Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR

InícioCuritibaMuseu Oscar Niemeyer, Curitiba - PR

  O Museu Oscar Niemeyer é um conjunto de edifícios projetado pelo famoso arquiteto brasileiro, que recebeu seu nome como homenagem. 
 Mais conhecido como “Museu do Olho” pelo seu formato singular, não era originalmente um museu, sendo que esta referência se diz respeito a parte nova da construção.

 Postagem também publicada no Lanfer Arquitetura, neste link.

 O prédio principal do museu, e o mais antigo, chama-se Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Foi projetado em 1967, inaugurado em 1978 e era anteriormente ocupado pela administração estadual (embora tenha sido concebido para ser o Instituto de Educação do Paraná).  

 


O pavimento térreo deste prédio é concebido como um pavilhão livre, onde se localizam o acesso e o guarda volumes de um lado, e do outro, a loja e o café do museu (na foto acima; vista para o pátio das esculturas do piso inferior).

O guarda volumes é um equipamento importante para os viajantes. No nosso caso foi bem vindo, pois fomos ao museu depois do checkout do hotel, e seria inviável voltar lá para buscar a mala.


Do térreo também é possível enxergar algumas maquetes no piso inferior. Há um interessante piso de vidro encaixado nas nervuras da laje (mais adiante postei foto da vista por baixo).
No pavimento superior ocorrem exposições temporárias, como esta no foyer central, que é iluminado por uma grande clarabóia.

Também existem em salas de exposições “fechadas”, onde se revezam as exposições por tema, por autor ou de acordo com a programação do museu.

 De lá descemos para o piso inferior, o subsolo, onde há o pátio das esculturas – aquele visto do térreo em foto anterior – e também lugar para atividades lúdicas para crianças  em visitas monitoradas, etc.

O Espaço Niemeyer também fica ali, com maquetes e imagens de projetos do arquiteto. Deste espaço sai a ligação para o escultórico bloco anexo, ou o “olho” do museu.

Ela foi feita a partir da construção de um túnel sob o espelho d’água do térreo. Esta solução cria um efeito estético por fora, como um bloco que emerge da água, e uma passagem dramática por dentro, criando espectativa no visitante que percorre o museu.
O Bloco anexo possui pequenos espaços expositivos, sanitários e circulação vertical nos pavimentos da torre; um mini auditório, sala expositiva e o salão principal no olho suspenso.

Mais fotos interessantes da visita:

Para chegar lá é bem simples. A partir da Praça Dezenove de Dezembro no centro é possível pegar um ônibus nas estações tubo, ou se tiver um pouquinho de disposição ir a pé (2,6 km).
Há também a linha turística, que facilita bastante para conhecer outros pontos da cidade. (Vide postagem específica no link)

Horários: de terça a domingo, das 10:00h às 18:00h

Ingressos: R$ 4,00 inteira, R$ 2,00 estudantes identificados  (crianças de até 12 anos, maiores de 60, e grupos de estudantes de escolas públicas, pré-agendados não pagam)

Localização: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, CEP 80530-230, Curitiba – Paraná
Telefone: (41) 33504400
Site: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/

Não sabe o que fazer em Curitiba? Então siga as nossas dicas e boa viagem!

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter