Ônibus de Mendoza a Santiago: dicas práticas

InícioArgentinaÔnibus de Mendoza a Santiago: dicas práticas

Para chegarmos em Santiago existem 3 maneiras: de avião (que era a maneira mais cara), de carro (que também não era das mais baratas) e de ônibus (que no final das contas foi a nossa opção).

 

 Ônibus de Mendoza a Santiago: dicas práticas

Ir de ônibus de Mendoza a Santiago(ou de Santiago a Mendoza) tem algumas vantagens: você não precisa dirigir e nem se preocupar se você está no caminho certo – o que te deixa mais livre para apreciar a paisagem. E como eu não sou boba nem nada, acabei comprando 2 passagens para o andar superior do ônibus e na primeira fileira. Isso significa que veríamos a Cordilheira de camarote!

 Chegando na fronteira

Estava tudo muito bom, tudo muito bem…até chegarmos na fronteira do Chile com a Argentina. E aqui começou a nossa penitência. O Chile é bastante rigoroso em relação aos produtos que entrarão no país. A questão é que além da preocupação normal que todos os países tem com drogas, sementes e etc, o Chile ainda não permite que você entre com uma lista enorme de produtos:

  • Leite e derivados do leite;
  • Carne e derivados da carne.
  • Frutas e vegetais;
  • Comidas prontas, como sanduíches e hambúrguer;

E aí é que está o problema: a maioria das pessoas nem sabe dessas restrições e pensa que eles estão apenas procurando drogas. Mas não! E por isso mesmo foi que ficamos 4 HORAS para entrar no país. Todo o ônibus foi vasculhado e as bagagens são levadas para um Raio-X.

Passeio Aconcágua - Mendoza-6

 

Durante a procura, diversos gringos estavam com frutas, temperos e condimentos proibidos. Isso atrasou ainda mais a nossa saída e o pior: eles tiveram que pagar multa (10 dólares por produto).

 

Roteiro Mendoza- Santiago-2

E pra quê tudo isso? O Chile possui uma proteção natural contra pragas, que é a Cordilheira. Quando o turista chega com frutas (que podem conter pragas que eles não tem por lá) pode causar um problema sério. O Chile, o uso de pesticidas é mínimo e o medo deles é de haver algum problema com as plantações de uvas – uma das grandes formas de retorno financeiro para o país.

Depois de cruzarmos a fronteira, pegamos a famosa estrada Caracoles. E é impressionante! E eu que pensava que a Estrada de Taubaté era ruim! 😉

Roteiro Mendoza- Santiago-3

Informações

  • Nós compramos nossa passagem com a Andesmar e nossa passagem custou cerca de 130 pesos argentinos por pessoa;
  • Esse valor já inclui um café da manhã e almoço;
  • A viagem durou quase 8 horas por conta do atraso na imigração;
  • NÃO leve nenhum alimento que contenha derivados do leite ou carne;
  • Reserve o assento que fica no andar superior do ônibus e na primeira fileira. Você não vai se arrepender.

 

Para saber mais

Mais dicas de Santiago? Então veja nosso Guia para Viajantes!

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

68 COMENTÁRIOS

  1. Oi Deise!
    Você acha que existe o risco de a estrada Mendoza-Santiago estar “fechada” no início de Abril por conta de nevascas nas montanhas?

  2. Olá. Muito boa a matéria, mesmo sendo de 2015. Fizemos recentemente o percurso de ônibus, viagem sensacional. Apenas alerto que o valor da passagem, se fosse adquirida pela internet, seria muito mais alto do que o valor que pagamos comprando pessoalmente na rodoviária de Buenos Aires.
    Att.

    • Oi Sandra, tudo bem?

      Mesmo sendo mais barato, eu não conseguiria deixar para comprar em Buenos Aires. Eu sou muito certinha e organizada e por isso, ficaria com medo de não ter a passagem. Mesmo assim, obrigada pela dica! 🙂

  3. Boa noite,

    Tenho uma filha de 2,5 anos que toma leite em pó o NAM Confort 3, gostaria de saber se esse tipo de leite é proibido? Iremos no final de novembro e gostaria de saber se tem como comprar a passagem de ônibus antes pelo site da empresa que vcs compraram e quando for escolher as poltronas do andar de cima se está bem especificado o que estamos adquirindo para não haver erro?

  4. Pretendo fazer a viagem de ônibus de Mendoza para Santiago do Chile em 17/03/2018, mas ao que parece não vendem com essa antecedência. Se for esse o caso, qual a melhor maneira de comprar a passagem estando ainda no Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter