme e bem diferente do que eu imaginava….é engraçado criar uma imagem do lugar por tantos anos e chegar lá e ser completamente diferente – neste caso diferente no bom sentido.

Ela inicialmente foi feita para ser um local de mercados e também de cerimônias oficiais, como a coroação dos czares. Ah, e não pensem que ela tem este nome porque o vermelho simboliza o cominismo….nada a ver. Em russo, a palavra krasnaia pode significar tanto vermelho quanto bonito.
Não preciso nem dizer que os comunistas fizeram muitas paradas e comemorações aqui, né? (Veja o vídeo  de uma Parada Militar em 1941 com o hino da Internacional ao fundo).

O que fazer na Praça Vermelha

Aqui há diversas coisas pra se fazer em sua viagem a Moscou. Você pode visitar a Catedral de São Basílio e pagar uma quantia para entrar nela- e outra quantia se você quiser fotografar. Na Rússia, na maioria dos lugares você tem que pagar para fotografar. Não pague! Bom, eu pelo menos não paguei….confesso que dei uma de brasileira e tirei fotos escondidas.rsrs
Kremlin: imperdível! Reserve um dia todo para conseguir ver tudo. Se você der sorte, poderá até ver um desfile. Muito bonito! Tanto o desfile quanto os soldados.rsrs
Se você gostar de jóias, não perca a exposição em um dos pavilhões. Simplesmente impressionante.
Mausoléu Lênin: chegue cedo, porque o mausoléu fecha às 13h30. Eu cheguei às 9h e fiquei por volta de umas 2 horas na fila. Lá dentro você é conduzido por uma fila única ao redor do corpo do Lênin. Apesar de você ficar lá dentro menos de 3 minutos, vale a pena.
Já do lado direito de quem olha para a catedral, está um shopping com todas as marcas famosas o Gum. Pois é, agora a Rússia é um país capitalista.
Há também um museu muito simpático da História da Rússia. Como eu fui com a escola, havia um guia em russo.

Dica: não compre souvenires aqui. Eles são beem mais caros. Vá até o Parque Smailovski. A estação tem o mesmo nome, não tem erro. Sinta-se a vontade para barganhar. Eu comprei lá matriochkas e diversos pôsteres soviéticos bem bonitos.

Também vale a pena atravessar uma das diversas pontes da cidade. Aproveite para tirar bastante fotos do pôr-do-sol. Se você quiser, também dá para fazer passeios debarco pelo rio.

Engraçadíssimo: os sósias das personalidades políticas que ficam em frente à fila do Mausoléu do Lênin. Se você quiser, poderá tirar fotos com Lênin, Stálin, Pútin e muitos outros. É claro que eles cobram para você  tirar fotos com eles, mas de longe é de graça!

Como chegar: a mais fácil é a estação Plochad Revolutsi do metrô.

Booking.com
Deise de Oliveirahttps://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

Related Stories

Booking.com
15,498FansLike
18,921FollowersFollow
23,554FollowersFollow

Mais populares

Mapa do rodízio em São Paulo e como evitar...

Uma coisa que não só os moradores de São Paulo devem saber, mas também...

Como chegar em Morro de São Paulo saindo de...

Para quem está com vontade de fazer um passeio em Morro de São Paulo...

Remédios para enjoo: leve em sua viagem!

Se você é assim como eu, enjoa só de olhar o mar, o ideal...

Viagem com cachorro para os EUA (na cabine)

Resolvi escrever esse post depois de encontrar informações bastante divergentes sobre viagem com cachorro...

Como chegar perto do letreiro de Hollywood?

Muitas das pessoas que viajam a Los Angeles desejam tirar fotos do famoso letreiro...

O que fazer em Florença, Itália: roteiro de 3...

Viajar a Florença (ou Fierenze) na Itália é o seu sonho? Então aproveite as...

Comments

  1. Estou ansiosíssima para me deparar com a Praça Vermelha!!!
    Que horas preciso chegar no mausoléu para não ter que passar 2hs na fila?
    Vc chegou a fazer o passeio de barco pelo rio?
    Tô aqui montando o roteiro com as diferentes possibilidades!!! =)
    Beijinhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui