Dicas para viajar pela Europa de trem

Trem França

Nunca viajou pela Europa de trem? Fique tranquilo, pois não é um bicho de sete cabeças. Mesmo assim, listamos algumas dicas importantes para você não ter experiências ruins.

 Dicas para viajar pela Europa de trem

1. Fique esperto

Pense no trem como o metrô de Sampa: o que acontece se você demorar para entrar no trem? O trem vai embora, não? O trem europeu é a mesma coisa, as paradas são rápidas e você deve ficar na plataforma próximo ao seu vagão (se você for embarcar) ou próximo da porta (se você for desembarcar).

2. Pontualidade

Os trens – pelo menos os franceses, belgas e holandeses – são muito pontuais. Então se o horário marcado é 12h34, pode acreditar que ele vai sair às 12h34. Se você chegar atrasado, terá que pegar o próximo trem e comprar outra passagem.

3. Pegando os tíckets

Ao chegar no guichê para pegar o seu ticket, não se esqueça de levar o cartão de crédito da sua reserva e todas as informações necessárias: horário e número do trem, classe, se é ida e volta ou só ida, etc.

4. Economize

Você pode economizar um bocado ao escolher o melhor passe para você. Se você visitar o site da Rail Europe, por exemplo, você pode comprar um combo com passagens para diversos países em vários dias.  Sai muito mais barato do que comprar passagens individuais – se você for viajar bastante de trem, é claro. Neste post nós explicamos como comprar passagens de trem, de acordo com cada país. 

5. Comida

Dependendo do tipo de trem que você escolheu, ele pode ter um snackbar ou pode não ter nada. Mesmo assim, o melhor mesmo é fazer umas comprinhas de coisinhas para comer durante a viagem em algum supermercado antes de embarcar. Os preços nos trens são bem salgadinhos.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

6. Como achar o seu vagão

Como eu já falei antes, é preciso saber qual o seu vagão para não ficar andando de mala por entre os corredores e atrapalhando as pessoas. Como saber qual o seu vagão? Muitas plataformas possuem uma sinalização de qual vagão estará naquele lugar, mas só para garantir, pergunte para um funcionário!

7. Número do assento

Muitos trens já vêm definidos os lugares dos assentos, mas outros não. O que fazer? Veja no seu tíquete se existe algum número de assento. Se não tiver, é porque você pode sentar em qualquer lugar.

8. Validar

Em muitos países você tem que validar o seu cartão antes de entrar no trem. Mas o que é isso e como fazer? Há diversas maquininhas amarelas espalhadas pela estação onde as pessoas fazem um furinho no cartão. Isto é para evitar que mais de uma pessoa use o mesmo cartão.

9. Como economizar mais?

Obviamente, os trens mais rápidos são mais caros. Então, se você não tiver com pressa, escolha um trem mais devagar ou pegue um trem durante a noite – esta última opção eu só recomendo uma vez, porque cansa demais!

10. Malas

As malas são um grande problema nos trens já que o espaço para guardá-las é bem limitado. Em muitos trens há um espaço perto da porta, mas geralmente já está lotado quando você entrar. Há também um compartimento acima de sua cabeça, mas só caberá malas pequenas. O que fazer? Levar 2 malas pequenas ao invés de uma grande (se você estiver viajando em 2).

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here