Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – RS

Bento Gonçalves Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves - RS

Eu sei que o motivo principal da visita de muitos turistas que vão à região serrana do Rio Grande do Sul são os vinhos. No entanto, desta vez te convido a fazer um passeio diferente e cheio de cultura e história: o Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves.

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – RS

Mesmo não sendo tão famosa quanto as suas cidades vizinhas, como Gramado e Canela, vale muito a visita justamente por ser algo ainda pouco explorado. A história do lugar é bem bacana: o Caminhos de Pedra foi criado com o objetivo de resgatar a cultura italiana, um dos primeiros habitantes da região. Depois de um complexo estudo das cidades ao redor, escolheu-se este lugar por ser onde mais havia casas da época em condições razoáveis.

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves-3

O primeiro grupo de turistas chegou aqui no ano de 1992 e desde então centenas de visitantes viajam para cá. O sucesso foi tão grande que o roteiro acabou virando Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. E deve ser mesmo! Até parecia que estávamos na Toscana!

Com cerca de 8km e 15 pontos de visitação, o circuito deve ser feito de carro e sem pressa. Nós chegamos um pouco antes da hora do almoço e só saímos de lá no final do dia. Algumas constatações: eu fiquei impressionada com a limpeza e organização de todos os lugares. Todas as casas que fomos eram tão limpinhas que nem parecia o Brasil. Sabe como é, né? Infelizmente eu ainda fico surpresa quando eu encontro um lugar tão limpo. Deveria ser o normal, né?

De Porto Alegre, a melhor opção é seguir até lá de carro, pegar um mapa em qualquer ponto de visitação no caminho e parar onde der na telha. São 130km de distância entre das duas cidades, o que vai dar cerca de 2h30 de viagem (isso se não houver trânsito).

Alguns dos pontos de visitação não são permitidos entrar, a intenção é somente tirar fotos do lado de fora. Outros, já possuem visitação com uma taxa bem módica. Deixo aqui quais lugares nós visitamos:

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves-5

Casa da Confecção

A casa de alvenaria foi construída em 1950, mas o mais bacana mesmo é a pipa de madeira que é utilizada como uma loja com varejo de roupas de lã. Antes ela era usada para guardar 140.000 litros de vinho. Acredita?

Horário: Diariamente das 9h às 18h

Casa da Erva Mate

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves-2

O lugar por si só é lindíssimo. Aqui você vai poder ver como é o processo artesanal de produção da erva-mate. Esta erva usada pelos índios da região e os italianos acabaram introduzindo em sua rotina e criaram meios de produzi-la em larga escala.

Taxa de Visitação e Degustação: R$ 1,50 por pessoa.

Vinícola Salvati & Sirena

Aqui você pode fazer degustação dos vinhos da casa. O diferencial aqui é o vinho peverella, que foi a primeira uva branca trazida para o Brasil.

Degustação: R$ 1,00 por pessoa

Restaurante Nona Ludia

Por um preço fixo, você vai comer uma refeição maravilhosa e bem caseira. Está incluído: uma tábua de frios, capeletti, saladas, polenta, massas e carnes.Ufa! E tem sobremesa também! As bebidas são à parte. O local também é um charme: a casa é de pedra e foi construída por volta dos 1880 e reformado nos anos 80 durante a criação do projeto Caminhos de Pedra.

Horário: de quarta a sexta: das 11h30 às 14h00
sábados, domingos e feriados: das 11h30 às 15h00

Dica: Chegue cedo, pois o restaurante fica bem cheio aos finais de semana.

Site: http://www.nonaludia.com.br/

Casa da Tecelagem

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves-4

A Casa da Tecelagem é de 1915 e originalmente foi construída em outra cidade. Ela foi totalmente desmontada e remontada aqui. Se você gosta de comprar coisinhas feitas no tear, você provavelmente vai adorar este lugar. Além da lojinha com cachecóis, tapetes e colchas, também é possível ver como é feito tudo isso. Eu juro que eu fiquei me perguntando como aquela mulher não se enrola toda! É incrível!

Casa Vanni

Aqui foi o lugar escolhido para tomarmos um cafézinho. Eles também servem almoço, mas ainda estávamos muito cheios.

  • Horário: funciona diáriamente (exceto às quartas-feiras), das12h às 15h30.

Onde ficar em Bento Gonçalves

Reserve o seu hotel conosco em parceria com a Booking.com

Booking.com
Deise de Oliveirahttps://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

Related Stories

Booking.com
15,496FansLike
18,970FollowersFollow
23,598FollowersFollow

Mais populares

Mapa do rodízio em São Paulo e como evitar...

Uma coisa que não só os moradores de São Paulo devem saber, mas também...

Como chegar em Morro de São Paulo saindo de...

Para quem está com vontade de fazer um passeio em Morro de São Paulo...

Remédios para enjoo: leve em sua viagem!

Se você é assim como eu, enjoa só de olhar o mar, o ideal...

Viagem com cachorro para os EUA (na cabine)

Resolvi escrever esse post depois de encontrar informações bastante divergentes sobre viagem com cachorro...

Como chegar perto do letreiro de Hollywood?

Muitas das pessoas que viajam a Los Angeles desejam tirar fotos do famoso letreiro...

O que fazer em Florença, Itália: roteiro de 3...

Viajar a Florença (ou Fierenze) na Itália é o seu sonho? Então aproveite as...

Comments

  1. A região serrana do Rio Grande do Sul com suas vinícolas e culinária farta é uma viagem para não esquecer jamais.
    É maravilhoso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui