Roteiro dos campos de lavanda na Provence, França

InícioAvignonRoteiro dos campos de lavanda na Provence, França

Lembra que eu havia falado para vocês que quando eu morei em Avignon eu não tinha muito dinheiro para viajar? Pois é, aqueles campos de lavanda sem fim do sul da França eram o meu sonho desde aquela época.

Abadia de Senanque

 

Roteiro dos campos de lavanda na Provence, França

E é claro que quando eu decidi voltar para Avignon – e justamente em julho – a primeira coisa que me veio à cabeça foram as benditas lavandas! Sim! Eu estaria na França bem na época da colheita! Seria perfeito!

Escolha uma cidade para ser a sua base.

 

Abadia de Senanque-3

Normalmente, o mais comum é fazer como base Avignon ou Aix-en-Provence. No meu caso, eu escolhi a primeira por razões óbvias e não me arrependi. Existem tours fechados para cá, mas eu preferi alugar um carro e fazer o meu próprio roteiro. E foi maravilhoso! A região é bem fácil de dirigir e o meu GPS da Tom Tom (só estou falando a marca para vocês saberem que o aparelho deles funciona na Provence) deu conta do recado e não me deixou na mão nenhuma vez.

Abadia de Senanque-4

Abadia de Sénanque: é linda, mas não tão grande quanto eu imaginava

Se a sua ideia é além dos campos de lavanda e conhecer a Abadia de Sénanque, o melhor é se hospedar em Avignon. No entanto, não espere encontrar aqui aqueles campos de lavanda sem fim, pois para isso, você terá que dirigir um pouco mais. O visual daqui é incrível, principalmente quando você está prestes a chegar (no caminho saindo de Gordes). Ver a abadia de cima é uma experiência incrível! A construção data do século XII e monges ainda vivem aqui e cultivam lavanda e mel para subsistência

Alugue um carro! 

COMPARE PREÇOS DE ALUGUEL DE CARRO

Eu já disse isso mas vou repetir: alugue um carro para conhecer a Provence e os campos de lavanda. Eu estava sozinha e não me senti nem um pouco desprotegida. Como eu havia comprado um GPS, eu tinha mais liberdade de parar nos lugares que me davam na telha. E foi muito bacana! Os pacotes em tours fechados para cá custam em média 80 euros por pessoa. Para alugar um carro eu gastei 200 euros (com seguro total por 2 dias). Achei que valeu bastante a pena!

Abadia de Senanque-5

Fuja das autoestradas

Na França existem autoestradas (são as placas de cor azul), que são mais rápidas, mas você terá que pagar pedágio e o visual não é lá essas coisas. Então, o ideal para uma viagem dessas é fugir delas e pegar as estradas locais (que são as placas verdes). O limite de velocidade é menor, você irá passar por centenas e rotatórias (sim, os franceses amam rotatórias), mas em troca terá um visual muito mais deslumbrante.

Valensole

Quer ver campos de lavanda até perder de vista? Vá até Valensole!

Valensole-6

Como eu já disse, a Abadia de Sénanque é linda, mas está longe de ser aquele lugar com campos de lavanda sem fim. Agora, um lugar que era exatamente como eu imaginava foi em Valensole. Certamente um dos lugares mais lindos que já fui na vida!

Onde ficar na Provence

Se o seu objetivo é ver os campos de lavanda, acho que as duas melhores opções de cidades é Avignon, Marselha ou Aix

MELHORES HOTÉIS NA PROVENCE

Quando visitar os campos de lavanda?

Para ver os campos de lavanda em todo seu esplendor, você terá que ir em julho (em alta temporada). As flores ficam “maduras” com o calor do sol, e elas chegam em seu ápice no final de julho, ou começo de agosto (tudo vai depender do sol, pois não é nada muito programado de maneira exata). Para não correr risco, o ideal é visitar os campos de lavanda no meio de julho. Depois da colheita, a maioria delas são destinadas aos produtos cosméticos, como óleo, sabonetes e perfumes.

Valensole-5

Que conhecer uma loja bem bacana de produtos com lavanda e oliva? Então vá até a loja “Les Grandes Marges” em Valensole. Quer ver o site deles? http://valensole-huiledolive.com/ (E não, eu não ganhei nada para indicar a loja, ok?).

Tours e passeios até Valensole

Prefere um tour a ter que alugar um carro? Temos diversas opções de tours para você.

TOUR MARSELHA-VALENSOLE   TOUR AIX-VALENSOLE   TOUR AVIGNON-VALENSOLE

*Agradecimento à Rail Europe por nos ceder o Global Pass

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

36 COMENTÁRIOS

  1. Sou Terapeuta, e me interesso por matérias referente ao assunto. Personare, sempre me envia algo maravilhoso…Gostei de saber sobre os óleos, uso muito lavanda, quando aplico Reiki e sempre…
    Obrigada. Ruth Marlene…

  2. Após tantas leituras sobre os CAMPOS DE AVANDA DA PROVENCE resolvi ir até lá….mas meu voo está marcado para BARCELONA, outra maravilha que pretendo visitar, como fazer para ir de Barcelona à cidade mais próxima na França e que tenham estes benditos campos….agradeço desde já a DICA…

  3. Olá Deise!
    Muito legal o seu trabalho.
    Planejo passar um final de semana em Avignon, já que estou em Lyon.
    Como posso fazer para visitar os Campos? Alugar um carro, como você sugere, é difícil para mim.

    Obrigada!

  4. Oi Deise, estou agendando minha visita para a França no próximo ano, porém como vou por agência terei apenas 1 dia livre, será que consigo ir em algum campo de lavanda? Abraços.

  5. Olá Deise,

    Planejo passar dois meses na Povença, no próximo ano. Quero alugar uma casa e conhecer esta região sem pressa, absorvendo um pouco o estilo de vida local, melhorando meu francês, descansando, aprendendo um pouco da culinária, conhecendo pessoas da região.
    Gostaría de sua opinião com relação a que cidade ficar, uma cidade pequena e acolhedora. Pensei em Saint Remy de Provence, Isle sur la Sorgue, mas tenho dúvidas.
    Pode me ajudar?
    Sílvia.

  6. Oi Deise
    Estamos programando 12 dias na Provence, pensamos em ficar em AIX, acho muito trabalhoso ficar trocando de cidade, vamos alugar apartamento. Vc acha que Aix será uma boa base ou Avignon é melhor? Não estamos pensando em alugar carro, então um lugar onde o transporte seja farto seria melhor
    Grata

    • Oi Flávia, tudo bem?
      Essa é uma escolha muito pessoal, pois vai depender muito de quais lugares você quer visitar. Lembre-se que os campos de lavanda são distantes e para chegar lá só de carro ou de tour.

  7. Deise,
    So agora vi que vc havia me respondido, engraçado é que não vi nenhum aviso em meu e-mail. Quero informar que fui para Barcelona, de lá peguei trem e conheci Carcassone, segui daí com um tour pela Pinto Lopes Viagens para Nimes, Avignon, Aix em Provence, Nice e Mônaco…vi os campos de Senanque e Valensole. Sonho com eles até hj, a melhor viagem de minha vida com certeza, daquelas que deixa um gostinho de QUERO MAIS. Agradecida pelas dicas
    Abraços
    Rose

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter