Para aqueles que são apaixonados por vinhos, a região de Bordeaux, na França é um prato cheio. Agora, se você quer fazer uma degustação de vinhos sem se preocupar com a polícia e sem ter que dirigir depois, a melhor opção é visitar as cavas da região por conta e de trem.

 

O que eu fiz foi o seguinte: me hospedei em Bordeaux e peguei um trem até uma outra cidadezinha próxima e cheia de cavas maravilhosas: Saint-Emilion. Veja como foi nossa degustação de vinho em Saint-Emilion, França (região de Bordeaux): Château Cardinal Villemaurine.

Degustação de vinho em Saint-Emilion (Bordeaux)

O bom de escolher Saint-Emilion para um passeio de enoturismo é justamente a praticidade. Ao sair da estação de trem, você já começa a ver os vinhedos sem fim. Em uma caminhada de cerca de 15 minutos, você já está no centro da vila.

Embora Bordeaux seja muito mais famosa aos ouvidos brasileiros, Saint-Emilion me conquistou. Além de ser um lugar lindo – a cidadezinha é toda de pedra – pequenina e muito charmosa, muitos passeios que as agências irão te vender em Bordeaux na verdade será para esta região aqui, onde a predominância é de vinhos do tipo Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Então, nada melhor do que economizar uns trocados e fazer esse passeio por conta e no seu próprio ritmo.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

São dezenas as cavas – chamadas aqui em sua maioria de Chateau, ou castelo em francês – que fica até difícil escolher quais são as melhores. E foi com a ajuda do maravilhoso TripAdvisor que eu escolhi o Château  Cardinal Villemaurine.

Saint Emilion-13

Saindo do centro da cidade, é uma caminhada de cerca de 10 minutos. Bem tranquilo. Eu estava bem ansiosa pela visita, pois já havia feito degustações em Mendoza e em Napa, e esperava que no mínimo a visita fosse melhor ou igual.

Por ser um Chateau novo, eu não esperava encontrar a estrutura que eu encontrei. A cava que eles possuem embaixo da casa é simplesmente surpreendente! É lá onde eles abrigam boa parte de seus vinhos, até aqueles caríssimos. Outra coisa legal é que o passeio aqui tem bem menos pessoas e é bem mais personalizado.

Enquanto o solo da Provence é muito propício para o vinho rosé, aqui é uma região de vinhos tinhos maravilhosos. No final da visita, provamos o 2009 Grand Cru. Um vinho robusto, mas super saboroso. Saí de lá muito feliz por ter tido a chance de conhecer um lugar tão bacana. Nesta AOC, todos os vinhos devem dizer no rótulo a origem, o nome e endereço do garrafador, volume e lote do vinho. Quer saber como ler os rótulos de vinhos franceses? Veja este post que explica tudinho http://br.rendezvousenfrance.com/pt-br/informacoes/como-entender-os-rotulos-das-garrafas-de-vinho-0

Saint Emilion-14

Tá vendo essa foto com o mapa do Brasil? Essas são as pessoas que já passaram por aqui e deixaram sua marquinha. Legal, né?

Informações

  • Preço: a degustação sai por 8 euros por pessoa
  • Reserva: mandar um email para [email protected]
  • Duração do passeio: 45 minutos
  • Visitas em inglês e português

*O Viagem pelo Mundo visitou o Château Cardinal Villemaurine a convite da cava, mas as opiniões são nossas.

** Agradecimentos especiais à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para as nossa viagens de trem. 


VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:
Booking.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here