Bate-volta de Nice a Mônaco: roteiro de ônibus, carro e trem

Início França Bate-volta de Nice a Mônaco: roteiro de ônibus, carro e trem

A maioria das pessoas que visitam Nice, na Côte d’Azur, além de querer conhecer as praias da região, também querem fazer o mesmo roteiro: fazer um bate-volta ao Principado de Mônaco. Veja as nossas dicas para fazer um bate-volta de carro, trem ou ônibus!

Bate-volta de Nice a Mônaco: roteiro de ônibus, carro e trem

- Publicidade -

Alegria dos homens apaixonados por Fórmula 1 e das mulheres em busca de lojas caríssimas das marcas mais caras do mundo, Mônaco está se tornando cada vez mais popular com os viajantes “menos abastados”. A graça de visitar Mônaco sem ter dinheiro é justamente a possibilidade de entrar em contato com um outro mundo, um mundo que muitos de nós nem sabíamos que pudesse existir.

Melhor horário para visitar Mônaco

Mônaco

Para ver Mônaco em todo o seu esplendor, vá até lá no final da tarde. Por mais que pareça estranho, os milionários que moram aqui trabalham sim. Depois das 17h, é o horário do happy hour, onde você terá mais possibilidades de encontrar as famosas Ferraris, Bentleys, e outras marcas de carro que eu nem conheço 😛

- Publicidade -

Mônaco-2

Eu confesso que não me senti muito à vontade no meio de tanta riqueza. Para mim, Mônaco parecia uma mistura de filme de James Bond e Disney. É tudo tão perfeito e bonito que só poderia ser coisa de filme ou de Disney.  Se você curtir, aproveite para conhecer o Cassino e também a piscina – paga por pessoa.

Onde ficar em Mônaco

Mônaco é bem pequenina, então não espere uma grande variedade de hotéis. 

HOTÉIS EM MÔNACO

Como chegar em Mônaco

As três Corniches entre Mônaco e Nice são três lindas opções de rotas entre Nice e Mônaco para aqueles que quiserem alugar um carro.

Roteiro de Nice a Monaco

A Grande Corniche é a rota mais alta de todas e com vistas incríveis do mar Mediterrâneo. Ela foi criada na época de Napoleão, e se chamava inicialmente “Via Julia Augusta”. Sabe aquelas cenas de estradas sinuosas com um lindo mar azul? É mais ou menos assim.  Não é por menos que muitos comerciais de carros e até cenas de filmes são filmadas aqui. Na verdade, Grace Kelly faleceu na estrada que liga a Grande Corniche com a Moyenne Corniche.

A Moyenne Corniche foi construída nos anos 20 como forma de descongestionar o trânsito da estrada da Basse Corniche, na altura do mar. A graça dessa estrada é um lindo vilarejo chamado Èze, que pode ser um ótimo pit stop para um almoço ou apenas um sorvete.

A Basse Corniche é a estrada mais cheia de carros das três, pois é pegando ela que você consegue ir para a praia.

De carro

Viajar de carro pelas Corniches pode ser uma experiência incrível, pois você terá uma liberdade maior de parar onde você quiser, mas você deve levar em conta que durante o verão pode ser bastante complicado encontrar lugar para estacionar.

COMPARE PREÇOS DE ALUGUEL DE CARRO

De trem

Roteiro de Nice a Monaco-2

Existe uma linha de trem entre Nice e Mônaco (que passa pela Basse Corniche) que é bem prática e usada pela maioria dos turistas que visitam Mônaco. O legal dessa opção é que uma passagem de trem Nice-Mônaco te dá o direito de parar em qualquer estação entre as duas cidades, sempre indo em um mesmo sentido. As estações de trem que estão no meio do caminho são: Villefranche, Beaulieu, Èze-sur-mere, Cap d’ail. É nessa rota que você vai parar nas praias.

Dicas: Quer visitar uma praia bem pequena e linda? Desça na estação Cap d’Ail. Quer uma praia mais ampla e linda? Desça em Villefranche. Vale a pena parar em todas elas, nem que seja somente para tirar foto. A frequência de trens é de mais ou menos a cada 30 minutos e um bilhete de ida custa: cerca de 4 euros. O trajeto total Nice-Mônaco dura cerca de 20 minutos.

De ônibus

O legal de ir de ônibus de Nice a Mônaco é a possibilidade de fazer uma paradinha em Èze, o vilarejo que fica na Moyenne Corniche que eu falei no começo do post. O bilhete custa apenas 1,50 euros e o ônibus 82 sai da Praça Garibaldi, no centro de Nice. Se você comprar um múltiplo de 10 que pode ser usado em Nice e nos arredores, cada bilhete sai por 10 euros. Nessa rota não há praias.

TRANSFER NICE AEROPORTO-MÔNACO

Cruzeiro/balsa

Você também pode pegar uma balsa até Mônaco e aproveitar a vista marítima. 

BALSA DE NICE A MÔNACO

A minha combinação

Para conhecer as duas opções de perto, a minha combinação foi: ir de ônibus e parar em Èze (que fica no topo da montanha), e voltar de trem de Monte Carlo para Nice. Eu achei que foi a opção perfeita e assim eu consegui curtir um pouco de duas rotas.

Ingressos, tours e passeios em Nice, Mônaco e arredores

TOUR NICE-MÔNACO-NICE  TOUR EZE, MÔNACO E MONTE CARLO  MÔNACO À NOITE

E você? Já foi para Nice e Mônaco? Qual foi a sua escolha?

* Agradecimentos à Rail Europe por nos ceder o Global Pass para nossas viagens de trem. 

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Adorei suas dicas. Vc aconselha ir de carro de nice a monaco? E no caso de monaco, ir passar um dia todo e voltar a Nice, ou aconselha dormir uma noite la? obrigado

  2. Oi Denise! Maravilha seu blog.
    Estarei em Nice no do dia 12 a 15 de fevereiro de 2015.
    Queria muito conhecer Monaco e os arredores.
    Eu gostei muito da sua sugestão. Onde compro esse trem? Qual é o numero do trem ou nome dele?
    Sobre as paradas, a praia fica pertinho?
    Outra coisa, dá para conhecer os pontos mais importantes de Monaco a pé mesmo ou necessitarei de outro meio de deslocamento lá?
    Ficarei imensamente grata se vc me ajudar e me passar algumas sugestões!!
    Abraços!

    • Oi Simone, tudo bem?
      É só ir até a estação de Nice e comprar na hora. Nem precisa se preocupar em comprar com antecedência. Se eu não me engano, os trens saem a cada 30 minutos em direção a Mônaco. A paradas ficam do lado da estação e valem muito a pena. Em Mônaco dá pra conhecer basicamente tudo a pé mesmo. O principado é minúsculo!
      Espero poder ter ajudado!
      Um beijo,
      Deise

  3. Oi Deise!!! Obrigada pela resposta!!! Fiquei tão feliz em ler!!! 🙂

    Uma outra pergunta… (desculpas…)
    Queria sua opinião sobre, se é melhor eu ir para Mônaco no período da tarde e voltar no início da noite ou pela manhã voltando a tarde?
    Outra coisa, você acha que vale a pena dar uma esticada até Cannes ou fica muito cansativo?
    Um super beijo Deise e muitíssimo obrigada!!!

  4. Olá Deise.
    Novamente estou aqui….rsrsr
    Queria saber a sua opinião sobre a ida até Cannes.
    Nós vamos ficar em Nice como base, ir até Monaco e estávamos pensando em esticar até Cannes. Você acha isso possível ou Cannes fica muito distante para irmos no mesmo dia? Vale a pena?
    Outra coisa, será melhor ir a Monaco na parte da tarde e retornar ao anoitecer ou logo pela manhã e voltar por volta do horário do almoço?
    Muito obrigada pelas informações!

  5. Olá Deise

    Fiquei com uma dúvida. Estava pensando em ir de Nice à Mônaco, parando em Villefranche-sur-mer e Èze. Pelo que entendi do seu texto, deveria comprar uma passagem diretamente a Mônaco e parar nas duas cidades né? Isso ocorreria com a mesma passagem? É uma passagem comum ou diferenciada (que permite paradas)?
    Também gostaria de saber se isto vale para Cannes e Antibes.
    Antes de ler o seu texto eu iria comprar Nice – Villefranche – Èze – Mônaco.

    Obrigada!

    • Oi Angélica,
      Éze fica no topo do morro, então só dá pra chegar de ônibus ou carro. Se você quiser fazer o mesmo roteiro que eu fiz, você deve ir de ônibus e voltar de trem. O trajeto de trem de Mônaco a Nice já inclui as paradas.
      Abs,

      Deise

  6. Olá,
    Parabéns pelo blog e pelas dicas.
    No ano passado viajamos por 25 dias pela Europa visitando 4 paises e 14 cidades e muitas vezes para planejar o roteiro e as cidades a serem visitadas consultamos este blog que muito nos ajudou.

    Osnildo

  7. Oi Deise, estou indo para Nice agora no início de junho! Não entendi muito bem, não tem trêm que vá até Eze? Pois você fala que é melhor ir de onibus que vai até Eze! Gostaria de saber também se eu for de onibus se posso parar em alguma praia que você indicou, pois quero fazer Eze e Monaco no mesmo dia, mas gostaria de passar em alguma praia também, pois estarei com minha filha de 21 anos. Qual a melhor maneira? Obrigado!!!!! Marcia

    • Oi Marcia, tudo bem?
      Para conhecer o vilarejo de Eze (que fica no topo da montanha), só de carro ou de ônibus mesmo. A estação de trem fica em Eze-sur-mer, que fica já na praia. Você pode descer nessa estação de trem e subir a pé, mas eu realmente não recomendo, pois vai ser uma subida longa e cansativa.
      Acho que o melhor a fazer é seguir a minha dica mesmo: ir de ônibus e voltar de trem (ou o contrário). Daí você conhece Eze, e de quebra conhece as praias.
      Espero que eu tenha conseguido sanar as suas dúvidas.

      Deise

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -