Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

dicas Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.

Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.

E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?

Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.

Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.

Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen
Países que pertencem ao Schengen

Agora vamos aos casos específicos

No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).

E o que isso significa?

Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?

Como assim?

Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.

Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!

Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!

Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.

E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!

Booking.com
Deise de Oliveirahttps://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

Related Stories

Booking.com
15,512FansLike
18,936FollowersFollow
23,564FollowersFollow

Mais populares

Mapa do rodízio em São Paulo e como evitar...

Uma coisa que não só os moradores de São Paulo devem saber, mas também...

Como chegar em Morro de São Paulo saindo de...

Para quem está com vontade de fazer um passeio em Morro de São Paulo...

Remédios para enjoo: leve em sua viagem!

Se você é assim como eu, enjoa só de olhar o mar, o ideal...

Viagem com cachorro para os EUA (na cabine)

Resolvi escrever esse post depois de encontrar informações bastante divergentes sobre viagem com cachorro...

Como chegar perto do letreiro de Hollywood?

Muitas das pessoas que viajam a Los Angeles desejam tirar fotos do famoso letreiro...

O que fazer em Florença, Itália: roteiro de 3...

Viajar a Florença (ou Fierenze) na Itália é o seu sonho? Então aproveite as...

Comments

  1. Gostaria de fazer um curso na Alemanhã de Alemão com duração de 6 meses. Existe a possibilidade de eu sair daqui do Brasil com um visto de estudante para 6 meses? Ou eu preciso ir como turista, ficar com 90 dias e solicitar por mais 3 meses o visto ?

  2. Duvida cruel: Estou na em Londres com o visto de estudante (irei ficar 6 meses), depois gostaria de ir para a Alemanha por 3 meses utilizando visto de turista, a minha pergunta e se não tem problema, ou se e melhor fazer uma viagem para fora da Europa de alguns dias logo apos o meu visto de turista expirar e dai entrar na Alemanha. Desculpa a falta de acentos. Muito Obrigada

  3. olá, tenho uma dúvida.
    eu entrei na españa em novembro de 15 e sai em janeiro de 2016 e voltei pro brasil e queria saber se posso entrar em maio, a embaixada da españa disse que posso entrar mais pelo post aqui eu entendi que não posso, vc pode me ajudar com essa dúvida?

  4. Precisa de uma ajuda urgente! Fui 6 meses com visto de estudante para Espanha e lá a universidade me deu uma prorrogação de mais 6 meses. No entanto, faltou um papel para renovacao do visto e estou com um recurso ainda sem resolução. Sai da espanha fim de janeiro e na proxima semana tenho passagem pra lá outra vez de férias por 10 dias. Será que terei problemas com a imigração????

  5. Olá Deise.

    Peço muito a sua ajuda para me tirar uma dúvida.
    Vou estudar na Itália pelo período da faculdade, começa no final de Setembro e acaba em Janeiro.
    Solicitarei um visto de estudante no consulado em algumas semanas, porém, gostaria de fazer um mochilao de 1 mes em Julho. Ou seja, gostaria de ficar de Julho a Janeiro.
    Já me informei no consulado e eles falaram que nao posso somar os 3 meses de turista aos meses do visto. Gostaria de saber se há alguma solucao pra isso.

    Atenciosamente,

  6. olá parabéns pelo Blog,

    Tenho uma duvida, entrei na Alemanha como turista com o carimbo para 90 dias… porém tenho uma oportunidade de trabalho, como posso estender esse período por mais uns 3 ou 5 meses, ou solicitar um visto de trabalho ja estando aqui como turista?

    por favor se alguém souber de alguma informacao, me mande um e-mail, pois teoricamente tenho os 90 dias se encerram dia 29 de maio.

    Obrigado.

  7. OI DEISE ESTOU NA ITALIA A TURISMO CHEGUEI EM 25 DE MAIO E ADIEI MINHA PASSAGEM PARA 15 DE FEVEREIRO, QUAL A POSSIBILIDADE DE VOLTA DEPOIS DE BASTANTE TEMPO DENTRO DO PAÍS!
    TERÁ ALGUM PROBLEMA PARA EU VOLTAR DEPOIS, VOU SAIR REGULAMENTE SEM SER DEPORTADA!

  8. Tenho uma duvida.
    Estive na espanha por 33 dias, e agora estou em londres por 65 dias. como turista em espanha tenho o direito de estar 90 dias legais, e em londres 6 meses.
    Desejo saber se eu retornar para espanha, saindo de londres com meus 65 dias de viagem, Tenho a possibilidade de estender meu prazo pra mais 90 dias na Espanha, Uma vez que eu sai da europa, para o reino unido.

    Aguardo um retorno Urgente.

  9. oi deise tambem pretendo ir com familia. minha esposa e tres filhos. apesar de ir com seguro viagem saude e com garantia em dinheiro aqui no brasil estou desempregado . quero saber se havera algum problema p entrar em portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui