High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

O High Line Park em Nova York é um parque suspenso e linear de 2,5 km. Inaugurado em 2009 no mesmo lugar onde antes havia uma linha de trem que interligava a rua 34 até o terminal St. John’s Park, este novo parque da cidade trouxe toda uma revitalização aos bairros Meatpacking, West Chelsea e Hell’s Kitchen/Clinton.

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

História do High Line Park, Nova York

Nos anos 30, essa região de Nova York não era nada turística, tampouco “bonita”, a linha de trem passava aqui por um motivo simples: esses bairros eram ocupados basicamente por indústrias e galpões; a maioria da chamada “classe média” não tinha nenhum interesse em morar aqui. Afinal, quem gostaria de morar em um lugar feio?

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Nos anos 80 a tal linha de trem foi desativada e o viaduto continuou lá, sem nenhum uso. Foi apenas nos anos 90 que alguns moradores da região criaram a Friends of the High Line, já com o objetivo de angariar fundos e discutir o futuro do High Line através da criação de uma competição para escolher o melhor projeto para o lugar (que por sinal foi do grupo James Corner Field Operations).

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Valorização hipster

Finalmente em 2009 a primeira parte do parte foi aberta ao público e aos poucos todo o entorno foi sendo revitalizado. Onde antes havia galpões, agora há prédios desenhados por arquitetos de renome e galerias de arte; os turistas estão por toda parte. Ao fazer o trajeto de 2.5 km, ficávamos em dúvida se tirávamos fotos do parque em si ou se dos prédios tão lindos que estão sendo construídos.

High Line Park em Nova York e a revitalização de uma região

Outra coisa bem bacana é que a história da cidade não foi apagada para dar lugar ao parque. Durante todo o trajeto é possível ver a linha do trem e ela foi incorporada ao design como o ponto central. E a cada trecho era uma surpresa: são bancos para descanso, árvores, e até uma escadaria que acaba e uma parede de vidro…é a cidade como palco, espetáculo. Ah! Tem até o famoso painel do brasileiro Eduardo Kobra….tão lindo!

Por ser um jardim suspenso, a cada duas quadras há uma escadaria para chegar até o parque. Para quem se interessou, vale a pena visitar o jardim suspenso em Paris, a Promenade Plantée. Cansou de caminhar e está com fome? Faça um pit-stop no Chelsea Market, que fica na 75 9th Ave.

Gostei tanto desse lugar que fica até difícil de escrever. Adoraria que algo parecido acontecesse com o Minhocão em SP. E você? Já foi lá? Gostou?

Informações

  • Endereço: o parque fica entre a rua Gasenvort e 34, entre as avenidas 10 e 12. O passeio é grátis!
  • Horário:
    • Dec 1 to Mar 31: 7:00 AM – 7:00 PM
    • Apr 1 to May 31: 7:00 AM – 10:00 PM
    • June 1 to Sept 30: 7:00 AM – 11:00 PM
    • Oct 1 to Nov 30: 7:00 AM – 10:00 PM
  • Há também tour grátis. Para saber mais, clique aqui.
  • Como chegar: não há uma estação muito próxima, mas é tão agradável andar por aqui que isso não é um grande problema. Nós começamos o nosso trajeto no norte e fomos indo até o sul, mas não tem regra, você pode fazer o contrário.
  • Leve água e vá com um tênis confortável!

Dica

Planejando uma viagem para Nova York? Agende seus passeios e tours no WePlann. O site é todo em português e oferece pagamento em R$, sem IOF, e podendo parcelar em até 6x sem juros.

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here