A minha experiência ao visitar a township KwaMashu em Durban, África do Sul

Início África do Sul A minha experiência ao visitar a township KwaMashu em Durban, África do...

Viajar para um país diferente para mim deve estar sempre que possível ligado ao estudo de uma cultura. A graça toda de viajar para um lugar novo são as comidas que conhecemos, as gírias que aprendemos, a sua história…tudo isso enriquece ainda mais uma viagem, na minha opinião.

Hotel em Joanesburgo? Reserve conosco em parceria com a Booking.com!
- Publicidade -

O que fazer em Durban-9

E para trazer-nos um pouco mais próximo da história da África do Sul, nós fomos conhecer uma Township em Durban. Não sabe o que é uma township? Eu explico: townships eram regiões para onde os negros foram realocados durante o período de segregação espacial, o Apartheid.

- Publicidade -

O que fazer em Durban-8

Não sei se vocês sabem, mas durante aquele período, os negros foram expulsos de suas casas em regiões centrais das grandes cidades e realocados para as periferias. Você era negro e tinha uma casa própria? Problema seu, você seria realocado para uma região sem estruturas mínimas de saneamento básico com centenas de outras famílias.

O que fazer em Durban-5

 

Essa township foi criada entre 1958 e 1965 com o mesmo objetivo de “limpar” o centro de Durban. Hoje em dia, 25% das pessoas aqui não tem o mínimo necessário para a subsistência e 30% da população está desempregada.

Hotel em Joanesburgo? Reserve conosco em parceria com a Booking.com!

Mas assim como no Brasil, o povo daqui tem uma incrível capacidade de sorrir mesmo em dias difíceis. Nós passamos uma tarde aqui com as crianças, que sempre pediam para serem fotografadas. Nosso almoço foi em uma espécie de centro cultural do bairro, onde crianças podem aprender danças ao invés de ficarem nas ruas. Eles até se apresentaram e foi lindo de ver. Como eles são lindos!

O que fazer em Durban-3

Nosso almoço foi muito bacana por ser tão parecido com a comida brasileira. Teve até churrasco! Estávamos nos sentindo em casa.

Um rapper sul africano se apresentou e levantou a galera. E não tem como negar: o nosso ritmo, swing, ginga, ziriguidum, vem do negro. E ponto final. Se colocassem um vídeo no mudo eu tenho certeza que qualquer um de vocês iria achar que era no Brasil.

O que fazer em Durban-4

Gostei muito da experiência de ver de perto como o povo vive e como o apartheid ainda tem efeito no presente. Nos próximos posts falarei sobre a minha experiência na township de Soweto, famosa por ter sido onde Sr. Mandela morou.

Hotel na África do Sul? Reserve conosco em parceria com a Booking.com!

 *O Viagem pelo Mundo viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways 

 

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -