Degustação vinícola Avignonesi, Montepulciano – Toscana

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-3

Ao planejar a nossa viagem pela Toscana na Itália, eu já tinha em mente que fazer uma degustação de vinhos por lá seria item obrigatório. Então, comecei a buscar as melhores opções: uma combinação de localização próxima ao hotel em que estávamos e qualidade do passeio. Estávamos entre Siena e Montepulciano, no Hotel Laticastelli, então usei a ótima ferramente do TripAvisor para tomar a minha decisão. Veja como foi nossa degustação na vinícola Avignonesi, em Montepulciano.

Degustação vinícola Avignonesi, Montepulciano – Toscana

E que alegria a minha ao descobrir que a opção número 1 dentre as vinícolas em Montepulciano era uma chamada Avignonesi. Para quem não se lembra, eu morei em Avignon, na França, e quem nasce lá é chamado de “avignonese”. Seria o destino tentando me mostrar um caminho? Eu decidi que sim. Era muita coincidência!

 

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-2

Como havíamos almoçado em Montepulciano, a vinícola estava a poucos quilômetros de lá. Viajar de carro pela Toscana no verão (quando os girassóis estão todos floridos) foi uma experiência inesquecível. As estradas – embora sejam bem ruins e esburacadas – são bem sinalizadas e nós não nos perdemos nenhuma vez. Tudo bem que era impossível nos perdermos com GPS, né? 😛

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-4

A visita contava com outros participantes de uma mesma família. Aprendemos um pouco sobre a história da vinícola e os testes que foram feitos para obter o melhor resultado e melhor sabor do vinho. E foi em uma dessas tentativas que eles colocaram as videiras em formato hexagonal: a ideia era descobrir se a distância entre uma planta e outra influenciava no sabor final. Eles, então, descobriram que o melhor resultado foi com a menor distância entre as plantas (pois assim elas teriam que “competir” entre elas em busca de nutrientes) e isso influenciava no sabor.  Interessante, né?

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-5

 

A madeira utilizada nos tonéis vem da Croácia e casa barril dura cerca de 40 anos. Também é feito uma constante checagem da altura no vinho no barril, pois se tiver muito ar, o vinho pode virar vinagre. Alguns dos vinhos produzidos aqui são: Nobile, Desiderio, 50/50, e Vin Santo (o qual matura-se por 10 anos).

 

Depois de tanta explicação, era hora da degustação. E foi depois do primeiro cálice que todos os americanos começaram a ficar sociáveis e conversar comigo e com o Fabio. Depois da terceira taça, já éramos praticamente uma família só. Era muita alegria, minha gente!

 

Então, para aqueles que estão com viagem marcada para a Toscana, quer seja em lua-de-mel ou com os amigos, recomendo a visita à vinícola Avignonesi. Tenho certeza que vocês irão gostar. 🙂

Onde ficar na Toscana – hotel na Toscana

Precisa de um lugar para se hospedar? Nós ficamos em um lindíssimo hotel. Quer ver? Veja o nosso post com sugestão de hotel na Toscana. 

Informações

  • Reservas: é necessário fazer a reserva do passeio com antecedência neste link http://www.avignonesi.it/en/hospitality
  • Idiomas: As visitas são feitas em inglês ou italiano.
  • Horário: há visitas às 10h, às 12h (com almoço) e às 15h (somente degustação).
  • Endereço: Via Colonica, 1, 53045 Montepulciano, Itália.
  • Preço: 15 euros (degustação simples) 38 euros (degustação premium) e 65 euros (almoço e degustação). Todos os preços são por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas (degustação simples).

*O Viagem pelo Mundo fez a degustação a convite da vinícola.

** Obrigada à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para nossas viagens de trem.

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá, adorei o site!!! Parabéns!!
    Vc teria mais alguma outra vinicola para indicar na Toscana? Nesse mesmo estilo com degustação, visita, etc?

    Obrigada!

  2. Olá para o almoço em Avignonesi quantas horas dura a visitacão?
    Tenho apenas 1 dia saindo de Siena e gostaria de pelo menos ir a Cortona e Avignonesi.
    Pensei que poderia sair cedo, visitar cortona e chegar para o almoço.
    O que acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here