Universidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba – PR

InícioCuritibaUniversidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba - PR

 

Se você vai a Curitiba deveria, na minha opinião, visitar esse lugar que é também ícone da arquitetura brasileira contemporânea. (Por falar em arquitetura, publiquei esta postagem também no Lanfer Arquitetura, já que não consigo desvincular meu olhar entre viajante e arquiteto.)
São tantas as qualidades e aspectos interessantes relacionados à esse lugar, que o tornaram uma das mais importantes referências da cidade. (E olha que a briga é boa, pois há o Museu Niemeyer, Jardim Botânico, Ópera de Arame, etc..)




Para quem não conhece, o passeio é uma ótima surpresa. Na entrada passa-se por uma ponte com arcos, que não tem nada de excepcional (mesmo sendo – acredito eu – uma referência às ‘estações tubo’ do interessante sistema de transporte da cidade). Vamos em frente.


Então o caminho se fecha na mata, numa elegante passarela elevada, e uma sensação de “imersão” toma conta. Depois ela se torna expectativa. E chega-se ao tão esperado lugar assim:

(fonte: http://www.unilivre.org.br/imagens/galeria/tb_gal-126-778.JPG)

O espaço possui enorme beleza arquitetônica e paisagística, relaciona-se com a história local e da cidade, apresenta exuberante fauna e flora, e além de tudo é uma iniciativa exemplar mundialmente na área de educação ambiental. Quer mais? (Infelizmente não consegui tirar aquela foto pois havia gente na frente na hora)


A Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE – consiste numa Organização Não Governamental que desde 2002 se tornou uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Públicovoltada para o desenvolvimento sustentável urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana. Realiza projetos e atividades (cursos, seminários, conferências, exposições, estudos, pesquisas e consultorias) na área de meio ambiente, e tem como missão: “construir e disseminar conhecimentos teóricos e práticos que alicercem a construção de uma sociedade sustentável”


O projeto arquitetônico é de Domingos Bongestabs. Foi construído pela “Emadel- Estruturas em Madeira” e teve sua inauguração em junho de 1992 (a instituição surgiu pouco antes, em 1991).


Difícil não se encantar com o lugar, o que é ainda mais favorecido pelo percurso nas passarelas que compõe o conjunto construído da instituição.


Detalhes construtivos me saltam à visão. Misturam uma complexidade de linhas estruturais e execução de ligações com uma aparente simplicidade de implantação no terreno e sensibilidade com entorno.


Madeira, conectores de aço, tijolos, grandes painéis de vidro e cores nas paredes convivem harmoniosamente e compõe os espaços.


A madeira é o eucalipto, proveniente do rio grande do sul, e autoclavado para resistir 30 anos exposto às intempéries.


A área do Bosque Zaninelli permaneceu por muito tempo desconhecida e abandonada, servindo como esconderijo de marginais e como depósito clandestino de entulho e lixo.


Foi descoberta pelo arquiteto Roberto Gandolfo ao adquirir um imóvel na encosta da pedreira, que logo avisou ao prefeito Jaime Lerner a presença do paraíso escondido.
O lago é consequência da atividade mineradora, que ao chegar ao lençol freático teve que ser interrompida. Hoje ele possui profundidade de 8 metros e é habitado por vários animais. 
As aflorações segundo o site da Unilivre são de rochas granulíticas, as mais antigas da região.


O Percurso que é ao mesmo tempo circulação e contemplação nos leva a um mirante. De lá do alto podemos olhar para trás, e se encantar novamente com o local. Convenceu?


Para chegarmos lá, utilizamos a Linha Turismo, uma ótima opção para conhecer os diversos pontos turísticos de Curitiba. Aqui no Viagem Pelo Mundo tem uma postagem específica sobre esta linha. 

Bom Passeio!

Local: Rua Victor Benato, 210, no bairro do Pilarzinho,Curitiba-PR/Brasil, CEP 82.120-110. 
Horários: das 8:00 às 19:00 
Fone: (41)3254-5548 
E-mail: unilivre@unilivre.org.br
Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter