A religião na Rússia e como se comportar nas igrejas

Aqui vai um da série de artigos que começarei a escrever sobre a linda Rússia. Primeiro por ser o meu objeto de estudo de mestrado e segundo porque acho que servirá para ajudar muita gente a conhecer um pouco desta cultura tão rica.

O que é importante saber? Primeiramente que os russos em sua maioria são Ortodoxos. O que isto quer dizer? Quer dizer que eles não seguem a religião católica romana e sim a Ortodoxa – que se separou com o cisma da igreja. Na arquitetura esta diferença é bem visível, já que as igrejas ortodoxas têm os tetos com aquele formato de cebola (na minha modesta opinião, elas são infinitamente mais bonitas).
Durante a missa, o padre fica escondido atrás de um tapume e você não verá nada. A única coisa que dá pra sentir é o cheiro de incenso mesmo. Perceba também que dentro das igrejas não há ícones, só pinturas. Não há nem o ícone de Jesus na Cruz.



História:
Não sou especialista em história da religião na Rússia, mas a Igreja Ortodoxa está presente desde quando a Rússia é considerada Rússia. Na verdade até antes disso…no século X. Foi com a tomada do Partido Bolchevique que a coisa começou a mudar e os russos foram proibidos de exercer sua fé. Muitas igrejas foram demolidas e o mármore reutilizado para construção de estações de metrô.

Como se comportar: Não preciso nem dizer que silêncio aqui é fundamental né? Mulheres: shorts ou saias muito curtas são proibidas. Homens: shorts também são proibidos. Quando digo proibido, é proibido mesmo porque você nem vai conseguir entrar na igreja. Como uma maneira de respeito, seria legal que as mulheres vestissem um lenço na hora da cerimônia.
Em algumas igrejas você terá que pagar para tirar foto da parte interna. Sempre SEM flash porque muitas das pinturas são de séculos atrás e a luminosidade estraga tudo.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

Há diversas outras diferenças entre a religião católica e a ortodoxa, mas acho que as que mais servirão na sua viagens são estas mesmo. Mais dúvidas? Pergunte-me!

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Deise, tudo bem?

    Irei a Rússia dia 18/09 e retornarei dia 28/09. Moscou e São Petersburgo.

    Eu não sei inglês, nem tão pouco russo. Irei sozinho. Pensei em contratar aqueles pacotes de viagens com translados e e excursões para os lugares turísticos. No entanto nunca viajei dessa forma, gosto de explorar tudo sozinho. Só que estou com um pouco de medo de vido o idioma.

    Você conheceria alguém lá que você poderia indicar para ser um guia/tradutor? Ou o que você poderia me indicar?

    obrigado

    Avelino,
    Curitiba-Pr

    • Oi Avelino,

      infelizmente eu não conheço ninguém por lá que faça esse tipo de trabalho. Realmente a Rússia não é um dos países mais fáceis para se viajar…a maioria das pessoas não falam inglês!
      Não sei muito o que te dizer, além de que dá pra se virar, mesmo sem saber falar a língua. Se você achar que não está tão seguro, esses pacotes facilitam as coisas.
      Te desejo sorte nessa sua viagem e depois nos conte como foi!

  2. Boa noite Deise, tudo bom?
    Gostei muito desta matéria, tenho muita vontade de conhecer a Russia.
    Eu escolhi o país para fazer um projeto na faculdade. Você por acaso possui algum post/material sobre como conduzir negócios na Rússia? Por exemplo, como devemos se portar diante de um cliente russo, ou como é o estilo de comunicação e negociação com os russos….. Muito obrigada pela atenção, continue postando sempre =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here