Londres – South Bank


Um dos passeios mais inesquecíveis de Londres é conhecer o lado Sul do Tâmisa. Os londrinos dividem sua linda cidade em dois, o North Bank (Lado Norte) e o South Bank (Lado Sul) do rio Tâmisa.

Quase todos os pontos turísticos ficam ao Norte, em um dia ou dois você consegue conhecer todas as atrações do lado Sul. Calce um par de tênis confortável, acorde cedo e enfrente a maratona de atrações.

Para começar, desça do metrô e vá conhecer uma das pontes mais famosas do mundo, a London Bridge. Parece besteira, mas é tudo tão bonito, olhar de lá de cima, lembrar que Londres conseguiu o que parecia quase impossível, a despoluição do Tâmisa. É emocionante conhecer uma cidade em que os governantes parecem se importar de verdade com a população.

Se quiser começar com o pé direito, vá a um dos vários pubs ali perto e beba meio pint  (half pint) de Guiness, eu vou cometer a heresia de dizer aqui que não gosto de cerveja, nem de chope, sendo assim acompanhei meu marido com uma boa xícara de chá inglês. Se você pensou que era muito cedo para beber, era mesmo, mas não se acanhe, imite os locais sem medo de ser feliz. Se você tiver estômago, encare o pequeno café da manhã típico inglês: batatas, feijão, ovos, bacon, cogumelos e pão. Há uma versão vegetariana, foi a que eu comi, sem bacon e com tomate.

London Bridge

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

Próximo da ponte fica o maravilhoso Globe Theatre, o famoso teatro que é uma réplica do primeiro teatro em que Shakespeare, o orgulho nacional, apresentava suas peças. Você pode comprar o ingresso ainda de manhã e voltar para assistir a peça à tarde ou à noite, há duas sessões. Eu assisti metade de Rei Lear. Isso porque a peça tinha três horas. Se a sua grana for curta, chegue com uma hora de antecedência e compre os ingressos que sobram, eles são bem baratinhos, mas é para ficar de pé. A experiência é muito válida, os expectadores cantam com os atores e riem muito como o texto atualíssimo do maior dramaturgo de todos os tempos.

Depois de adquirir seu ingresso para o Globe Theatre, vá para a Tate Modern e se delicie com aquele lugar maravilhoso, sem pagar nenhum tostão para entrar. Lá você consegue ver Picasso, Francis Bacon, Man Ray, Monet, entre tantas outras coisas, além das exposições temporárias, que costumam ser incríveis.

Não deixe de ir até o café do último andar, tem uma vista incrível de Londres! Concorridíssimo, é preciso paciência para conseguir um lugar.

Almoce no maravilhoso Borough Market, um supermercado gastronômico maravilhoso, é possível comer e beber muito bem e pagando pouco. Eu comi um raclette sensacional, eu sei que o prato é suíço. Mas a ideia é essa mesma, tem comida do mundo todo. A propósito, raclette é o nome do queijo e do prato. O prato é uma porção de batatas inglesas e picles coberta por raspas generosas desse queijo aquecido.

Borough Market

 Meu marido comeu uma lagosta por apenas 5 libras! E aí vai uma dica valiosa: se você é fã de alimentos que vêm do mar, como eu, não se esqueça de que você está em uma ilha, portanto a oferta é grande e os preços bem menores, e tudo é muito fresco.

Para acompanhar a comida, vá de chope, prosecco ou vinho, tudo encontrado com facilidade e por preços bem menores do que os de São Paulo.

Raclette

Depois do almoço, descanse um pouco e vá ver o Shakespeare do dia! Passe na lojinha do teatro, muito cara, mas é possível comprar presentes bem bacanas, camisetas divertidas e blocos de anotações bem diferentes.

Após o teatro, vá para a maravilhosa London Eye. A famosa roda-gigante, inaugurada em 1999, é uma das maiores do mundo. De lá é possível ver toda a Londres, se você tiver pouco tempo, pelo menos verá tudo, ainda que de longe. São 135 metros de altura!  A primeira foto deste post foi tirada lá do alto.

Para fechar o dia com chave de ouro, coma um fish and chips em qualquer pub, você ficará surpreso com o tamanho da porção e a variedade de peixes, por um preço mais que justo. Tome mais Guiness, ou faça como eu, e escolha um dos vinhos da rica carta dos pubs, tem vinhos do mundo todo por um preço inacreditável.

Curta e compartilhe

Written By
More from Flaviuska

Londres – South Bank

Um dos passeios mais inesquecíveis de Londres é conhecer o lado Sul...
Read More

1 Comment

  • Muito bom o seu post! Ótimo conteudo sobre viagens. Estamos com um novo site que indica os melhores preços de assistencia de viagem.
    Aguardamos sua visita.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *