Tiradentes: dicas de roteiro para 1 dia

Roteiro Tiradentes MG
Tiradentes é tão pequena que eu resolvi escrever um texto só com todos os pontos turísticos de lá. Mesmo assim, o ditado “tamanho não é documento” se aplica aqui perfeitamente. Cidadezinha fofa e de pedras enormes, voce terá me agradecido pela dica de levar tênis, ao invés daquele salto agulha da moda.

História de Tiradentes

Como muitas cidades mineiras, Tiradentes também teve diversos nomes: Arraial Velho de Santo Antônio, Vila de São José do Rio Mortes. Ela na verdade se deu pelo desdobramento de São João del Rei em 1718. Por ter sido uma das cidades com mais ouro de superfície do Brasil, ela tornou-se muito importante no roteiro da Estrada Real.

Depois da proclamação da República, o nome foi mudado para Tiradentes por este ter sido este um herói nacional – mesmo tendo lutado contra a monarquia.

Tiradentes-2

O que fazer em Tiradentes

Aqui de fato é a Beverly Hills das cidades históricas mineiras. Tudo aqui é caríssimo e absurdamente diferente da vizinha São João Del Rei. Quer saber de quem é a culpa? Da Rede Globo e dos milhares de seguidores dela. Isso porque depois da rede ter injetado dinheiro e feito propaganda massiva da cidade, seus telespectadores fiéis começaram a visitar a pacata vilinha, e o resto você já sabe.

Outra situação que ajudou a alavancar o número de visitas e também o preço de Tiradentes, foi ela ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

Comece sua caminhada na Rodoviária de Tiradentes. Aproveite para subir a ladeira até o topo. Lá você vai encontrar uma igrejinha de São Francisco de Paula e uma vista linda de toda a cidade. Tire fotos, respire e descanse. Só neste lugar eu passei pelo menos 1 hora só admirando este lugar tão especial.

Tiradentes-3

Depois, vá até a Capela da Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída entre os anos de 1708 a 1719 pelos escravos que trabalhavam de noite, e que roubavam de seus senhores ouro e levavam para decorar a igreja. Com exceção da imagem da Nossa Senhora do Rosário, todas as outras imagens são negras.

Não deixe de prestar bastante atenção nas ruas por onde você andar. Tudo está muito conservado e bonito. Eu tive até sorte de encontrar lindas quaresmeiras e um gatinho que achava que era uma namoradeira. rs

Depois caminhe até a Matriz de Santo Antônio, a mais imponente de todas. Ela é considerada a segunda igreja mais rica do Barroco brasileiro, só perdendo para a Igreja do Pilar, em Ouro Preto. Sabe quantos quilos de ouro há nela? 480! Imaginem..é muito ouro minha gente!

De lá, vá até o Centro Cultural Yves Alves. Lá tem sempre uma exposição bacaninha e há um cafézinho para aqueles que quiserem curtir as delícias mineiras. Os horários de visitação são de terça a domingo das 10h às 18h. A entrada é grátis!

Onde ficar em Tiradentes: melhores hotéis

Aqui você via encontrar uma lista dos melhores hotéis em promoção.



Booking.com

Tiradentes combina com:

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidadezinha muito bacana de conhecer. Das cidades históricas de Minas, provavelmente ela é a mais conhecida. Nós também fizemos um roteiro do que visitar por lá.

Mariana

Mariana fica bem pertinho de Ouro Preto e também é imperdível! É uma imersão na história do Brasil Colônia!

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

4 COMENTÁRIOS

  1. Sabe que eu andava me questionando sobre Tiradentes ser tãão caro… A culpa é da Globo então! Mas dá para se hospedar em São João Del Rei e conhecer Tiradentes? Vale à pena?
    A cidade parece ser linda mesmo! O gatinho tá um charme!
    Arrasou nas fotos! Parabéns!

  2. Tata,

    dá sim pra se hospedar em São João. Foi o que eu fiz e não me arrependi. De lá, tem um ônibus local que custa tão barato que eu nem me lembro o preço (por volta de 3 reais) e o trajeto dura uns 20 minutos.
    Você vai sentir a diferença absurda dos preços!

  3. Não sei se foi a Globo, mas um dia um restaurante de lá ganhou uma estrela do Guia 4 Rodas, depois outro, depois outro… (hoje são 4 ou 5 estrelados na cidade!) e parece que todos os chefs metidinhos quiseram ir para lá, inflacionando horrores não só a hospedagem como a gastronomia local! Humpf!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here