Roteiro d’Os Gemeos em SP: uma cidade cheia de cores

Início Roteiro Roteiro d'Os Gemeos em SP: uma cidade cheia de cores

São Paulo não é uma cidade “plasticamente” bonita. Sua beleza não é tão óbvia quanto em outras cidades pelo mundo, como o Rio de Janeiro ou Paris. Talvez seja por isso que muitos turistas brasileiros não se interessem pela “selva de pedra”.

Roteiro d’Os Gemeos em SP: uma cidade cheia de cores

- Publicidade -

Como Caetano já disse na canção Sampa, “da dura poesia concreta de tuas esquinas” é de onde sai sua beleza nada óbvia. E foi justamente pensando nessa “poesia de suas esquinas” que preparamos um roteiro para quem quer sair do circuito tradicional. Dessa vez, nada de Praça da Sé ou Mercado Municipal. Um dos roteiros mais paulistanos por essência é conhecer as intervenções de grafiteiros paulistanos que estão espalhadas pela cidade.

E ao pensar no grafite paulistano, tenho certeza que um dos primeiros nomes que virão à cabeça é d’Osgemeos (sim, escrito tudo junto). Nascidos e criados no Cambuci, bairro central da capital paulista, ele já grafitaram os muros da famosa Tate Gallery em Londres e até mesmo um castelo escocês.

Obras que custam milhões pelas galerias de arte mundo afora, estão expostas como um presente dado aos paulistanos. É como se tais obras – tão coloridas por natureza – trouxessem um pouco de alegria para esta cidade tão cinza. E justamente por estarem expostas ao sol e chuva, existe o problema da conservação (mais uma razão para você não perder tempo e seguir o nosso roteiro).

Roteiro Osgemeos em São Paulo

- Publicidade -

Comece o seu roteiro pelo MAM, no Parque do Ibirapuera. Lá você vai encontrar um grande painel em comemoração ao Dia Nacional do Grafite, dia 27 de março. Como muitos dos trabalhos feitos pela dupla, este também foi feito em 2010 em parceria com Nina Pandolfo.


Visualizar Roteiro Os Gemeos em um mapa maior

 

Saia de lá e pegue o Eixo Leste-Oeste. Na saída para a Avenida 23 de maio há uma grande intervenção feita por Nina Pandolfo, Nunca e, é claro, Osgemeos. O bacana desse grafite é justamente o tamanho e localização. Em um lugar onde os motoristas nem prestam atenção no que existe ao redor está uma grande obra de arte!

Grafite em SP-7

Agora você já está perto de nosso último destino: o Cambuci. Na Rua dos Lavapés você vai encontrar um grande painel que retrata o dia-a-dia da população das periferias, que tem que usar o trem como meio de transporte. Um tema tão cotidiano para os paulistanos retratado com tanta beleza.

Roteiro grafite gemeos SP

Caminhe até a última obra de nosso passeio, localizada na Rua dos Lavapés com a Rua Justo Azambuja. Dentre todos os painéis, este é o mais degradado. Mesmo assim, vale a pena dar uma passadinha e se impressionar com a altura do “menino amarelado”.

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -