Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Roteiro 8 dias em Paris

Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.

Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.

E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?

Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.

Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.

Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen
Países que pertencem ao Schengen

Agora vamos aos casos específicos

No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!
  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).

E o que isso significa?

Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?

Como assim?

Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.

Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!

Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!

Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.

E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!

Curta e compartilhe

Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Passeio de barco no Tâmisa em Londres

Eu sempre tive um certo pânico de parecer turista demais ao viajar....
Read More

225 Comments

  • oi Deise,

    esse esquema dos 90 dias funciona ao contrário. Por exemplo, pretendo ficar 90 dias na Irlanda q não faz parte do acordo Schengen e depois um mês em algum dos países que fazem parte (Portugal provavelmente). Dá certo? =P

      • mas e se eu quiser voltar pra irlanda? tipo ficar 90 dias na irlanda depois fazer um mochilão na europa, de um 1 mês… posso voltar pra Irlanda apenas para pegar o voo de volta para o brasil?

      • Boa tarde Deise! Uma dúvida. Estou na Irlanda com visto de negócios (90 dias) e pretendo fazer uma viagem de turismo para Franca (1 semana), retornando para (dessa vez para turismo) Dublin 1 ou 2 dias antes da viagem de volta (mesmo ticket da vinda). Esses 2 dias serão contados no primeiro visto? Ou na nova entrada, conta-se um novo período?

  • Que interessante, não sabia que fazendo este revezamento entre países que estão ou não no acordo daria para ficar muito mais tempo continuamente (embora tendo que variar locais a cada 3 meses). Mas ainda assim é uma opção para quem quer morar fora por uns tempos sem muita pretensão.
    Valeu a dica!

  • Rsrs Brasileiros e suas geniosidades pra burlar regras.
    (Apesar de não estar burlando, mas… rsrs)
    Ótima Jogada!

  • Obrigado pela dica, nunca imaginei isso…..Por isso é boa a internet, sempre tem gente querendo compartilhar o que sabe, e isso nos ajuda muito.

  • Deixa ver se entendi. Sair fora do espaço Schengen a cada 90 dias e voltar. é isso? Isso funcionava e bem até uns anos atras quando eu era ilegal. Por exemplo eu cansei de ir na Suiça e voltar no mesmo dia. Em alguns paises ja começaram a integraçao dos dados que ira acusar que voce ja entrou a 90 dias por outra porta mas mesmo assim, teoricamente eles nao pode te barrar”acordo Brasil x CE” porque voce saiu do espaço Schengen e eles nao esta escrito no acordo que voce é obrigado a voltar para seu pais de origem, mas podem inventar algum motivo absurdo “como ja acontece a anos” baseado nessa brecha “um babaca de plantao que nao teve uma boa noite com a mulher” por nao poderem te barrar mesmo voce ficando um dia fora e acabarem te deportando assim mesmo. Ao meu ver-essa é a minha opniao-a pessoa mesmo que “legal” ficar 90 dias em um pais e 90 em outro nao é uma boa escolha e até chega ser uma irresponsabilidade consigo mesmo se voce esta afim de trabalhar porque se for a turismo” que puta turismo na europa que precisa de mais de 90 dias” salvo se voce é rico, talvez torrando a economia ou tenha os chamados “amigos” e seja um aventureiro que nao da valor a um fio de cabelo na sua cabeça quanto mais no corpo. Mas de toda forma quem quer se aventurar ilegalmente seja por trabalho ou outro motivo, o melhor é ficar quieto em um unico pais e procurar regularizaçao” o pelo menos começar um processo em alguma comuna, isso demonstrara boa fé e voce nao corre dezenas de riscos sendo que a deportaçao é o menor deles” tem alguns lugares em portugal que estao implorando por brasileiros, mas quemm quer ficar la né”. Existem umas outras 10 formas além dessa ai para se manter na Europa por anos sem ser deportado mas sofrendo todo o impedimento de ser ilegal, como cruz vermelha, pedido de asilo que nao seja so politico, permissao provisoria de um pais e voce morar em outro, casamento, patrao etc etc etc. So sei de uma coisa depois de 7 anos aqui, o chic da Europa é poder ir morar no Brasil.

    • Olá amigo! Vejo que você entende bem do assunto!

      Poderia explicar um pouco melhor acerca dessas 10 maneiras?

      Sou brasileiro, neto de alemães, mas sei que o processo de reconhecimento de nacionalidade alemã pode demorar até 2 anos. Com isso, me parece que a demora torna meio inviável seguir esse caminho, até porque o meu foco é apenss a permanência na Suíça e nem sei se há alguma vantagem para quem é alemão, há?
      Até porque, até onde sei, brasileiros não precisam de visto na Suíça, já não posso dizer o mesmo com relação à alemães, confere?

      Desde já agradeço pela atenção e por qualquer informação adicional dos colegas! !

  • olá,
    fui para frança dia 29 de janeiro de 2013 e voltei dia 27 de março 2013. gostaria de saber quanto tempo devo esperar para voltar para a a europa. alguns lugares falam 90 dias, outros 180, estou confusa. são 6 ou três meses que eu devo ficar obrigatoriamente no brasil antes de voltar para frança? grata. ananda.

    • Olá
      Estranho ter de ficar 180 dias, pois em 2005 viajei à Paris em 25 de agosto, voltei para o Brasil em 12 de outubro (retornando no dia 15 para Paris ), dia 01 de novembro cá estava eu de volta e em 05 ou 06 de novembro voltava à Paris onde fiquei até o dia 27/01/2006 ( retornei definitivamente para o Brasil).
      Mas graças a Deus depois disso retornei à Paris por dez dias em 2007, 2010 e 2013 (e se Deus permitir lá vou eu de novo em junho desse ano).
      Abraços!

      • Ola, tudo bem? Otimo o blog, Parabénss…a minha duvida é a seguinte fui para Portugal como turista e com tudo certinho para ficar 90 dias … somente la solicitei um visto no sef e fiquei por mais 90 dias…90 dias como turista e mais 90 dias com um vistos…totalizando ai 6 meses e agora tem 1 mes que estou no Brasil…e proximo mes quero ir na Espanha terei problemas na entrada por ter ficado todo esse tempo em Portugal?

        • Olá Maria,

          Muito interessante a maneira que você fez.
          Eu vou para um programa de de startups na Estônia e irá durar 93 dias.
          Depois pretendo ir para a Espanha e ficar 3 semanas fazendo turismo.

          Então pelo que entendi eu posso ir para Estônia usando os 90 dias de turista, mas a um mês antes de acabar estes 90 dias posso ir ao consulado da Espanha na Estônia e solicitar um visto de turista por 90 dias na Espanha.

          É isso mesmo??

          Obrigado

      • Bom dia! Meu noivo e francês e vem ao Brasil por um mês, em outubro e retorna a franca em novembro como são de direito 90 dias ele poderá voltar ao Brasil fevereiro? Obrigada

  • Oi Deise,
    Existe algum pulo do gato c/ relação à alteração da data do voo de volta? Comprar passagens c/ um gap de 180 dias ou mais dá uma bela de uma subida no preço…
    Outra coisa é que, salvo engano, um dos requisitos da imigração qdo do desembarque seria passagem de volta. Se não houver pasagem de volta, mas passagem entre destinos diferentes em data futura, essa exigência estaria cumprida?
    Obrigadíssimo, Vitor.

  • Tenho uma dúvida: caso eu visite um pais da união europeia, exemplo: França e eu viaje 10 dias para Londres (país que não encontra-se no tratado de livre trânsito), esses 10 dias irão contar no limite de 90 dias do tratado da união europeia?

  • Ola Deise, estou c esse problema ai, minha sogra esta em portugal e jaja esta acabando os seus 90 dias , mas ele quer vim p ca ficar mais 90 dias na Suiça, entao ela e obrigada a sair do espaco schengen pour 90 dias ou ela pode ficar somente 1 ou 2 dias num pais fora do espaco e ja vim p suica e ter direito de novo aos 90 dias ? ou ela e obrigada a ficar os 90 num pais fora do espaco schengen p ter direito de novo a esses novos 90 dias aqui na europa?

      • Ola Deise!

        Em 05/09/2013 voce respondeu a uma pessoa que ela teria que ficar 90 dias fora do Schengen.Agora fiquei super confusa pois nas outras respostas voce diz que sao 180 dias fora do Schengen. Sao 180 ou 90 por favor?
        Muito obrigada por todas as dicas…belo trabalho! 🙂

  • Caso eu entre na região Schengen e depois de um tempo (ex.: 60 dias) vá para fora da schengen (ex.: londres 20 dias) e depois retorne para o mesmo local do inicio e fique o restante dos 90 dias (30 dias).
    É possível? como comprovo que fiquei apenas os 90 na região schengen? Terei problemas na chegada? já que minha passagem de volta constará datas acima de 90 dias?

  • Obrigado pela resposta Deise.

    Mas fazer isso é “legal” ?
    É possível? ou pode ser problemático?
    Pois como disse, minha passagem de volta está excedendo os 90 dias.

    Abs,
    Daniel

    • Ixi, Daniel, agora que eu vi.

      No texto eu expliquei que o espaço deve ser de 180 dias. Não é possível ficar apenas 20 dias fora do Schengen.
      Essa coisa de pedir o carimbo é legal sim. Como eu disse no começo do texto, não há nada de ilegal nessa estratégia. Agora, com certeza você terá que se arriscar. Que é possível, é.
      Agora 93 dias eu acho arriscado demais. Se você fosse ficar 180 fora do Shengen tudo bem, mas não é o caso. Eu não recomendo.

  • Oi Deise. Excelentes seu blog.Estou na mesmas situação, gostaria de ficar 4 meses.Você jà ouviu falar ” Visiteur” um visto para ficar mais do que 90 dias.?
    Maria

  • Ola Deisi parabens pelo blog e esta ajudando muito.
    Tenho uma duvida também. Posso fikar na frança 90 dias idepois ir para inglaterra por 6 meses e depois ir para espanha por mais 90 dias ou qualquer pais do tratado? Sera que da certo ou vão encrencar?

  • Oi Deise!

    Se eu for para a Suíça e ultrapassar os 3 meses permitidos, posso entrar em Londres e depois na Irlanda, ficar 3 meses em cada e voltar para a Suíça sem problemas?

    Há algum problema na minha entrada nos países fora do Schengen por eu ter saído da Suíça ilegal?

      • Antes de tudo, parabéns pelo seu trabalho!

        Com relação à esse tema, ouvi dizer que os brasileiros não precisam de visto para entrar na Suíça por conta de algum acordo bilateral entre esses dois países e que por conta disso muitos brasileiros acabam de certa forma burlando essa regra dos 90 na Suíça apenas alegando que entraram há menos de 90 dias caso sejam questionados. Procede essa informação, como funciona isso na prática?

        • Olha Guilherme, eu desconheço. A questão é que se você sair do Brasil direto para a Suíça, você terá um carimbo de entrada no país, e aí fica difícil alegar que você entrou antes.

  • Oi Deise, parabens pelo blog.

    Li tudo mas continuo meio confuso. Se eu entrar por Lodres, passar tres meses, passar um final de semana na Franca e voltr, ta valendo?

    ja comecam a contar os 90 dias do tratado?

    Voce acha que terei problemas pra voltar pra Londres?

    Feliz Ano Novo!

    • A regra é: para países do Schengen o seu limite será de 90 dias. Se você quiser estender isso, terá que passar 180 dias em algum outro país que não faça parte do Schengen.
      Isso significa que Inglaterra tem as suas próprias regras. Isso significa que o seu visto pode ser de até 6 meses, dependendo da boa vontade do funcionário da imigração. Se ele resolver te dar apenas 2 semanas, você deverá obedecer.
      Supondo que ele te dê 6 meses e você ficar no Reino Unido por seis meses contínuos, ao deixar o país depois de seis meses você não poderá retornar ao Reino Unido antes de um período de doze meses. Se você ficar por menos de seis meses pode retornar antes de um ano.

      Abraço!

  • Olá Deise e parabéns pelo blog!

    Eu tive uma experiencia parecida no ano passado. Tinha um visto de estudante que vencem em agosto. Eu entao saí da zona Schengen (fui para Londres) e entrei novamente como turista para ficar mais 90 dias.

    No entanto, voce sabia que há uma regra especial para a República Tcheca e para a Dinamarca? É possível ficar 90 dias extras em cada um desses países. São acordos bilaterais que o Brasil firmou com esses países e que nao valem na contagem dos 90 dias da zona Schengen. Por isso, é possível ficar até 9 meses na Europa como turista, de forma legal, sem precisar de visto, ex:

    90 dias na Schengen + 90 dias na Dinamarca + 90 dias na República Tcheca.

    Muita gente nao conhece essa regra, mas é uma boa sacada pra quem pretender ficar mais tempo na Europa!

    Um abraço

        • Olá Deise,

          Me refiro a essa questão da Dinamarca e da República Tcheca. Como fica esse controle nestes dois países?

          Supondo que eu esteja na alemanha, meus 90 dias estão para acabar, eu vou para a Dinamarca (ou Rep Tcheca) por exemplo, até onde meu diminuto conhecimento vai eu não receberei carimbo de saida da zona para ir a dinamarca certo? errado? E na entrada na Dinamarca (Rep Tcheca) eu recebo outro carimbo? Se alguem poder explicar essa questão melhor agradeço.

          Abraço,

          Tobias

          • Tobias,

            acho que você não leu o texto direito. Nele eu explico que os países que compoem o Schengen incluem a Dinamarca e a Rep. Tcheca e Alemanha. Se você quiser viajar por esses 3 países, terá um limite 180 dias. A data de início da contagem se dá a partir da data de entrada no primeiro país do bloco, independentemente se você receber um carimbo de saída de um outro país. O que você pode fazer para evitar riscos, é pedir um carimbo de saída…eles não podem te negar isso.

            Abs,

            Deise

    • Oi, Layse, por favor, tem como você me explicar como funciona essa regra dos 90 dias extras na República Tcheca? Até achei um outro site falando da mesma coisa, mas queria ouvir de alguém que realmente já foi. Eu passei quase 90 dias na Itália, vim pra Tunísia, estou há quase 2 meses aqui e daqui a 2 semanas vou pra República Tcheca, mas estou com medo de ter algum problema devido aos dias que passei na Itália…

  • Ola !
    Eu estava fazendo um curso de inglês em malta durante um mês, depois fui visitar minha tia na Suíça, e já estou aqui mais de 180 dias e agora eu quero voltar pro Brasil mas antes queria visitar israel e fica 4 dias ai o meu voo esta de Roma, será consigo numa boa. Eu também estou tentando dar entrada na cidadania italiana mas os docs no Brasil tá osso. Me ajuda obrigada

  • Olá, primeiramente parabéns pela sua iniciativa.

    Minha dúvida é a seguinte, irei fazer meu pós doc de 12 meses na Alemanhã, comigo tudo certo. A questão é que minha noiva irá por minha conta, ela precisa de visto? pq no meu caso como é pesquisa o consulado alemão diz que não, mas e ela?
    abraço

    • Oi Atila, tudo bem?

      Sem visto é impossível ela ficar 1 ano legalmente. Você terá duas opções:
      1- Casar-se com ela antes de ir e assim conseguir um visto para ela (rs).
      2- Ou ela terá que ficar 3 meses, depois voltar para o Brasil (ou algum país que não faça parte do Schengen) por um período de 180 dias e depois ficar mais 3 meses e assim sucessivamente.

      Espero que eu tenha ajudado.

      Abraço!

      • ola deise bom dia. pretendo ir a portugal como turista p ficar 12 dias. quero saber se mesmo assim o praso seria de 90 dias

    • Olá Atila,

      me encontro na mesma situação que voces, só que ao contrário :é minha noiva que irá para o pós doc e eu gostaria de ir com ela…

      Voces encontraram alguma solução?

      Obrigado.

  • Ola, estou indo p frança, pretendo ficar um ano, se tiver fazendo cursos tem problema em ser deportada? Estou indo como turista. E mesmo ficando um ano ilegal, na hora de voltar vou ter problemas?

  • Ola!

    Cheguei na frança 16/12/2013 como turista, mas comprei a volta para o brasil dia 23/03/2014 ou seja 97 dias. Comprei uma passagem de onibus para londres para amanha( ou seja vou sair da UE) e depois vou voltar de aviao para UE antes da minha volta ao brasil dia 23. Porem ,como vou de onibus nao sei se terei meu passaporte carimbado.
    Alguem pode me ajudar? Terei algum problema?

  • Olá, Deise. Estou pensando em ir, numa espécie de “gap year”, fazer trabalhos voluntários (economizando com hospedagem e alimentação) para treinar os idiomas em alguns países (França, Itália, Holanda, Turquia, Reino Unido). 2 deles estão fora do acordo de Schengen e 3 estão dentro. Vc acha que daria pra fazer o trajeto (ficando 3 meses em cada país): Itália, França (pelo que entendi ficando 90 dias em cada – o que somaria 180 dias consecutivos no Schengen – não teria problema, certo?), Turquia, Holanda e Inglaterra, ou vc sugeriria alguma outra ordem?? Outra coisa, poderia apresentar apenas a reserva dos vôos entre países e a de volta às autoridades competentes? Obrigada.

    • Oi Marina,

      você só pode ficar 90 dias consecutivos em países do Schengen. Depois disso, deve ficar 180 dias em algum país que não esteja no acordo. Agora, a combinação de quais países fazer primeiro deve ficar a seu critério.
      Sim, você pode apresentar apenas a reserva dos voos, mas isso é muito pessoal…se você der azar de encontrar alguém para te perturbar, você pode ter problemas. É questão de sorte.

  • Meu diretor irá para a Inglaterra a negócios, ficará entre 7 e 10 dias, vai buscar um investimento/empréstimo junto à uma financeira de lá, estes valores virão por intermédio do BNDES declarado tudo certinho, minha duvida é ele precisará de visto ou alguma documentação específica? no aguardo, obrigada!!

  • Deise, já li e reli o texto e as respostas 1 milhão de vezes rs, mas vou perguntar uma última vez por desencargo de consciência…
    Eu vou fazer um intercâmbio agora na Itália, entro na Europa dia 30.03, pela Espanha, e como o projeto termina dia 23.05, depois fico livre pra fazer turismo. Uma das minhas dúvidas já foi esclarecida, agora eu tenho certeza que o meu raciocínio estava correto quanto a obter um novo visto, que não tem nada a ver com o obtido na Espanha, ao entrar na Inglaterra, por exemplo. Mas ainda me restou uma dúvida que é: se eu for pra Inglaterra faltando 10 dias para o meu visto de turista expirar, depois eu poderei voltar pra Itália, por exemplo, e ficar esses 10 dias restantes até completar os 90 dias?

  • Olá! Farei um curso de 12 semanas em Barcelona,ficarei lá exatos 90 dias. Mas a embaixada aqui me disse que esses 90 dias se restringiam ao pais somente. Com isso, vou passear em Lisboa 4 dias antes. Tenho toda a documentação certinha,passagens de ida e vta,tudo ok! Sairei de Portugal para Espanha de avião. Ou seja, 90 dias em Barcelona e 4 em Portugal. Tem algum problema? Obrigada.

  • Oi

    Eu estou indo fazer um curso de inglês em Dublin com duração de 90 dias ( como vi não faz parte do tratado de schengen ) e depois pretendo viajar por mais 30 dias , quando terminar o curso por países q fazem parte do tratado de schengen como Alemanha, franca , Itália entre outros q não resolvi ainda.

    Logo as minhas dúvidas são:

    Pensei em comprar um voo da TAP salvador-conexão em Lisboa e DUblin
    Vao carimbar meu passaporte em Lisboa ??
    Ou e melhor comprar com conexão por Londres ???( já q esse não faz parte do tratado de schengen e depois pretendo viajar 30 dias em países do tratado)???

    Assim:
    Quando chegar em Dublin eles vão me dar uma permanência de 90 dias e sim deixarei o pais nesse período estipulado! Só que de lá quero ir p Itália e lá vão me dar 90 dias mais ?

    E quando chegar em Dublin posso apresentar passagem aérea com um mês a mais voltando para o Brasil por exemplo por Lisboa ???

    Obrigadaaaa

    • Oi Alina, tudo bem?
      O seu passaporte será carimbado em Lisboa, mas depois você passará por outra entrevista ao chegar em Londres.
      Olha, você vai exceder o período de 90 dias de países de Schengen e eu não recomendo. Você pode sim ter problemas com isso.

  • Olá, tudo bem? Minha situação é a seguinte:
    Entrei no espaço schengen pela Alemanha no dia 21 de janeiro e estou em Napoli como “turista”, vim ver minha esposa que está fazendo doutorado. Fui para Londres no dia 21 de março e a imigração de Napoli carimbou minha saída. Voltei pra Napoli no dia 25 de março e a imigração carimbou novamente minha entrada sem problemas. Ele carimbou na mesma página do carimbo de entrada da Alemanha e do de saída de Napoli. Quero saber se eu tenho mais 90 dias pra ficar em Napoli à partir do dia 25 de março, ou se tenho que ir embora mesmo no dia 17 de abril, que será meu nonagésimo dia na Europa. Muito obrigado

  • Olá! Pretendo viajar para a europa em 2015, e gostaria de ficar lá por 1 ano, fazendo esse esquema citado.
    Vi que para entrar na europa precisa ter passagem de ida e volta, com data de volta no prazo de 90 dias.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    No caso da passagem, como ela vai estar marcada com a volta para 90 dias, posso remarcar facilmente a volta? No meu caso, sempre que for remarcar, tenho que remarcar para os proximo 90 dias certo?
    Quanto ao seguro de saúde. Devo proceder da mesma forma? Fazer um seguro válido por 90 dias e depois renova-lo, ou posso fazer um seguro válido para o ano todo?

    Obrigado!

  • Olá Deise, tudo bem?

    Por favor, sei que esse assunto é super comentado – já li e reli seu post e também a maioria dos comentários, também já tentei contato com o Consulado e com o Ministério de Relações Internacionais aqui do BR. A dúvida ainda permanece pelo enorme número de casos e informações não tão convergentes.

    A pergunta é: dado que os 90 dias valem APENAS para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, se quisermos visitar um país FORA do “Espaço de Schengen” antes, durante ou depois dos 90 dias, os dias que passarmos fora, contam ou são descontados?

    Exemplo fictício: trajeto Reino Unido (fora), Portugal (dentro), Espanha (dentro), França (dentro), Suíça (dentro), Itália (dentro), Austria (dentro), Croácia (fora), Grécia (dentro), Turquia (fora). Dez dias em cada, totalizando 100 dias. Quais contam, quais não contam? Esse mix é permitido? Pois dentro do Schengen seriam apenas 70 dias.

    Agradeço IMENSAMENTE se puder me ajudar.

    Um abraço, Isabela

    • Oi Isabela,

      como eu digo, tudo vai depender do bom humor da pessoa que você encontrar na imigração. rs
      No entanto, a regra para recomeçar a contar os 90 dias em Schengen é que você precisa ficar 180 dias fora do Schengen. Se você ficar menos tempo do que isso, irá descontar dos seus 90 dias.

      • Oi Deise! Li o post – excelente – e todos os comentários. No entanto ainda estou com um dúvida sobre essa questão de descontar dias.
        Ex. Viajarei para Malta, entrando por Paris onde será carimbado meu passaport e irei para Malta que também faz parte do Tratado Shg. Ficarei em Malta 45 dias, depois vou para a Irlanda, que não faz parte do Tratado. Depois de 30 dias na Irlanda retornarei a Malta. Minha pergunta é: Nesse prazo que ficarei na Irlanda, não será contado no Espaço Shg, certo? Ou seja, posso voltar para Malta e ficar mais 45 dias e retornar ao Brasil. Certo?
        Outra dúvida, se enquanto eu tiver em Malta (durante os 45 dias), eu passar 2 dias no Reino Unido que também não faz parte do Tratado, esses 2 dias são descontados do total de 90 dias? Ou seja, eu poderia no retorno a Malta ficar mais 47 dias e retornar ao Brasil? Desculpe o excesso de detalhes, mas tenho lido tanto e não consigo ter certeza disso. Obrigada e parabéns pelo Blog! Excelente!

  • Eu estou na alemanha. .. meu amigo ficou mais de 90 dias saiu da alemanha sem nem um problema. Depende muito da pessoa da imigração né.

  • Oi Deise!!!
    Então… estou precisando saber o seguinte: Estou na Rússia na cidade de Kusk e preciso ficar aqui por mais de noventa dias pra obtenção de carta convite da faculdade que vô cursar já que as aulas só começam em setembro. Cheguei aqui no dia 27 de março portanto até 26 de junho tenho que sair, fiquei sabendo que é possível prorrogar o visto, vc sabe me dizer se isso é verdadeiro? Se é, como faço pra conseguir esse feito, pois prefiro sair pra um país vizinho pra conseguir essa prorrogação do que ter que gastar voltando para o Brasil. Desde já agradeço e eu amei seu blog, parabéns!!! Bjos…

    • Olá Phâmela, as leis da Rússia não são nada obscuras. Desde o acordo de isenção de vistos entre o Brasil e a Rússia, cidadãos brasileiros estão sujeitos a uma regra bem similar à da União Européia, ou seja, pode-se permanecer por até 90 dias, na condição de turista, a cada período de 180 dias. Recomendo-lhe fortemente não permanecer no país após a expiração de sua permanência porque há um rigor muito grande com o cumprimento da legislação migratória (lembre-se que a Rússia é um centro de atração de imigrantes ilegais provenientes de muitos países). No seu caso específico, imagino que a instituição que providenciará a carta-convite poderia interceder e pedir uma extensão do seu período de permanência ou mesmo um visto de estudos, uma vez que você tem objetivo líquido e certo no país e não pretende, ao que parece, trabalhar de forma irregular. Embora a Rússia seja um tanto burocrática, não creio que seja um empecilho tão grande. Na pior das hipóteses, um despachante pode resolver facilmente as coisas para você.

  • Oi Deise, gostei do seu perfil auto intitulado “viajante compulsiva” kkk. No meu caso tento ser mais saí apenas uma vez do país e foi para os EUA a turismo.
    Sou ascendente de europeus (alemão/espanhol/português) na minha família tem um pouco de tudo.
    Tenho muito vontade de viver definitivamente na EUROPA, procurando trabalho e levando minha família. Vc que conhece o mundo, isso realmente é uma boa ? Muitos falam que depois que estão lá querem voltar, mesmo com nosso violência, corrupção , etc.
    Dá para pegar visto de trabalho morando aqui no Brasil, ou tem que se mudar pra lá primeiro ?

    abraço e parabéns !

    • Oi Adriano, tudo bem?
      Para você conseguir um visto de trabalho, você precisa ter um convite de trabalho oficial no país em questão. Além disso, você terá que comprovar ter dinheiro o bastante para o período. Não é tão fácil quanto parece.
      Te desejo sorte nessa sua empreitada.

      Abs,

      Deise

  • oi! eu tenho um visto de estudante na franca que vai durar até 1/09/2014. voce sabe se eu posso ficar aqui depois disso por 3 meses como turista, ou se eu devo voltar pro brasil pra ficar mais 3 meses? se eu for pro reino unido no dia 31/08 e voltar, eu posso ficar mais 3 meses? e renovando o visto pra ficar esses 3 meses como turista? na verdade é so 3 meses que me interesso mesmo, talvez menos, por perderei de qualquer forma o semestre da faculdade no brasil.
    se puder me responder agradeço mesmo! 🙂

  • estou com uma dúvida…se vou para um país que faz parte do acordo e passo um período abaixo dos 90 dias, algo como trinta dias, e volto para o brasil, caso eu queira retornar para mais trinta dias, tenho que esperar mais 180 dias? ou esses novos trinta dias se somam aos anteriores ? Fui para espanha em março ..de 03 a 14 de março…qd posso voltar?

    E para países fora do acordo de schengen? Fiu para turquia em abril..passei 15 dias..qd posso retornar?

  • Olá Deise!!! Parabéns, você tira muitas dúvidas.
    Ultrapassei os 90 dias na Europa, quando vim para o Brasil passei pela imigração de Portugal, fui informada que teria que pagar uma multa para poder voltar depois de 3 meses, paguei a multa na própria imigração, ele me disse que eu não teria problemas em voltar depois de 3 meses apresentando os comprovantes dessa multa.
    Apesar de ele ter me falado com certeza estou com um pouco de medo.
    No seu entendimento você acha que realmente é isso?
    Estou para voltar na semana que vem por Portugal!
    Desde já agradeço

  • Olá Dayse, não seria 90 dias dentro de um período de 180? E não 90 dias a cada período de 180? Pq se for a primeira opção seria 90 dias e não 180 após a saída. . Os 180 seria referente a data de entrada

  • Denise, parabéns pela atitude e pelo blog!! Mt informativo!!

    Tenho entrevista no Consulado do RIO, para um visto de 6 meses na França, meu curso é de francês
    Trabalhei na Michelin no Brasil 3 anos, tenho o TCF nível B1, já estudei 1 mês em Paris e 1 mês na Inglaterra e tenho um tio francês que me dará a carta para ficar lá pelo período, tenho também um pouco mais do dobro dos 615 euros mensais

    Porém, meu curso começa 02/10/14 e termina 23/01/15, e as inscrições pessoalmente são de 19/09/14 até 02/10/14, só que a QUESTÃO: minha passagem é chegando em Paris 24/07/14 e voltando 24/01/15
    Achei que eu poderia entrar como turista 1 mês em meio, e depois utilizar o de estudante, assim emendando os 2 vistos, que ainda totalizaria 6 meses.
    Tenho viagens planejadas em início de agosto no espaço Schengen, mas ouvi que devem me negar o visto mandando eu colocar a passagem para a duração do curso.

    Voce sabe de alguma lei que eu possa argumentar de emendar os dois vistos? ou se posso anexar ao dossiê um resumo similar a esse que fiz?

    MUITO OBRIGADA!!!!!

    Your comment is await

  • Ola, tudo bom?

    Entao queria tirar uma duvida, Minha entrada foi em paris fiquei 2 semanas
    agora estou em dublin, irlanda vou ficar ate o 2 meses e 2 semanas q falta para os 90 dias visto como turista.
    esses 2 meses e 2 semanas na irlanda conta na volta se eu ficar em paris mais 2 meses?

  • ola, queria tirar uma duvida
    eu fiquei em paris 2 semanas e vim para irlanda e vou ficar uns 3 ou 2 meses aq, sabes me dizer se o tempo q eu ficar na irlanda vai queimar meus dias em paris ? ou posso ir pra paris e ficar o tempo q falta para os 90 dias ? obrigado!!

  • Ola,

    Estou na Franca e esta expirando meus 90 dias, fui para o Marrocos e fiquei 5 dias, e voltei para Franca onde recebi o carimbo e saida e entrada. No caso, posso ficar mais 30 dias tranquilo? Ou posso me incomodar?

  • Ola Deise tudo bem…? Parabénsss pelo Blog!! Ja fiz essa pergunta aqui mais acho que a escrevi em um local errado..desculpe-me rsrs Bom a minha duvida é a seguinte fui a Portugal no dia 29.10.2013 e fiquei la como turista por 90 dias e antes de completar esses 90 dias fui ao sef e pedi um visto para ficar mais 90 dias…eles me deram um visto de prorrogaçao de curta duraçao.. ou seja fique la 90 dias como turista e mais 90 dias com um visto de prorrogaçao…totalizando ai 6 meeses a minha duvida que jaa estou agora no Brasil tem 1 mes e gostaria de viajar novamente para Europa proximo mes…terei problemas na entrada por ter ficado todo esse periodo em Portugal?

  • Boa tarde Deise. Não sei em que país você está atualmente então vai boa tarde mesmo x)
    gostei muito da postagem, a única coisa que eu não entendi foi sobre as 100 Libras/Dia. Isso seria o gasto com o que exatamente?

  • Eu estou na Inglaterra e tenho o visto de turista de 6 meses é minha dúvida é a seguinte uma vez eu saindo do reino unido antes e claro dos 180 dias expirarem eu consigo voltar e pegar o carimbo de mais 180 dias ??? Eles tem algum meio que rastreia quando você sai???
    Eu tenho muitos carimbos daqui e de outros países pois viajo muito e antes de levar este carimbo de agora de 180 dias eu já tinha sido carimbada aqui em janeiro com o mesmo carimbo que dava direito aos 180 dias, este carimbo de 180 dias e sempre contado apartir da data que foi carimbado???

  • Olá deise,

    Parabéns pela iniciativa! De muito ajuda, bom gostaria de compartilhar uma experiência e tirar um dúvida.

    Fiquei na Irlanda como estudante por 3 anos, e depois disso quis permanecer por mais algum tempo, e na verdade não precisei de sair da Irlanda para conseguir o visto de turista, simplesmente fui na imigração e solicitei 3 meses de turista e me concederam então fica aí a dica para os estudantes na Irlanda.

    E a minha dúvida e a seguinte, depois desse tempo de estudante/turista fui para o Brasil (2013) e agora entrei novamente na Irlanda e me concederam somente 75 dias, e depois desses 75 dias pretendo ir para Sardenha- Itália e passar um período de uns 60 dias pelo que eu li nos outros posts e possível sim não e????

    Muito obrigado,

    Tiago.

  • Boa tarde,

    Estou indo para Inglaterra a turismo e vou passar 25 dias no país.

    De lá, vou para Franca realizar um curso e tenho visto de estudante para 4 meses. Finalizando esses 4 meses, volto para a Inglaterra por mais 20 dias para turismo e pegar meu voo de volta ao Brasil.

    Gostaria de saber se terei problemas na imigração Britânica por voltar ao país e passar mais 20 dias antes de embarcar.

    Atenciosamente,
    Camila.

  • Boa noite

    No inicio desse ano passei 18 dias na França com visto de turista e depois retornei ao Brasil…So que agora pretendo viajar para Italia para conhecer a cidade…. Quanto tempo devo esperar para poder viajar para italia?

    Atenciosamente
    Ediane

  • Olá, Deise.

    Se eu tiver cidadania européia esse esquema de datas para voltar para a europa nao se aplica a mim ne? Eu posso voltar quando quiser?

  • Oi Deise, amei seu blog! Muito bom!
    Me tira uma duvida, minha situacao eh a seguinte:
    Cheguei em Dublin (vindo do Brasil) no dia 20/07/2014, no dia 24/07/2014 fui para Londres e fiquei la ate o dia 27/07/2014 (entrei pelo aeroporto de Stansted e nao passei pela imigracao, ou seja, nao carimbaram meu passaporte nem nada, sei la porque, eu simplesmente sai do aviao e sai do aeroporto junto com o resto das pessoas do aviao).
    Dia 01/08/2014 irei para Londres de novo (vou morar com meu namorado la), sera que eu consigo o visto de 180 dias? Eu ouvi falar que porque eu estava em Dublin eu so consigo o visto de 90 dias. Minha ideia eh ficar ate janeiro (tenho passagem de volta para o Brasil no dia 19/01/2015), alem disso estou de licenca do trabalho no Brasil por um ano e tenho a carta da empresa falando que tenho que voltar ate junho do ano que vem.
    Como estou planejando viajar com meu namorado durante esses seis meses que estarei aqui, fiquei com medo de eles nao me darem os 180 dias de visto porque estou vindo da Irlanda!

    Muito obrigada!
    Beijos

  • Eu viajarei para a europa em agosto e quase todos os países da minha lista fazem parte do “espaço schegen”, com exceção da Romênia. Vou sair da Hungria para Romênia e da Romênia para Itália. Então minha dúvida é esta: há controle migratório indo para Romênia; e, igualmente, voltando da Romênia para o “espaço schegen”, no caso Itália?

    Att.,
    Rubem

  • ola Deise !!!

    Eu tenho uma duvia , acabou meu tempo na europa vou para o Brasil para voltar com visto de trabalho .
    A minha duvida é se eu terei que esperar os 180 dias mesmo com o visto ?

    • tenho essa mesma dúvida..
      Dei entrada no consulado da Suíça no para um pedido de visto D (para estadia de longa duração na Suíça.. ) estou no país há 2 meses esperando esse visto.. assim que chegar, volto para o Brasil para retirá-lo.
      Minha dúvida é, mesmo tendo o passaporte carimbado com o visto, se terei problemas em retornar à Suíça em seguida, uma vez que passei 90 dias aqui e tem que se respeitar os 180 dias de intervalo, entre uma vinda e outra…

  • Olá Deise, tudo bem?
    Estou com uma dúvida.
    Vou para Irlanda agora em agosto. Pelo o que eu entendi lá pode ficar mais de 90 dias né?
    Só que como não tem vôo direto, vai carimbar onde fizer escala, ai tenho que obedecer a regra do país que fiz escala? É isso? E na Irlanda só poderei ficar 90 dias?

  • Olá, estive na Europa entre 20/01/2014 até 17/04/2014, assim quase os 90 dias completo. Gostaria de Saber quando , a partir de quantos dias posso voltar para a Europa. Após 3 meses fora dos países Schengen ou 6 meses?

  • Bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida a respeito de vistos; Brasileiros não precisam de visto para a Alemanha, sendo que podem ficar até “3 meses num período de cada 6 meses”.
    Eu não entendi realmente, quantos dias devo ficar fora da Europa após a estadia de 90 dias?
    Devo ficar 3 meses ou 6 meses para depois poder voltar para Europa?
    Estive na Alemanha de 21/01/14 até 17/0414 total 87 dias, a partir de qual data começa a contar se for os 6 meses para ficar fora da Europa?

    Obrigado, Bom final de Semana!

  • Deise, vi um comentário aqui sobre os 90 dias extras que dão para brasileiros na República Tcheca, você sabe algo a respeito?

  • Deise boa noite!!! Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog.
    Bom preciso de ajuda eu fiquei na Espanha por sete meses acabei ultrapassando o prazo de 90 dias e retornei para o Brasil dia 10 de Julho e quando cheguei em Portugal fui fazer conexão para São Paulo fui multada em 160€ já depositei o pagamento da mesma. Eu preciso saber quanto tempo eu preciso ficar no Brasil para depois voltar a Espanha??? O meu noivo mora na Espanha se ele fazer uma carta convite facilita ajuda na minha entrada na Espanha??? Ele tem trabalho e documentos, pois ele já mora na Espanha faz 10 anos.
    Aguardo ajuda.

    Grata,

    Katia de Oliveira

  • Ola. estou planejando ficar 6 meses (180 dias) na Italia com meus filhos e marido. minha entrada sera por portugal e quando chegar na Italia pedirei é que pedirei a autorização para ficar + 90 de que temos o direito. voce acha que terei problemas em Portugal na nossa saida ? o que voce acha sobre a passagem compro de 6 meses ou 3 meses ?

  • Boa tarde,

    Gostaría de passar um tempo superior a 90 dias na Itália. Se antes de completar os 90 dias, eu fosse para a Croácia e de lá ao Brasil, meu passaporte ficaría sem a saída do território Schengen. Será que conseguiría entrar novamente na Itália sem passar os 90 dias fora?

  • Ola! Em 2012 fui a alemanha, mas por confusão de 3 meses e 90 dias acabei fazendo as contas erradas e contei 3 meses, acabei ficando 5 dias ilegal sem querer, agora quero voltar, vc acha q terei problemas? Como faço p saber se meu passaporte tem alguma restrição? Obrigada, Paula.

  • Uau! Parabéns pelo blog são quase um ano ajudando e respondendo o pessoal..muito legal mesmo.

    Denise, minha dúvida pode ser besta mas gostaria de esclarecer..

    Existe algum carimbo especifico quando você entra na Europa ou são apenas os pequenos carimbos datados com o nome da cidade/pais?

    Estive na Europa no começo do mês passado, (Já estou de volta ao Brasil) e tudo que recebi foram esses pequenos carimbos datados em dois dos países que visitei. Agora minha maior dúvida é: Eu posso voltar para Europa antes dos meus 90 dias expirarem? (partindo do principio que meu primeiro carimbo foi a um mês atrás, o pequeno carimbo datado)

    Obrigado desde já e parabéns novamente pela iniciativa

  • Olá! Embora o post seja antigo, talvez você ainda possa me ajudar.
    Gostei muito dos esclarecimentos, mas restou-me uma dúvida.
    Eu e minha família gostaríamos de passar um tempo, na Europa. Então gostaríamos de chegar por Portugal que faz parte do Espaço Schengen e ficar por um período de dois a três meses.
    Depois disso queremos ir para o Reino Unido onde o tempo permitido é maior por não fazer parte do espaço.
    A pergunta é, posso ficar os 90 dias em Portugal e depois ir pro Reino Unido e ficar lá por mais 90 dias ou até mesmo os 180 dias como turista, caso consiga visto pra esse tempo todo? Sei das exigências para tanto e esse não é o problema, só quero esclarecer quanto as questões de permissão de entrada e permanência.
    Obrigada

  • Ola Tudo bem!Parabéns pelo Blog,sou brasileiro,Tenho dúvidas estou saindo de Portugal com meus 90 dias,estou indo para Russia,ficar 1 mês,volta para Espanha e faço conexão para Portugal e meu vou para o Brasil é no dia seguinte,Há algum problema se eu sair para ficar em um Hotel…Obrigado

  • Olá Deise!

    Primeiro parabéns pelo blog!

    Tenho duas dúvidas: a primeira é sobre o tempo que temos que ficar fora do espaço Schengen após passar os 90 dias lá. Tenho que permanecer no Brasil (ou outro país) por 3 meses ou por 6 meses após ter retornado de algum país do espaço Schengen? Vi que você respondeu 90 dias para uma pessoa e 180 dias para outra, então fiquei confusa. Você saberia me dizer se eu poderia confirmar essa informação em algum órgão aqui do Brasil?

    A segunda dúvida é a seguinte: tendo feito o pedido de visto de trabalho de um ano para um dos países do espaço Schengen (no caso a Bélgica), você acha que eu teria problemas se fosse para o país como turista passar esses 90 dias enquanto o visto ainda não saiu?

    Obrigada!

    • tenho essa mesma dúvida..
      Dei entrada no consulado da Suíça no para um pedido de visto D (para estadia de longa duração na Suíça.. ) estou no país há 2 meses esperando esse visto.. assim que chegar, volto para o Brasil para retirá-lo.
      Minha dúvida é, mesmo tendo o passaporte carimbado com o visto, se terei problemas em retornar à Suíça em seguida, uma vez que passei 90 dias aqui e tem que se respeitar os 180 dias de intervalo, entre uma vinda e outra…

  • Olá Deise! Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog!! Muito bom!! 🙂
    Minha dúvida: estou falando com uma familia da Itália que me chamou para trabalhar com eles durante o período de 1 ano, como au pair. Tem algum jeito de eu conseguir ficar lá esse tempo todo?
    Muito Obrigada!

  • Oi Deise,
    Não consegui encontrar a seguinte info, veja se você consegue me ajudar: a contagem dos dias é corrida, ou é interrompida quando saio do Schengen? Por exemplo, passei 21 dias na Grécia, e agora to viajando uns dois meses pelos Balcãs, que não fazem parte do Schengen. Quando eu voltar pra essa área, a contagem volta a valer a partir do vigésimo segundo dia?
    Obrigada, bj,
    Carol

  • Ola Pessoal,
    NOTA 10 pelo blog me ajudou muito!!!

    Algumas dúvidas:

    1- Alguém ja tentou visto de negócios para Espanha? ( sou empreendedora e estou retornando para a terra do jamón. Fiquei exatamente 89 dias na Espanha, fiz meu retorno ao Brasil foi em agosto/14 e volto para lá Dez/14). Agora quero voltar como autonoma.

    2- Alguém já tento Eurotunel como retorno antes do período de 180 dias. Ou seja sair da “Espanha” ir para Inglaterra e retornar pelo eurotunel para a França ( pelo eurotunel não há carimbo de retorno)

    Obrigada

  • Oi Deise!
    Muito bom o texto!
    Tenho uma dúvida, pretendo ficar 6 meses na Europa, primeiro indo para um dos países do tratado Shengen, antes de completar 90 dias de viagem dentro da área irei para os países fora de Shengen.
    Precisarei ficar quanto tempo nos países fora da área para retornar? Posso ficar um mês e retornar para a França, por exemplo?

    Quais países são mais tranquilos para imigração? É melhor comprar uma passagem de ida e volta pelo mesmo lugar? Comprar uma passagem com seis meses de permanência é aconselhável explicar para imigração que será um mochilão?

    Obrigado! (=

  • Hola, acho que é válido corrigir que não são 180 dias de espera após passar 90 dias na europa. Brasileiros tem o direito de passar 6 meses na europa, divididos em dois blocos de 180 dias. Logo, se você passa 90 dias, tem que esperar 90 dias para acabar o primeiro período de seis meses e pode voltar para mais 3 meses dentro de outros 6 meses.
    EU liguei em embaixadas, policia federal e procurei nas leis do espaço schegen, e tem até uma calculadora onde voce pode colocar as diversas entradas num período de 180 dias para nao ultrapassar os 90 dias, ou calcular quanto começa o proximo período se passar 90 dias seguidos. Os links estou colocando abaixo. Tem a lei tbm..
    http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/what-we-do/policies/borders-and-visas/border-crossing/schengen_calculator_en.html

    http://ec.europa.eu/home-affairs/policies/borders/docs/c_2010_1620_en.pdf
    http://travel.stackexchange.com/questions/13183/about-schengen-90-180-rule/21461#21461

  • Olá Deise.

    Gostei bastante do seu site, realmente muito úteis as dicas aqui prestadas. Obrigado!!

    Mas tenho algumas dúvidas, se caso, com sua experiência, você puder solucionar.

    Pretendo realizar um verdadeiro “mochilão” aventureiro pela Europa com uma duração de 1 a 2 anos.
    Pretendo visitar o máximo possível de países dentro e fora da área Schengen, isso inclui caronas, estadias em locais variados, pretendo utilizar programa de voluntariado e de estadia como o wwoof e couchsurfing entre outros.
    Seria possível como turista? Utilizando essa artimanha de entrar e sair do espaço S.
    Pelo que li fazendo uso dessa “brecha” o período máximo seria 180 dias? Ou poderá ser refeito para mais 180 somando 360… e assim sucessivamente.
    Recomendaram-me o visto de estudante na França por ter validade de 1 ano, é necessário comprovar matricula?

    Desde já, agradeço o auxilio.

    • Olá Diego, qualquer visto de estudante concedido pela França (ou por qualquer país) demandará sua matrícula numa instituição francesa e ainda uma entrevista no consulado deles. Creio que o seu mochilão de 2 anos, para se manter dentro da estrita legalidade, terá que incluir países fora do tratado Shengen por 6 meses a cada 3 meses nos da UE-Shengen. Brechas são facilmente desmascaradas em qualquer posto de imigração, todos os dados estão em rede. Além disso, por exemplo, fazer a matrícula numa instituição de ensino e não frequentar os cursos pode arriscar a notificação do seu passaporte no Ministério do Interior e a anulação do teu visto tão logo seus dados sejam jogados no sistema migratório (o que também não o livrará de multas ao deixar o espaço Shengen)

  • Oi Deise,
    tive meu visto de visitante de longa duração na França negado.Como ainda não desisti de passar um ano na Europa, quero aproveitar essa “brecha” que acabei de descobrir…
    só fica uma dúvida… minha passagem de ida e volta, já com data de retorno no final de 2015 , será por Paris. Posso fazer essa “artimanha” entrando e saindo por Paris? por exemplo, passo 3 meses em paris, depois vou para a Croacia e passo 3 meses. Então vou para a Italia e fico 3 meses. Depois saio do espaço schengen e volto a Paris somente para o voo de volta.
    obrigada!

  • Bom dia! por favor, preciso muito tirar essa minha dúvida. /espero que possam me ajudar. Obrigada!

    Eu fiquei na Itália por 66 dias seguidos com meus dois filhos, mas por motivo familiar tive que trazer a minha filha mais velha. O meu outro filho tem pai italiano, mas ainda não tem o passaporte europeu, fiz a transcrição de nascimento dele há pouco tempo. Poderei retornar a Italia com o meu filho para o natal com apenas 20 dias de permanencia aqui no Brasil ou terei que aguardar mesmo assim 90 dias para retornar a italia. O país de conexão será o mesmo anterior, Portugal e ele já cmprou as passagens. Será que terá problemas com a imigração, mesmo não ter usado os 3 meses completos lá ?

    Obrigada!

  • Help….
    Se eu for em Londres em janeiro como turista e ficar apenas 2 semanas poederei voltar em março com visto de estudante para 1 ano?

  • Meu noivo é nascido em Luxemburgo, ele vem para o Brasil em janeiro e quer que eu vá morar lá com ele!
    Só que estou desempregada e sem comprovação de renda, qual a maneira mais fácil de tirar o visto, pretendo orar lá definitivamente.
    Alguém pode me ajudar?
    Att.Elizabete

    • Prezada Elizabete, a maneira mais fácil de resolver sua situação, talvez a única, é entrar com um processo de casamento civil em Luxemburgo, a maioria dos países concede um visto de permanência para conjuges, renovável após um certo período de tempo, e que pode ser convertido em obtenção de cidadania após alguns anos.

  • Boa tarde! Fui a espanha em 27/04/14 e sai por portugal em 23/11 no aeroporto levei a multa,paguei no basil em uma casa de cambio,gostaria de saber se posso retorna a europa somente apos 27/04 ou posso retorna apos 3 meses? No meu passaporte nao colocaram nada somente carimbo…mesmo retornando por outro país e com novo passaporte devo levar o comprovante?

  • Oi Denise! Tudo bem? Obrigada pelas suas dicas, elas são extremamente valiosas. Você sabe me dizer qual é o tempo mínimo de permanência em um pais fora do espaço Schengen para poder voltar e “zerar” o “contador” do seu passaporte?
    No meu caso, meu visto em um pais Schengen é valido até o dia 2 de fevereiro. Eu poderia sair do Schengen no dia 2 mesmo? Qual o tempo mínimo para poder retornar para o espaço Schengen? Nesse caso, eu deveria voltar para o meu pais de origem ou pode ser qualquer outro fora do espaço? Desculpe por tantas perguntas… e obrigado desde já pela atenção 🙂

  • Olá Denise,
    Eu estou indo para a Espanha para ficar 89 dias.
    Quanto tempo terei que esperar para retornar à eapanha depois disso? Já que não ficarei exatos 90 dias.
    Obrigada

  • Ficando 6 meses no reino unido com visto de turista, quanto tempo preciso ficar fora dele pra ter mais direito a mais 6 meses? Saindo antes do fim dos 6 meses muda alguma coisa?

  • Oi Deise,

    Muito bacana esse tema, e parabéns pelo blog!

    Fiquei com uma dúvida:
    Se eu ficar 90 dias na França, depois viajo para Inglaterra e fico 1 semana.

    Será que eu poderia voltar para França após essa visita de 1 semana na Inglaterra?

    Abraços

    • Caro Danilo, creio que não é possível. Como turista regular, para retornar à França ou a qualquer país Schengen, você terá de ficar 180 dias fora do território correspondente.

  • Se eu for direto para a Suíça, tenho 90 dia e depois posso ir a Portugal, daí terei mais 90 dia para ficar lá e depois posso ir para Londres e terei mais 90 dias… É isso ou entendi errado, rs…
    Obrigado

  • olá, morei um ano e 7 meses em Portugal, no caso fiquei ilegal esse tempo todo, mas fiquei com muita saudade de minha familia e resolvi voltar para o Brasil por livre e espontanea vontade, não fui deportado e nunca tive problemas com justiça em Portugal.
    entrei pela frança e recebi o carimbo, mas na volta eu fiz escala na espanha, madrid e eles carimbaram meu passaporte normal com visto de saida, normal
    ou seja, entrei e recebi o visto e sai e recebi o visto, sem nada demais
    mas quero voltar a portugal agora em fevereiro, e estou com um certo receio pelo fato de ter morado la ilegal, será que consta meus dados da minha passagem na europa na imigração espanhola ?
    tenho a carta convite que um amigo me enviou, tenho dinheiro suficiente, tenho seguro saude, só não tenho o cartão internacional, vou tirar um novo passaporte essa semana, pois o meu ja venceu, no caso o passaporte que tinha os carimbos, no caso terei que tirar outro passaporte, fica os dados na imigração ?
    terei priblema na entrada ?

    • Teoricamente seus dados constam sim no sistema migratório, não importando que seja um passaporte diferente. Talvez você tenha que prestar informações, mas imagino que os problemas maiores seriam na sua saída e não no retorno. Não creio que terás grandes problemas caso tenha passado mais de 180 dias de tua saída da Espanha. De qualquer maneira, leve toda a documentação que você puder para comprovar sua intenção de saída da UE-Schengen em até 90 dias e não despertar desconfiança no agente migratório que o irá atender.

  • Olá!
    Morei 1 ano e 3 meses na Irlanda e e pretendo voltar em março como turista… tenho uma carta de uma amiga irlandesa, seguro e como renovei o passaporte, agora tenho outra numeração, dinheiro, cartão internacional..
    Porém estou voltando com menos de 180 dias… totalizando 123 (entre saída e entrada)…

    Por favor… Me responda!
    Obrigada!
    Eh muito arriscado?

    • Não importa que tenha outro passaporte, seus dados estão atrelados ao teu nome e se mantém no sistema por pelo menos 10 anos, ou seja, o agente que lhe irá atender terá acesso a todo seu histórico migratório nesse período do tempo

  • Ola Deise.
    Fiquei 140 Dias na Europa, ou seja, 90 dias + 90 de prorrogacao de visto de turista e voltei ao Brasil. Minha duvida é Quanto tempo terei que ficar fora da zona Schengen para poder voltar, 90 ou 180 dias, pois eu gostaria de voltar agora em abril pra la.

    Obrigada

    Camila

  • Olá! Tenho uma duvida, vejam se podem me ajudar
    Eu estou indo par a Inglaterra fazer um curso de 3 meses, depois quero ir para a holanda passar mais 2 meses e voltar na Inglaterra para pegar o voo de volta ao brasil, eu posso fazer isso sem problemas com a imigração?
    e alem do seguro e da passagem de volta o que mais é necessário para entrar nestes países?

  • oi Denise eu vou viajar pra Austria e minha passagem e 4/3/2015 e a de volta pro Brasil e dia 2/9/2015 isso e 6 meses, quero saber se eu corro o risco de ser deportada ja que minha passagem de volta e 6 meses e nao 3 meses?, e outra duvida, se a policia federal vai olha o saldo do meu travel money? ou vao pedir o saldo da minha conta?

  • Bom dia! Comprei uma passagem de 100 dias para Malta, de 10 de março à 30 de junho. Como poderia fazer para permanecer esses 100 dias? Posso visitar Alexandria dentro dos 90 dias, depois retornar para Malta e voar para o Brasil sem problemas? Minha outra kpção seria Croácia ou Turquia por uns dias e depois retornar para Malta e voar para o Brasil.
    Poderia fazer isto sem problemas? Tenho medo de problemas no exterior. Já comprei até um seguro saúde.
    Aguardo resposta.

  • Olá Deise! To com um problema, será que você pode me ajudar? É o seguinte, comprei a passagem faz um tempo e agora que fui ver que vou ficar lá um pouco mais que 90 dias, vou dia 15 de maio pra Itália (saindo de SP) e saiu de lá dia 16 de agosto, chegando em São Paulo dia 17 de agosto, tem jeito ?
    Adorei as suas dicas, mas não sei se elas se aplicam nessa situação.
    De qualquer jeito, já agradeço.

  • Ola Deise tudo bem, estou indo para Portugal agora em março para turismo, se achar um emprego com contrato como posso me legalizar para continuar la. se pode,ser poder me dar melhores informaçoes.

  • Estou na Suiça a um mes resolvi fazer um curso de frances com duraçao de um ano, estou hospedda em casa de amigos como faço para continuar o curso, se tenho visto como turista apenas por 3 meses. Sou Brasileira

  • Olá boa noite Deise,

    Eu tenho algumas dúvidas:

    Ano que vem eu quero fazer um curso de 3 meses na França. Eu queria chegar em janeiro de 2016 e iniciar o curso em março. Gostaria de saber se eu posso ficar de janeiro até março com o visto de turista e em seguida iniciar o curso e ter o visto de estudante? Ou seria melhor eu fazer o contrário, iniciar o curso de janeiro até março (com o visto de estudante) e depois sem precisar voltar ao Brasil ter o direito a ficar mais 3 meses na França?

    Obrigada!

  • Olá estarei viajando para Dublim em abril pretendo ficar lá 15 dias , dentro desse espaço de tempo irei para França por 04 dias, depois volto para Dublim…Pergunto é preciso ter algum tipo de seguro ? Obrigada

  • Ola Deise, eu posso ficar legal na Irlanda ate, 01/06 mas minha passagem de volta esta marcada para a data 30/06, o que eu posso fazer para nao entrar em uma enrrascada, e estou pensando em talvez nao voltar agora, viajar por 90 dias para um pais que nao esta no tratado, se fizesse isso onde voce recomendaria. E depois desses 90 dias voltar e ficar mais 6 meses para estudar em uk, isso e possivel ?

  • Olá, estou indo m~es que vem para Suiça,porém gostaria de ficar pelo menos um ano estudando a lingua alemã em Zurich, posso entrar como turista e fazer o pedido de visto estudante estando lá já? Para então permanecer mais tempo.
    Meu namorado é Alemão e pensou em fazer uma carta convite para mim, quanto tempo posso permanecer na europa com a carta convite dele ?

  • Olá! Adorei o post!!
    Tenho uma dúvida… ok, fui pro espaço schengen, deu os 90 dias, saí, esperei o tempo para voltar, voltei. Os fiscais não costumam negar entrada ao perceber que você está “passeando” de um lado pro outro?
    Muuuuito obrigada!! =)

  • Olá, parabéns pelo blog.

    Em agosto irei visitar minha familia na suiça, onde a minha passagem de ida esta para o dia 06/08 e volta 02/09.
    Pretendo ficar uma semana em londres saindo da suica (espaço schengen) no dia 07/08 e retornando no dia 14/08 para a suiça.
    Há algum problema em realizar este trajéto?????

    Estou com medo em relação a entrada, saida e entrada novamente no curto prazo no espaço schengen mas sem ultrapassar os 90 dias permitos.

    minhas rotas sao as seguintes:

    sao paulo – zurich dia 06/08

    zurich – london 07/08

    london – zurich 14/08

    zurich – sao paulo 02/09

    espero que tenha entendido .
    Agradeço desde já

  • Olá! Adorei o post, difícil encontrar um tão esclarecedor!
    Estou indo pra França estudar por um ano e meu namorado quer ir comigo mas não tem nenhum tipo de vínculo, somente eu.
    Você indicaria o que a ele pra ele ficar esse um ano comigo lá? Sei que existe visto para acompanhante de conjuge, mas dai ele não poderia trabalhar não é?
    Estamos tentando uma solução!
    Grrata

  • ola Deise,
    parabéns pelo site, muito bom.
    eu tenho uma duvida, estou indo para frança à trabalho, tenho uma permissão de 3 meses, e depois eu gostaria de continuar na Europa por mais 30 dias como turista, sera que isso é possível? tem como fazer alguma coisa? obrigado
    Pedro

  • Olá Deise. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Pretendo ir à Inglaterra em julho a convite de um professor para realizar um pós doutorado. O convite é por 7 meses (01/07/2015 a 31/01/2016) e sei que brasileiros podem ficar no Reino Unido por até 180 dias sem visto (como turista, ou como visitante acadêmico que é o meu caso). Gostaria de saber como são contados esses 180 dias sem a necessidade do visto. Por exemplo: se no período de 01/07/2015 a 31/01/2016 eu ficar 30 dias na Espanha, ou Itália ou França, fazendo com que meu tempo de permanência no reino unido não ultrapasse os 180 dias estarei legal ou tenho a necessidade de ter o visto mesmo assim?
    Em caso afirmativo eu poderei comprar a passagem de volta do reino unido para 31 de janeiro de 2016 ( ou uns dias antes) e na imigração apresento essa passagem e também apresento outra carta convite para um congresso na Itália (que será de 3 semanas ) e com isso o cara da imigração verá que não permanecerei no reino unido por mais de 6 meses? O que pode me dizer sobre isso?

  • Olá Deise!!

    Estou com uma mega dúvida, e não consigo achar uma resposta. Seu post me ajudou, porém ainda não esta calro para mim.
    Você poderia me ajudar??
    Seguinte, vou ficar 1 ano na Irlanda (Junho/15 a Junho/16), legalmente, com visto de estudante.
    Acontece que após finalizar o prazo do meu Visto, eu pretendo fazer um curso na Espanha.

    Minha dúvida é: minha entrada é permitida na Espanha, ou não pois os 90 dias legais que como Brasileira posso ficar por lá descontado do 1 ano que estive na Irlanda??

    Pelo Consulado Espanhol, eu não posso fazer a solicitação de Visto de Estudante em território espanhol.

    Muito obrigada pela atenção!!

    beijos

  • Bom dia!!
    Vou solicitar o visto para estudar ingles na inglaterra por 11 meses.
    Quando acabar esses 11 mees, sou obrigada a voltar para o Brasil?
    Eu posso sair da inglaterra, ir até paris, e depois voltar para a inglaterra como turista? OU tem algum tempo que preciso ficar fora da Ingalterra quando terminar meu visto de estudante?
    Gostaria de ficar 1 mes na inglaterra passeando depois que terminar meu curso de 11 meses, mas não acho em nenhum lugar se isso é possivel.
    Obrigada

  • Deise,

    Minha namorada virá me visitar na Irlanda e sua passagem de ida e volta está dando 91 dias não há tempo habil e nem dinheiro suficiente para troca da passagem, gostaria de saber se ela vai conseguir entrar no país, se terá dificuldades, estou muito preocupado, se souber algo que posso fazer? Desde já agradeço!

  • Olá Deise,

    Você sabe ou conhece algum caso de alguem que teve problemas em entrar na europa com passagem comprada pra 91 dias?

    Eu acabei comprando minha passagem pra 91 porque tanto antes quanto depois estavam muito mais caros e agora estou com medo de ter problemas ao ingressar.

    Se souber algo sobre e puder me ajudar. Obrigada

  • Olá Deise, tudo bem?
    Em cima das suas informações montei o seguinte roteiro: 90 dias em Londres e depois 90 dias em Berlin, ok?! Entendi certo?

  • Olá Deise,

    eu cheguei na Europa vindo dos estados unidos direto para a Itália. Lá fiquei por um mês e agora estou há um mês na Alemanha. Ou seja, me resta apenas mais um mês na Europa, certo? (ou tenho mais 2 meses na Alemanha ainda?). Bom, pressupondo que me resta apenas 1 mês, estou pensando como eu posso fazer para ficar mais e fazer um curso de alemão intensivo de dois meses? Até onde eu consegui pesquisar, teria que aplicar para o visto de estudante que vale 6 meses e teria então que provar um renda correspondente a esse tempo. Mas se eu só quero ficar mais dois meses além do tempo de permanência permitido, você sabe se existe um visto de duração mais curta e, consequentemente, por um preço mais barato?

    Obrigado!

  • Daise,

    Preciso da sua ajuda pra me tirar uma dùvida.
    Estou na Itàlia hà quase 3 meses (completa 3 meses no dia 30/06), mas entrei na UE por Portugal.
    Apòs os 3 meses devo tornar ao Brasil? Como continuar aqui na Itàlia por mais 3 meses de forma legal.

    Obrigada!!!!!

  • Daise,

    Preciso da sua ajuda pra me tirar uma dùvida.
    Estou na Itàlia hà quase 3 meses (completa 3 meses no dia 30/06), mas entrei na UE por Portugal.
    Apòs os 3 meses devo retornar ao Brasil? Como continuar aqui na Itàlia por mais 3 meses de forma legal.

    Obrigada!!!!!

  • ola gostaria de saber estou na frança mas de tres mesesquando entrei aqui foi como turista eles nao me perguntarm nada em portugal.mas a pergunta dia doze de maio era pra retorna ao brasil.mas fiquei ca entao ja se faz quaze ‘ quatro mes que stou em frança o que devo fazer pra ficar aqui .mas dois meses.gostari de saber se eu posso ficar aqui 3 meses ou sao 6 meses nao entedo isso como turista e estou na casa do meu namorado.sera que posso fica aqui.qual o prazo de validades que posso fica aqui.

  • E como faz em relação à passagem? Vou chegar pela Alemanha e volto pro Brasil somente 140 dias depois, porém vou ficar menos de 90 dias no espaço schengen. Uma semana depois que chegar na Alemanha vou para a Sérvia, fazer intercambio por 60 dias e depois volto para a Alemanha. Se pedirem a passagem, posso mostrar a passagem de ida para a Sérvia? E se perguntarem sobre quando eu volto para o Brasil, o que devo dizer? Já comprei a passagem, mas só agora pensei nisso e tô com um pouco de medo de ser barrada. Obrigada!

    • Debora tenho um amigo na mesma situação. Ele ta aqui na Áustria e que saber se quando ele voltar da Sérvia pra cá vai ter problemas, ja que o prazo de 90 dias dele na Áustria acabaram… Se souber de alguma coisa pode me avisar? Obrigado… [email protected]

  • Olá, tenho uma dúvida…
    Moro no Brasil e fiquei 5 meses em Portugal no ano passado, dos quais 2 meses sem o visto de permanência. Na volta de Lisboa para o Brasil, fiz conexão na Suíça e fui pega pela imigração. Recebi uma multa caríssima mas meu passaporte não foi carimbado. A multa foi paga mas não obtive informação de quanto tempo eu teria que aguardar para poder voltar prá Portugal (passando pela Suíça novamente). Já estou no Brasil há mais de 180 dias…
    Obrigada!

  • Bom dia!

    Eu vou fazer intercambio voluntário pela Aiesec, 45 dias na Rep Tcheca, depois ficarei uns 25 dias viajando, e ficarei mais uns 45 dias na Hungria em outro intercâmbio. Portanto passará dos 90 dias. Você tem alguma dica para eu passar esses 25 dias viajando entre os dois intercâmbio sem que me ocorra problemas na volta? É muito arriscado passar esses 115/120 dias sem nenhum visto, na saída eles vão perceber, certo?

  • Boa tarde, De =) Parabéns pelo blog!
    Acompanho seu site a algum tempo e gostaria de tirar uma dúvida sobre minha viagem a europa:

    Eu pretendo ir a Bélgica (visto turista) permanecer lá os 90 dias e depois ir ao Reino Unido (visto de turista) permanecer lá estudando inglês para fazer o IELTS e de lá aplicar para o visto de estudante em uma universidade Belga e voltar a Bélgica com visto de estudante. Minhas dúvida é:

    – Qual é o processo para tirar o visto de turista para o Reino Unido, uma vez que estou na Bélgica?
    – É complicado aplicar para visto de estudante em outro país ou não?

    Obrigado e parabéns pela qualidade do Blog!

  • Ola Deise!

    Parabens pela qualidade do blog e pela colaboracao. A minha primeira questao eh se eu posso retornar à Europa na qualidade de turista imediatamente ou 2 semanas apor ter morado em Luxemburgo por um ano como au pair (nao tenho um visto no passaporte, mas os contratos e a identidade luxemburguesa que especifica a qualidade da minha permanencia). Ou tambem preciso respeitar um prazo?

    A outra questao eh que eh obrigatorio que eu faca a demande de visto de estudante (tambem para Luxemburgo) do meu pais de origem, e por isso o farei do Brasil. Mas sou obrigada a esperar por essa resposta la ou (se o retorno como turista eh legal) eu posso voltar para e aguardar a resposta em Luxemburgo ou em outra parte da Europa?

    Ja coloquei essa questao para o consulado responsavel e eles nao me dao uma resposta. Qual eh a lei que regulamenta isto, como posso ter certeza antes de fazer planos e comprar a passagem?

    Muitissimo obrigada!

  • Ola, Deise
    Gostaria de saber se pode me orientar numa duvida.
    Tenho o visto de estudante da Irlanda que expira em Junho/2016. Meu curso acaba agora em Dezembro e apartir dai pretendo iniciar umas viagens. Existe a possibildade de ficar dois meses em Londres de boa? Eu so tenho o seguro governamental, esse vale para as demais?

  • gostei muito do site, gostaria de saber, se esses 90 dias ou 180 de permanência nesses países zera quando se volta ao Brasil?

  • Gostaria de fazer um curso na Alemanhã de Alemão com duração de 6 meses. Existe a possibilidade de eu sair daqui do Brasil com um visto de estudante para 6 meses? Ou eu preciso ir como turista, ficar com 90 dias e solicitar por mais 3 meses o visto ?

  • Duvida cruel: Estou na em Londres com o visto de estudante (irei ficar 6 meses), depois gostaria de ir para a Alemanha por 3 meses utilizando visto de turista, a minha pergunta e se não tem problema, ou se e melhor fazer uma viagem para fora da Europa de alguns dias logo apos o meu visto de turista expirar e dai entrar na Alemanha. Desculpa a falta de acentos. Muito Obrigada

  • olá, tenho uma dúvida.
    eu entrei na españa em novembro de 15 e sai em janeiro de 2016 e voltei pro brasil e queria saber se posso entrar em maio, a embaixada da españa disse que posso entrar mais pelo post aqui eu entendi que não posso, vc pode me ajudar com essa dúvida?

  • Precisa de uma ajuda urgente! Fui 6 meses com visto de estudante para Espanha e lá a universidade me deu uma prorrogação de mais 6 meses. No entanto, faltou um papel para renovacao do visto e estou com um recurso ainda sem resolução. Sai da espanha fim de janeiro e na proxima semana tenho passagem pra lá outra vez de férias por 10 dias. Será que terei problemas com a imigração????

  • Olá Deise.

    Peço muito a sua ajuda para me tirar uma dúvida.
    Vou estudar na Itália pelo período da faculdade, começa no final de Setembro e acaba em Janeiro.
    Solicitarei um visto de estudante no consulado em algumas semanas, porém, gostaria de fazer um mochilao de 1 mes em Julho. Ou seja, gostaria de ficar de Julho a Janeiro.
    Já me informei no consulado e eles falaram que nao posso somar os 3 meses de turista aos meses do visto. Gostaria de saber se há alguma solucao pra isso.

    Atenciosamente,

  • olá parabéns pelo Blog,

    Tenho uma duvida, entrei na Alemanha como turista com o carimbo para 90 dias… porém tenho uma oportunidade de trabalho, como posso estender esse período por mais uns 3 ou 5 meses, ou solicitar um visto de trabalho ja estando aqui como turista?

    por favor se alguém souber de alguma informacao, me mande um e-mail, pois teoricamente tenho os 90 dias se encerram dia 29 de maio.

    Obrigado.

  • OI DEISE ESTOU NA ITALIA A TURISMO CHEGUEI EM 25 DE MAIO E ADIEI MINHA PASSAGEM PARA 15 DE FEVEREIRO, QUAL A POSSIBILIDADE DE VOLTA DEPOIS DE BASTANTE TEMPO DENTRO DO PAÍS!
    TERÁ ALGUM PROBLEMA PARA EU VOLTAR DEPOIS, VOU SAIR REGULAMENTE SEM SER DEPORTADA!

  • Tenho uma duvida.
    Estive na espanha por 33 dias, e agora estou em londres por 65 dias. como turista em espanha tenho o direito de estar 90 dias legais, e em londres 6 meses.
    Desejo saber se eu retornar para espanha, saindo de londres com meus 65 dias de viagem, Tenho a possibilidade de estender meu prazo pra mais 90 dias na Espanha, Uma vez que eu sai da europa, para o reino unido.

    Aguardo um retorno Urgente.

  • oi deise tambem pretendo ir com familia. minha esposa e tres filhos. apesar de ir com seguro viagem saude e com garantia em dinheiro aqui no brasil estou desempregado . quero saber se havera algum problema p entrar em portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *