Metrô em Paris: como usar e comprar passes

França Metrô em Paris: como usar e comprar passes

Viajar para Paris é o sonho de muita gente, não é mesmo? São tantos os museus, os parques, restaurantes e padarias…daria para fazer uma viagem de 1 mês e ainda faltariam coisas para ver. E para conhecer todos esses lugares, nada melhor do que o transporte público mesmo (alugar carro para uma viagem a Paris é a maior furada). Para aqueles que estão inseguros quanto ao modo de usar o transporte, suas opções, passes e segurança, deixo aqui alguma dicas valiosas para não estragar a sua viagem.

O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo, o que significa que a sociedade mudou muito deste aquela época.  Os metrôs são cheios? Sim. Tem ar condicionado? Não. Possui escada rolante? Poucas estações. Mas mesmo assim, esta continua sendo a melhor opção para conhecer os pontos turísticos da cidade.

LEIA MAIS: roteiro de viagem de 8 dias em Paris

LEIA MAIS: Paris no roteiro do filme Antes do Por do Sol

Como comprar passes de metrô de Paris: diferentes tíquetes

Metrô em Paris: como usar e comprar passes

São tantas as opções de passes de metrô que esta acaba sendo a principal dúvida de quem quer usar o transporte público da região. Qual a melhor opção? Não existe resposta única, pois vai depender de quantos dias você pretende ficar e quais regiões você pretende visitar. Os passes podem ser comprados em máquinas eletrônicas (existe a opção em inglês) ou em algumas estações em guichês.

  • Paris é separada por “zonas”

Esta é a primeira coisa que você precisa saber. A região de Île-de-France é separada por 6 zonas, onde as principais atrações estão na zona 1 e 2.  Versalhes e o aeroporto Orly estão na zona 4, o aeroporto CDG e a Disney Paris estão na zona 5. 

  • O passe “T”

Vantagens: você pode comprar apenas 1 tíquete ou 10 (com desconto). Válido para as zonas 1 e 2, com ele você pode fazer a transferência grátis de metrô para o RER (o trem suburbano). Mas cuidado, você vai precisar do tícket para sair da estação RER, então não jogue fora!

É geralmente uma ótima opção para quem não quer fazer contas do que vale mais a pena. Também é válido para aqueles que não vão usar muito o transporte público. Preço:  1 = 1,70; 10= 13,70. Mais informações aqui: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21158/ticket-t/

  • Os passes de 1 dia: Mobilis

Para aqueles que vão visitar muitas atrações em apenas 1 dia e em diferentes pontos da cidade, o passe Mobilis é uma ótima pedida.  Os preços variam de acordo com as zonas, de 6,80 euros a 16,10 e podem ser utilizadas inúmeras vezes. Veja mais informações aqui: http://www.transilien.com/static/tarifs/mobilis

  • Navigo Découverte

A antiga Carte Orange deu lugar a este passe. Ele pode ser usado por turistas, mas você deve colocar uma foto 3X4 no cartão, junto com o seu nome. O passe é semanal, mas começa a valer na segunda e vai até o domingo. Isso significa que se você chegar em Paris em uma quarta, por exemplo, já terá perdido 2 dias do passe. O ideal nesse caso é fazer as contas e ver se vale mesmo a pena. Para começar a usar, você deve pagar 5 euros do cartão. Este passe está disponível por 1 semana ou 1 mês, por quantas vezes você quiser usar o metrô ou RER (trem suburbano). Preço: o preço pela semana nas zonas 1 e 2 custa 20,40 euros. Mais informações aqui: http://www.transilien.com/static/tarifs/forfait-navigo-semaine-mois

Usando o metrô de Paris

Metrô em Paris: como usar e comprar passes

  • Compre um mapa de Paris

Além de ser muito útil naqueles momentos em que você precisa achar uma rua específica, ele também tem o mapa da rede de transportes de Paris. Se você não quiser gastar dinheiro, há mapas grátis nas estações de metrô e apps grátis do mapa do metrô de Paris.  Todas linhas possuem um número e uma cor.

  • Estude o caminho antes

Antes de sair do hotel, estude o caminho que você irá fazer. Isso vai evitar que você seja um alvo fácil e ainda vai te poupar preciosos minutos. Com o app da RATP, você consegue saber os horários de funcionamento do transporte público de Paris, calcular o tempo estimado de viagem e ainda fica sabendo se houve alguma interrupção ou manutenção na via. Visite o link http://www.ratp.fr/en/ratp/c_22054/ratp-for-iphone/

Geralmente há nas plataformas um display com o destino e quantos minutos faltam para o próximo trem. Veja se está tudo certo, pois algumas linhas servem destinos diferentes.

  • Evite o horário de pico

Como em toda cidade grande, evitar o horário de pico é a melhor solução (das 8h às 10h e das 17h às 20h). Se não tiver jeito, pelo menos evite pegar as linhas 1, 2, 4, 11, 12 e 13, que são as mais cheias.

Adendo: Outra coisa importante dizer é sobre segurança: conheço algumas pessoas que já foram roubadas dentro do metrô de Paris. Geralmente são grupos de jovens, moças ou até mesmo idosas. É uma coisa que você nunca imaginaria que poderia acontecer em Paris, mas acontece. Então, deixe sempre sua bolsa próxima ao corpo, não coloque nada nos bolsos externos da calça e fique sempre atenta. Usar aqueles bolsos internos de pano também ajuda. Deixe o cartão de crédito e o dinheiro lá. Se o seu hotel tiver cofre, deixe o passaporte lá e ande apenas com uma cópia.

Onde ficar em Paris

Está procurando hotel em Paris? Qual o melhor bairro? Leia o nosso post e descubra!

Booking.com
Deise de Oliveirahttps://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

Related Stories

Booking.com
15,498FansLike
18,921FollowersFollow
23,554FollowersFollow

Mais populares

Mapa do rodízio em São Paulo e como evitar...

Uma coisa que não só os moradores de São Paulo devem saber, mas também...

Como chegar em Morro de São Paulo saindo de...

Para quem está com vontade de fazer um passeio em Morro de São Paulo...

Remédios para enjoo: leve em sua viagem!

Se você é assim como eu, enjoa só de olhar o mar, o ideal...

Viagem com cachorro para os EUA (na cabine)

Resolvi escrever esse post depois de encontrar informações bastante divergentes sobre viagem com cachorro...

Como chegar perto do letreiro de Hollywood?

Muitas das pessoas que viajam a Los Angeles desejam tirar fotos do famoso letreiro...

O que fazer em Florença, Itália: roteiro de 3...

Viajar a Florença (ou Fierenze) na Itália é o seu sonho? Então aproveite as...

Comments

  1. Adorei este blog. Tirou muitas dúvidas que eu tinha.Vou fazer minha primeira viagem a Europa daqui a alguns meses e estou pesquisando tudo o que posso.Valeu!!!

  2. Nao entendi uma coisa sobre o passe T. Se eu comprar 10 tickets vou poder pegar o RER B saindo do CDG para qualquer linha de metro comum dentro de Paris, como poe exemplo, andar por 3 estacoes na linha 11? Ou é o contrario: Compro o RERB e o bilhete me deixa usar uma linha comum de metro? Como funciona isso? Por temo?

    • O Passe T+ vale nas seguintes condições:
      -linhas do metrô-
      – RER (RATP e SNCF) que fiquem na zona 1 de Paris (não inclui CDG)
      – ônibus da Ile-de-France (RATP and OPTILE), exceto Orlybus e Roissybus (
      – lines de bonde (RATP e SNCF)
      – funicular de Montmartre

  3. Oi Deise td bem?

    Gostaria de saber como faço para chegar a Versalles e a Sacre Coeur de metrô e se há necessidade de usar o RER?
    Obrigada

  4. Oi Deise, parabéns pela dedicação no Blog. Qual a melhor opção de transporte público para sair do CDG e chegar ao Saint-Germain? Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui