Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas-MG

Início Congonhas Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas-MG
Na minha modesta opinião, Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos é a mais bonita do circuito de cidades históricas mineiras, pelo menos do lado de fora. Quando eu cheguei aqui e vi essa maestria de Aleijadinho, escorreu até uma lágrima do meu olho. É tão lindo que eu não aguentei a emoção de estar aqui.
E

Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas-MG

Embora essa basílica e a cidade de Congonhas fique um pouco fora de mão com relação as outras cidades históricas, eu ainda acho que ela vale muito a pena ser visitada. Se você, assim como eu, estiver começando a sua viagem em BH, pegue um ônibus até aqui e depois continue seguindo para o sul do estado.

História de Congonhas e da Basílica

- Publicidade -

Congonhas foi um importante centro de mineração durante o século XVIII. Foi durante esta época áurea de Congonhas que Aleijadinho foi convidado para ajudar na construção da Basílica.

O nome da cidade veio por conta da vegetação existente na região e que os índios chamavam de Congoi (aquele que sustenta). Daí veio o nome Congonhas. Tá vendo? Mesmo quando nós nem imaginamos que o tupi esteja presente, ele está!

Congonhas-3

Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos

Em 1757, o português Feliciano Mendes fincou uma cruz no topo do morro do Maranhão e prometeu construir aqui uma igreja em homenagem a Bom Jesus de Matosinhos. Com a sua coleta de esmolas para construir a igreja, após a sua morte foi inciada a construção.
- Publicidade -

A célebre dupla Mestre Ataíde e Aleijadinho foi convidada para participar da empreitada. O monumento foi tombado pelo Patrimônio Cultural da Unesco em 1985 e não é por menos. Olhar os detalhes dos 12 apóstolos e como eles ainda estão de pé depois de tanto tempo, emociona.

Congonhas-4

Por estar no topo do morro, a vista daqui é também um privilégio para poucos. Como fui no inverno, dava pra sentir a brise gelada passando pelo seu rosto, como que se tivesse fazendo você acordar para não perder nenhum detalhe!

Informações

Como chegar: existe um ônibus de linha que passa por aqui. Se você estiver com pressa, uma corrida de táxi irá custar por volta de 15 reais.

Roteiro das cidades históricas de Minas Gerais

Para quem estiver também visitando outras cidades históricas de Minas Gerais, não deixe de ler o nosso roteiro em Mariana, Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rey.

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -