Top
  >  Roteiro   >  Roteiro d’Os Gemeos em SP: uma cidade cheia de cores

São Paulo não é uma cidade “plasticamente” bonita. Sua beleza não é tão óbvia quanto em outras cidades pelo mundo, como o Rio de Janeiro ou Paris. Talvez seja por isso que muitos turistas brasileiros não se interessem pela “selva de pedra”.

Roteiro d’Os Gemeos em SP: uma cidade cheia de cores

Como Caetano já disse na canção Sampa, “da dura poesia concreta de tuas esquinas” é de onde sai sua beleza nada óbvia. E foi justamente pensando nessa “poesia de suas esquinas” que preparamos um roteiro para quem quer sair do circuito tradicional. Dessa vez, nada de Praça da Sé ou Mercado Municipal. Um dos roteiros mais paulistanos por essência é conhecer as intervenções de grafiteiros paulistanos que estão espalhadas pela cidade.

E ao pensar no grafite paulistano, tenho certeza que um dos primeiros nomes que virão à cabeça é d’Osgemeos (sim, escrito tudo junto). Nascidos e criados no Cambuci, bairro central da capital paulista, ele já grafitaram os muros da famosa Tate Gallery em Londres e até mesmo um castelo escocês.

Obras que custam milhões pelas galerias de arte mundo afora, estão expostas como um presente dado aos paulistanos. É como se tais obras – tão coloridas por natureza – trouxessem um pouco de alegria para esta cidade tão cinza. E justamente por estarem expostas ao sol e chuva, existe o problema da conservação (mais uma razão para você não perder tempo e seguir o nosso roteiro).

Roteiro Osgemeos em São Paulo

Comece o seu roteiro pelo MAM, no Parque do Ibirapuera. Lá você vai encontrar um grande painel em comemoração ao Dia Nacional do Grafite, dia 27 de março. Como muitos dos trabalhos feitos pela dupla, este também foi feito em 2010 em parceria com Nina Pandolfo.


Visualizar Roteiro Os Gemeos em um mapa maior

 

Saia de lá e pegue o Eixo Leste-Oeste. Na saída para a Avenida 23 de maio há uma grande intervenção feita por Nina Pandolfo, Nunca e, é claro, Osgemeos. O bacana desse grafite é justamente o tamanho e localização. Em um lugar onde os motoristas nem prestam atenção no que existe ao redor está uma grande obra de arte!

Grafite em SP-7

Agora você já está perto de nosso último destino: o Cambuci. Na Rua dos Lavapés você vai encontrar um grande painel que retrata o dia-a-dia da população das periferias, que tem que usar o trem como meio de transporte. Um tema tão cotidiano para os paulistanos retratado com tanta beleza.

Roteiro grafite gemeos SP

Caminhe até a última obra de nosso passeio, localizada na Rua dos Lavapés com a Rua Justo Azambuja. Dentre todos os painéis, este é o mais degradado. Mesmo assim, vale a pena dar uma passadinha e se impressionar com a altura do “menino amarelado”.

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • Fabio

    25/02/2013

    Será que teremos um roteiro parte 2?
    É muito interessante! Já tenho alguns lugares em mente..!
    Belo Post!

    reply...
  • 21/09/2013

    Muito legal! Estamos já a um tempo querendo fazer um roteiro de grafites em SP, com certeza os Gêmeos serão incluídos.

    reply...

post a comment