Despachar prancha de surf em avião: as regras

IníciodicasDespachar prancha de surf em avião: as regras

Para aqueles que estiverem com planos de viajar de avião com a prancha de surf, é importante prestar atenção nas regras de cada companhia aérea para despachá-la. Comecei a pesquisar um pouco mais sobre isso, pois faremos uma viagem com parada em diversas partes dos EUA, além de uma surf trip pela Califórnia. Como nós vamos viajar pela American, nós compramos um case duplo onde poderemos colocar as nossas duas pranchas e pagar como se fosse uma. 😀

Despachar prancha de surf em avião: as regras

Como despachar prancha de surf em avião?

Se você for fazer uma viagem de surf pelo Brasil, você se deu bem: no Brasil (ou seja, para voos nacionais) todo passageiro tem direito de despachar a prancha de surf como parte da franquia de bagagem. No entanto, se você for viajar para o exterior, cada companhia aérea tem uma regra diferente para o seu transporte.

Como embalar a sua prancha e protegê-la para a viagem

Eu não confio em somente deixar a prancha com o case. Prancha é um item muito caro para correr risco de qualquer acidente. O ideal é que além do case, você embale em plástico bolha e também algumas toalhas e roupas.

Quanto pesa uma prancha?

Conte com pelo menos 8kg, se a sua prancha for grande. Na verdade, vai ser bem difícil que a sua prancha pese mais do que 9kg. 

Cada companhia aérea cobra um valor diferente para despachar a prancha de surf. Veja como funciona com cada companhia aérea:

GOL:

    • Passagens aéreas nacionais e América do Sul: volume máximo: 158 cm (altura + largura + comprimento). Peso máximo: 32kg. 
    • Passagens aéreas para a América do Norte:

Passagens aéreas internacionais para América do Norte

      • Volume máximo: 158 cm (altura + largura + comprimento).
      • Franquia de bagagem: 2 volumes de até 32 kg cada (saindo do Brasil ou 1 volume de 23 kg (saindo de outros países).

Condições gerais: sujeitos à cobrança de excesso por peso, quantidade e/ou dimensão.

TAM: 

  • para viagens pelo Brasil e América do Sul (exceto Peru, Colômbia e Bolívia). Franquia de bagagem: 23kg. Não pode exceder o número de 3 pranchas em um único case. Volume máximo: 292cm (altura, largura e comprimento). 
  • Peru: franquia de 40kg
  • Bolívia para Assunção, São Paulo e Buenos Aires (e vice-versa): 30kg
  • Passagens internacionais para América do Norte e Europa: volume máximo 158cm (altura, largura e comprimento). Franquia de bagagem: 2 volumes de até 32kg cada.

AVIANCA:

  • Faz parte da franquia de bagagem e o limite é de 23kg.

COPA:

  • Os valores variam entre 50 e 75U$D por capa de prancha (isso significa que se você tiver 2 pranchas em uma capa, pagará por apenas uma).

TACA:

  • América do Sul, América Central e Caribe: 50U$D pela primeira capa de prancha. Volume máximo: 3,7 metros de comprimento. Franquia de bagagem: 2 volumes de 32 kg
  • América do Norte:  125U$D pela primeira capa de prancha.  Volumes e pesos iguais aos acima.
  • Europa: 100U$D. Volumes e pesos iguais aos acima.

AIR FRANCE,  QANTAS, LAN 

  • Parte da franquia de bagagem para todos os destinos. 😀

DELTA:

  •  150 U$D para todas regiões, exceto Brasil. US$100 para viagens de/para Brasil. Entre Honolulu e Mauí, taxa de US$20.
  • Volume  e peso máximo: 2 pranchas de surf por capa. Máximo de 32 kg.

AMERICAN AIRLINES:

  • 150U$D para todos os destinos por capa de prancha. Limite de peso: 32kg.

UNITED AIRLINES:

  • saindo do Brasil e outros destinos: 200U$D (se o voo não for conexão, 100U$D por trecho)
Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

11 COMENTÁRIOS

  1. pela copa é necessário reservar o transporte da prancha com 48 hrs de antecedencia e mesmo assim eles podem dizer que este limite ja foi alcançado, o que esta acontecendo comigo agora.

  2. No meu caso eu pego um avião da gol e depois passo pra delta. Eu pago o valor da prancha pela delta ou pela gol? Ou não pago nada? Hahahaha. Não consegui achar essa informação.

  3. No caso de um long, que só de altura ele tem 9 pés (aprox. 2,70 metros) há a possibilidade pagando taxa ou fica inviável pelo tamanho?

  4. No site da Copa eles falam de uma limitacao de no maximo duas pranchas, o mesmo me disse o atendente que fez a minha reserva de pranchas. Isso ocorre de fato ? O seu eu embalar 3 pranchas num sarcofago/estojo passo sem problemas ?

  5. Vou de Tam para a Cidade do México e de lá eu vou por uma empresa nacional Aeromar. Boryboard paga na tam ? Aeromar será que paga também pois são voos independentes ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter