Roteiro dos campos de lavanda na Provence, França

Roteiro campos de Lavanda Provence

Lembra que eu havia falado para vocês que quando eu morei em Avignon eu não tinha muito dinheiro para viajar? Pois é, aqueles campos de lavanda sem fim do sul da França eram o meu sonho desde aquela época.

Abadia de Senanque

 

Roteiro dos campos de lavanda na Provence, França

E é claro que quando eu decidi voltar para Avignon – e justamente em julho – a primeira coisa que me veio à cabeça foram as benditas lavandas! Sim! Eu estaria na França bem na época da colheita! Seria perfeito!

Escolha uma cidade para ser a sua base.

 

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 35% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: VIAJO35

Abadia de Senanque-3

Normalmente, o mais comum é fazer como base Avignon ou Aix-en-Provence. No meu caso, eu escolhi a primeira por razões óbvias e não me arrependi. Existem tours fechados para cá, mas eu preferi alugar um carro e fazer o meu próprio roteiro. E foi maravilhoso! A região é bem fácil de dirigir e o meu GPS da Tom Tom (só estou falando a marca para vocês saberem que o aparelho deles funciona na Provence) deu conta do recado e não me deixou na mão nenhuma vez.

Abadia de Senanque-4

Abadia de Sénanque: é linda, mas não tão grande quanto eu imaginava

Se a sua ideia é além dos campos de lavanda e conhecer a Abadia de Sénanque, o melhor é se hospedar em Avignon. No entanto, não espere encontrar aqui aqueles campos de lavanda sem fim, pois para isso, você terá que dirigir um pouco mais. O visual daqui é incrível, principalmente quando você está prestes a chegar (no caminho saindo de Gordes). Ver a abadia de cima é uma experiência incrível! A construção data do século XII e monges ainda vivem aqui e cultivam lavanda e mel para subsistência

Alugue um carro! 

COMPARE PREÇOS DE ALUGUEL DE CARRO

Eu já disse isso mas vou repetir: alugue um carro para conhecer a Provence e os campos de lavanda. Eu estava sozinha e não me senti nem um pouco desprotegida. Como eu havia comprado um GPS, eu tinha mais liberdade de parar nos lugares que me davam na telha. E foi muito bacana! Os pacotes em tours fechados para cá custam em média 80 euros por pessoa. Para alugar um carro eu gastei 200 euros (com seguro total por 2 dias). Achei que valeu bastante a pena!

Abadia de Senanque-5

Fuja das autoestradas

Na França existem autoestradas (são as placas de cor azul), que são mais rápidas, mas você terá que pagar pedágio e o visual não é lá essas coisas. Então, o ideal para uma viagem dessas é fugir delas e pegar as estradas locais (que são as placas verdes). O limite de velocidade é menor, você irá passar por centenas e rotatórias (sim, os franceses amam rotatórias), mas em troca terá um visual muito mais deslumbrante.

Valensole

Quer ver campos de lavanda até perder de vista? Vá até Valensole!

Valensole-6

Como eu já disse, a Abadia de Sénanque é linda, mas está longe de ser aquele lugar com campos de lavanda sem fim. Agora, um lugar que era exatamente como eu imaginava foi em Valensole. Certamente um dos lugares mais lindos que já fui na vida!

Onde ficar na Provence

Se o seu objetivo é ver os campos de lavanda, acho que as duas melhores opções de cidades é Avignon, Marselha ou Aix

MELHORES HOTÉIS NA PROVENCE

Quando visitar os campos de lavanda?

Para ver os campos de lavanda em todo seu esplendor, você terá que ir em julho (em alta temporada). As flores ficam “maduras” com o calor do sol, e elas chegam em seu ápice no final de julho, ou começo de agosto (tudo vai depender do sol, pois não é nada muito programado de maneira exata). Para não correr risco, o ideal é visitar os campos de lavanda no meio de julho. Depois da colheita, a maioria delas são destinadas aos produtos cosméticos, como óleo, sabonetes e perfumes.

Valensole-5

Que conhecer uma loja bem bacana de produtos com lavanda e oliva? Então vá até a loja “Les Grandes Marges” em Valensole. Quer ver o site deles? http://valensole-huiledolive.com/ (E não, eu não ganhei nada para indicar a loja, ok?).

Tours e passeios até Valensole

Prefere um tour a ter que alugar um carro? Temos diversas opções de tours para você.

TOUR MARSELHA-VALENSOLE   TOUR AIX-VALENSOLE   TOUR AVIGNON-VALENSOLE

*Agradecimento à Rail Europe por nos ceder o Global Pass

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

37 COMENTÁRIOS

  1. Vou viajar de 07/07 até 22/07 para Madrid de lá vou pegar um trem até Marseille de lá alugar um carro para conhecer a Provance .
    O que vc sugere como cidades principais para os campos de lavanda e para eu fazer alguma aula de gastronomia que adoro …..
    Bjs

  2. Oi Deise!

    Adorei a matéria; parabéns pelo site. Estou indo à Paris no dia 19 de Junho e pretendo fazer um circuito Nice-Valensoles-Marseille no início de Julho. Já tirei muitas dúvidas sobre o roteiro graças a você. Minha pergunta é se no início de Julho dá pra ver os campos de lavanda floridos ou se eu teria que ir mais pro fim do mês. Grato.

    • Oi Rogerio, que bom que nossos textos foram úteis!
      Olha, depender da natureza é sempre imprevisível. Existem anos em que os campos de lavanda já estão floridos no começo de julho, mas é arriscado.
      Abs,
      Deise

  3. Deise amo a França um sonho conecer sem pressa de voltar…amei todas as dicas….obrigada.

    Silvia Regina

  4. Oi Deise, amei seu post, veio em boa hora!
    Eu, minha filha (2anos) e marido estamos em Londres e queremos conhecer os campos de lavanda, mas só podemos ir em agosto. Você acha que ainda dá pra ver alguma coisa? E o que acha de ficar numa cidade como Luberon ou Gordes como base?
    Obrigada!

    • Oi Luciana, tudo bem?
      Eu realmente não consigo prever se em agosto ainda terão os campos de lavanda, pois isso vai depender da natureza. Eu também acho melhor você se hospedar em uma cidade um pouco maior, como Avignon ou Aix, como eu disse no post, e ir de carro até lá.
      Abs!

  5. ola. Voces fazem tour personalizado? Ou conhecem alguem que o façam? queriamos passar um dias pelos campos de lavanda e conhecer essa região e almoçar em um lugar legal. Viajaremos inicio de julho em 4 adultos e duas crianças. obrigada

  6. Oi Deise! Tenho carro alugado. Quero ir pra Valense, cpnhwcerbos campos de lavanda. Preciso reservar ou comprar entrada para esses campos com antecedência ? Ou é só chegar e comprar?

  7. Olá Deise, estava planejando ir para o sul da França na virada de outubro para novembro/17.
    Mesmo passando a temporada da lavanda, ainda assim vale a pena o passeio (Marselha, Avignon, Aix, ….) ? Merci, Eric

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here