Museu de Arte Contemporânea, Niterói – RJ

Início Niterói Museu de Arte Contemporânea, Niterói - RJ

Muito da qualidade na arquitetura está no poder de síntese, uma aparente simplicidade que evoca a sensação de que o objeto construído sempre pertenceu à aquele lugar. Esta obra é um bom exemplo disso. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um projeto espetacular, mas que mesmo com sua forma impressionante e grande “impacto” na paisagem, ainda respeita o lugar.

- Publicidade -

 

É um dos projetos mais representativos de  Oscar Niemeyer e da arquitetura brasileira, reconhecida mundialmente. Claro que seria uma tarefa muito difícil (e não é a minha intenção) escrever sobre todas as obras do arquiteto (neste ou no meu blog de arquitetura), sendo que ele tem atualmente 103 anos de idade (nasceu em 1907) e intensa atuação durante sua longa trajetória profissional.

- Publicidade -

Suas obras são facilmente encontradas em livros e na internet, e pretendo continuar escrevendo sobre as visitas mais relevantes que realizo nas obras dele e em outras obras importantes da arquitetura. Visite também a postagem sobre o “Museu do Olho” de Curitiba aqui no blog.

O projeto, implantado em um morro de Niterói, possui no térreo uma praça que mantém a espetacular vista original, tanto para o skyline da praia de Icaraí em Niterói, as montanhas, o mar, como também para o Rio de Janeiro mais distante ao sul.

De uma escada circular mostrada na penúltima imagem você chega ao subsolo, onde há um bistrô, que surpreende por não ser facilmente percebido da entrada (ou de mais distante), e também é emoldurado pela vista espetacular, com janelas que percorrem toda a extensão das mesas.

 

É um projeto simples, também chamado de “puro” por seu volume único. As rampas, já características de Niemeyer, fazem com que o percurso de acesso ao museu se torne contemplação, a obra passa a ser um detalhe que realça ainda mais a beleza natural, e a natureza o melhor pano de fundo para um projeto impressionante.

A seguir coloco imagens da janela 360º do edifício, que embora parecidas são peculiares na vista do entorno e não pude escolher uma mais bonita.

O arquiteto descreve seu próprio projeto como uma flor; que brota do chão abrindo-se para o espaço. Outros o descrevem como uma nave espacial que pousou no morro de Niterói. Um amigo engenheiro (que está na foto) o descreveu como uma taça de sorvete. Se tiver outra interpretação comente-a (ou visite o lugar para encontrar a sua) !

Informações:

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ  / CEP: 24210-39
Horário do Espaço Expositivo: terça a domingo das 10h às 18h.
Horário do Pátio: segunda a domingo das 9h às 18h.
Obs: Aos sábados e domingos durante o horário de Verão, o MAC de Niterói funcionará excepcionalmente até as 19h. A bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes.
Tel: (21) 2620-2400 / Fax: (21) 2620-2481 
Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -