Cinque Terre – Itália: guia de como chegar

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Cinque Terre consiste de cinco lindos vilarejos na costa do Mar Mediterrâneo na Itália: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso (daí veio o número cinque em italiano). O lugar é tão pitoresco que beira o surreal: será mesmo verdade que exista um lugar tão lindo quanto este? Na verdade, “lindo” não representa completamente este lugar…talvez uma frase melhor seria: “Se existir o paraíso, ele deve ser assim”! É com certeza o lugar mais bonito que eu conheci na Itália.

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Cinque Terre – Itália: guia de como chegar

Justamente por conta de sua beleza incomum, Cinque Terre acabou se tornando um destino caro para a maioria dos turistas. Os albergues são poucos e a maioria dos hotéis e restaurantes são bem caros: é um dos destinos preferidos dos apaixonados em lua de mel. Para tornar a viagem mais barata, vale tudo: levar lanche, beber água das diversas fontes que você vai encontrar pela cidade…o que não vale é deixar de viajar para cá por conta disto.

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Era verão e o sol era tão quente que parecia que nós estávamos em uma praia do Nordeste brasileiro. Mesmo assim, eu ainda acredito que esta é a melhor época para visitar a região (embora seja mais cheia de turistas; talvez a melhor opção seja o mês de setembro ou junho). Como mesmo no verão a temperatura da água é congelante, vai ser praticamente impossível tomar banho de mar no inverno.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

TOUR DE BARCO EM CINQUE TERRE   TOUR CINQUE TERRE SAINDO DE MILÃO  TOUR SAINDO DE FLORENÇA

História de Cinque Terre

A UNESCO que não é boba nem nada adicionou Cinque Terre à sua lista de Patrimônio da Humanidade em 1997 e a cada ano este pedacinho da Itália se torna mais popular. Os carros aqui são proibidos e se você quiser conhecer os vilarejos com calma, há trilhas que interligam as cinco. Está cansado e com pouco tempo? Há também uma linha de trem bastante eficiente.

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Com origem no começo do período Medieval, Monterosso é a mais antiga e data do ano de 643. Riomaggiore foi a próxima, estabelecida por um grupo de gregos que estavam fugindo da perseguição de Bizâncio. Em uma combinação perfeita de morros, muros de contenção para proteger as plantações e o mar, não tem como não se apaixonar por este lugar!

Breve descrição das cinco vilas

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Monterosso: é a mais cheia delas. É aqui que você vai encontrar a maioria dos hotéis da região. É importante salientar que muitos desses hotéis estão na parte alta da cidade, o que acaba dificultando o transporte com bagagens. Aqui você vai encontrar uma praia relativamente extensa e de areia e muitos velhinhos apreciando esta maravilha de lugar. Precisa de hotel em Cinque Terre? Reserve conosco em parceria com a Booking. (Nós recebemos uma pequena comissão em cada reserva feita por aqui).

MELHORES HOTÉIS EM CINQUE TERRE

Vernazza: foi uma das que eu mais gostei. Pequenina e intimista, dá pra passar tranquilamente um dia inteiro só aqui. Além de ter um pequeno porto, existe uma passagem “secreta” do lado direito de quem está de costas para o mar. Passe por baixo de uma ponte de rochas e você irá encontrar uma praia!

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Corniglia: ao sair da estação de trem você verá a cidade no alto. Essa é a única das vilas que não tem acesso direto à praia.

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Manarola: sabe aquelas fotos famosas de Cinque Terre? Elas foram tiradas aqui. Ao chegar ao mar, siga para o lado direito da trilha em direção a Corniglia. É de lá que as pessoas tiram as tais fotos. É a mais bonita das Cinque Terres.

Riomaggiore: é a maior das cinco vilas – provavelmente pela proximidade com La Spezia. A Via dell’Amore começa aqui.

Como chegar em Cinque Terre

Trem

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Nós pegamos um trem na estação de Florença bem cedo pela manhã e trocamos de trem em Pisa. O total da viagem foi por volta de 4 horas. Chegando na estação de trem La Spezia, compramos um passe de trem que dá direito a usar o trem que passa entre os cinco vilarejos e parar em qualquer estação que quiséssemos.

O Cinque Terre Card Treno (trem) pode ser comprado na bilheteria da estação La Spezia por 12 euros. Se você tiver um passe da Rail Europe, ele será válido para esses trens. Como eu já havia dito, o bacana dele é que você pode parar em todas as cidadezinhas e depois pegar o próximo trem.

Trilhas

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Outra combinação bacana é ir de trem até a última das vilas, Monterosso, e voltar caminhando pelas trilhas. Neste mapa acima vocês vão encontrar o tempo médio de caminhada de cada trecho. O trecho chamado de Via do Amor, que fica entre Manarola e Riomaggiore estava fechado quando estivemos lá. 🙁

Só para vocês terem uma ideia, uma caminhada completa entre as cinco “terres” pode levar até 7 horas. Eu adoraria ter feito toda essa trilha, mas infelizmente não tivemos tempo. Para aqueles que se interessarem, o trecho entre Monterosso e Vernazza tem cerca de 600 degraus…faça um treino preparatório antes de fazer essa trilha!

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar
Cinque Terre: o destino escolhido pelos apaixonados

Quer  fazer a trilha toda? Comece por Riomaggiore (se este trecho estiver aberto). Além de ser mais vazio, esse começo está pavimentado (o final é mais íngreme e não está pavimentado). Eu particularmente acho melhor deixar o mais difícil para o final, mas aí é algo pessoal.

Cinque Terre - Itália: guia de como chegar

Quer fazer uma trilha fácil? Comece com a Via dell’Amore: ela é pavimentada e bem curta – cerca de 30 minutos. O nome provavelmente se deu ao fato de que há muitos casais fazendo esta trilha. A mais difícil é a que vai de Vernazza a Monterosso e dura cerca de 2 horas.

Atenção: é importante verificar se o trecho que você quer fazer está aberto. Eu não verifiquei e acabei ficando bastante decepcionada.  Veja a situação das trilhas aqui.

Barco

Outra opção também é pegar um barco em La Spezia até Cinque Terre. No site da empresa você consegue saber preços e horários da viagem.

Carro

Não é recomendado vir para Cinque Terre de carro. Como é proibida a circulação de automóveis entre as vilas, você terá que deixá-lo em La Spezia e depois pegar o trem.

Ingressos, tours e passeios em Cinque Terre

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS EM CINQUE TERRE  CINQUE TERRE DE BICICLETA   COMIDA E CAMINHADA EM CINQUE TERRE

*Obrigada à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para nossas viagens de trem.

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

33 COMENTÁRIOS

  1. Olá Deise! Tudo bem? Pois então, eu e meu marido estaremos na Itália em maio. Nosso roteiro é Roma, Florença, terminando em Veneza! Gostaria de conhecer as terre! Você acha que podemos sair de Florenca num dia cedo, e ficar até o meio dia do dia seguinte? Seguindo para Veneza, pois aí tenho 3 dias inteiros em Veneza! Fica muito corrido? Obrigada

  2. Boa tarde,

    Estou pensando em ir de carro de Florença para La Spezia, deixando o carro estacionado e me deslocando somente de trem pela Cinque Terre. Vale a pena? A ideia de manter o carro é para depois subir até Veneza.

  3. Oi, Deise. Tudo bem? Eu vou pra Itália em julho e quero muito conhecer Cinque Terre. Pretendo partir de trem de Florença, mas estarei com uma tia idosa e ela não consegue andar muito. Qual das Cinque vc aconselha ficar, caso eu tenha que optar por uma só? Será só para passar o dia. Obrigado.

  4. Como llego a cinque terre desde camogli
    Me gusta su relato muchas GRACIAS
    Me gustaria salir temprano para poder conocer todo cinque terre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here