Como alugar um carro na Itália?

Roteiro de carro Toscana

Conheço muitas pessoas que dirigem aqui no Brasil, mas na hora de viajar para o exterior, não sabem como alugar um carro e acabam desistindo. Acho uma pena, pois viajar de carro no exterior pode até ser desafiador, por você não conhecer  trajeto e as leis de trânsito, mas mesmo assim é muito mais tranquilo do que dirigir na maioria das cidades brasileiras.

Documentação básica

Teoricamente, para dirigir e alugar um carro na Itália, você precisa de uma carteira de motorista brasileira válida e uma internacional. Digo teoricamente, pois geralmente as locadoras só pedem a carteira nacional, mas se você for parado por um policial italiano e ele insistir que não entende língua portuguesa, você poderá ter sérias complicações se não tiver com ela.

Como alugar um carro na Itália

A carteira de motorista internacional tem a mesma validade da sua carteira brasileira, então vale a pena contratá-la já na próxima renovação. O valor vai depender do estado do Brasil onde você mora, mas realmente acredito que nada pague a tranquilidade de saber que está tudo certo com a sua documentação.

 

Locadoras de carros: qual escolher?

O ideal é alugar o seu carro com antecedência mesmo, pois se você deixar para a última hora, vai pagar mais caro (além do risco de não ter o carro da categoria desejada). Eu sempre faço a minha reserva do Brasil e pesquiso muito antes de escolher a locadora.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

Nós do Viagem pelo Mundo, temos uma parceria com a RentalCars, uma empresa bastante renomada e que consegue fazer uma pesquisa em várias locadoras do mundo e encontra o preço mais barato para você. No entanto, algumas vezes a sua busca não dá nenhum resultado (o que aconteceu conosco na Itália). Foi aí que eu descobri um site de pesquisa maravilhoso, o Travel Supermarket. O site é inglês e eu não sei como é que eles conseguem preços tão distintos dos concorrentes. Foi realmente um achado!

Vale sempre a pena contratar o melhor seguro que a locadora possua. Vai que acontece algum imprevisto, né? Economizar nessa hora não é uma boa ideia.

Limites de velocidade na Itália

Para automóveis de passeio, a regra geral é:

– áreas urbanas 50km/h

– estradas menores fora da cidade 90km/h

– estradas maiores fora da cidade 110km/h

– rodovias 130km/h

Vale a pena dizer que é obrigatório ficar na pista da direita. Os motoristas italianos são bem apressadinhos e assim como no Brasil, devem ultrapassar pela esquerda.

Alugar carro Toscana (1 de 1)-2

Dirigindo pela cidade

Na maioria das cidades italianas não é permitido circular com veículos alugados pelo centro histórico; somente moradores podem dirigir. Como saber se é permitido ou não? Você verá uma placa dizendo ZTL (zona a traffico limitato). Se alguma câmera te filmar, você receberá uma bela multa de presente.

Geralmente há bolsões de estacionamento na entrada das cidades. Se eles estiverem lotados, você terá que perder um pouco de tempo procurando lugar para estacionar. Ao estacionar na rua, verifique se há alguma linha azul pintada. Isso significa que ali é uma zona azul e você terá que pagar para estacionar. Ah! E não deixe nada dentro do carro! Existem muitos casos de furto… 🙁

Na verdade, eu só recomendo alugar um carro se você for pegar bastante estrada. Alugar um carro para ficar nas cidades grandes vai ser uma grande dor de cabeça.

Como abastecer?

Nós, brasileiros, temos o péssimo hábito de ter sempre alguém para fazer algo por nós, incluindo encher o nosso tanque. Na maioria dos postos de combustível da Itália, não há funcionários para te ajudar nessa árdua tarefa. Na verdade, é mais simples do que a gente imagina: é só colocar uma nota (ou o cartão de crédito) e o número da bomba que você escolheu. Pronto! O único cuidado que você deve ter é para não confundir as bolas: benzina é gasolina em português e galosio é diesel.

E você? Já alugou um carro na Itália? Conte a sua experiência para nós!

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

4 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza para quem pretende viajar pela Italia a melhor opção é alugar um carro, pois desse modo é o único jeito de conhecer caminhos e cidades fora do circuito tradicional e cheio de surpresas! Aluguei 2 vezes através desses sites que procuram o melhor preço. A primeira vez foi pela Europcar e foi tudo ótimo, mas a segunda, há 2 meses atrás, nossa busca caiu na Hertz. Alugamos já daqui do Brasil com todos os seguros, mas ao chegarmos lá nos deram um carro péssimo, inferior ao que alugamos de fato, e como não havia outro disseram que poderíamos trocá-lo em outra cidade. Mas o carro lá pelas tantas quebrou e não havia loja aberta nas proximidades, pois era um domingo. Depois de horas ligando para a Hertz sem conseguir atendimento meu marido foi nem sei como até uma outra cidade fora do nosso rumo onde havia uma loja de aeroporto que quis nos empurrar um carro menor ainda e só com nossa indignação e ameaça de enviar as fotos da situação para tudo quanto fosse sites de defesa do consumidor “de repente, como por um milagre” apareceu um carro novinho, exatamente o que tínhamos alugado. Mas mesmo assim os 2.500km rodados na Sicilia, Calabria e Puglia compensaram qualquer contratempo, pois sem o carro jamais teríamos visto tanta coisa bonita que nunca pensávamos que existisse nessa vida!

  2. Olá Deise! Primeira vez no seu blog e adorando! Estou indo para a Itália agora em março e alugamos um carro só para fazer a rota do vinho. Vamos pegar ele em a, dormir em San Gimignano e no dia seguinte devolver em Florença. Eu tava lendo seu post e fiquei um pouco preocupada com a parte de roubos, porque não vai ter jeito de não levar as malas no carro, já que pretendemos passar por algumas cidades e vinícolas até as cidades que vamos dormir . Você acha que é tranquilo deixar a bagagem no porta mala?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here