Top
  >  Dicas para viagem ao exterior   >  Compras no exterior: regras e a Receita Federal
O que fazer em Nova York: roteiro de 8 dias

Se você viaja com uma certa frequência para o exterior, já teve ter percebido que muitas coisas são mais baratas no exterior (principalmente nos EUA). O problema de perder o controle e comprar demais é ter que pagar um imposto que não estava nos seus planos para a Receita Federal.

Compras no exterior: regras e a Receita Federal

Com a construção do Terminal 3 em Guarulhos, a intenção da Polícia Federal é conseguir monitorar com uma melhor precisão todo o trajeto do viajante brasileiro, evitando assim que as pessoas burlem as regras estabelecidas. O Sistema de Ineligência de Máquina (SISAM) será usado como forma de ajudar a identificar os possíveis infratores. São vários fatores que serão levados em conta: peso da mala, dados do passageiro, destino da viagem, entre outros.

Como evitar ser taxado ao chegar na alfândega? Quais são as regras? Há mesmo regras? É isso que tentaremos explicar nesse post. Digo tentaremos, pois as regras são bastante arbitrárias e vai depender muito da boa vontade do funcionário que você encontrar.

Qual o limite permitido por pessoa?O que fica fora desse limite?

O limite permitido por pessoa é de 500U$D (sem precisar declarar) em aeroportos (e mais 500 dólares no free shop). Para quem exceder o limite, a sugestão é sempre declarar para evitar maiores complicações.

Estão fora desse limite itens de uso pessoal em quantidade que seja compatível com a duração e o clima da viagem. Se você for para NY ou Miami no verão, não adianta trazer casacos de pele. Enxovais de bebê (se a criança ainda não nasceu) também poderão ser taxados.

Laptops, tablets, filmadoras e câmeras (1 por passageiro) deverão estar usados. Se você comprou no Brasil, leve a Nota Fiscal junto com você. Se comprou no exterior um computador ou câmera em outra viagem e não declarou e você decidiu comprar um outro computador ou câmera no exterior, leve a fatura da compra com o cartão de embarque da viagem anterior (se o funcionário estiver de bom humor, será o bastante para comprovar que você não comprou nesta viagem). Por exemplo: imagina que você comprou uma GoPro em uma viagem anterior e nessa viagem de agora você decide comprar uma câmera nova. Nesse caso, você terá 2 câmeras (o que não é permitido no limite de isenção), e por isso eu acho importante mostrar que você comprou a anterior em uma viagem anterior, e não na atual.

Entram também na lista 12 litros de bebida alcoólica, 10 maços de cigarro, 25 charutos e 20 souvenirs de até 10U$D cada.

As compras feitas no Free Shop não serão taxadas se forem feitas no desembarque (e que não passarem de 500 dólares). Há também um limite: 24 garrafas de bebidas alcoólicas, 10 produtos de beleza, 3 relógios e 25 charutos.

E se eu for taxado por não ter declarado?

Se você resolver declarar, irá pagar 50% do valor excedente dos 500U$D. Ou seja, se o seu valor total for 700U$D, você deverá pagar 100U$D de imposto.

Agora, se você resolveu não declarar e for pego, terá que pagar 50% do valor excedente mais o imposto devido. Resumindo, se você comprou algo de 700U$D e não declarou, você será taxado pelos 50% sobre o excedente (100U$D) mais 50% de multa sobre os mesmos 200U$D excedentes (100U$D). Ou seja: você irá pagar o dobro do que você pagaria se tivesse declarado.

Sou residente no exterior. Preciso declarar meus bens ao chegar ao Brasil?

Se você é residente no exterior e permaneceu lá por mais de um ano e tem como comprovar, você tem direito a isenção dos 500 dólares além de:

  • móveis e outros artigos de casa;
  • artigos necessários para o instrumento da sua profissão;

Você já passou por algum perrengue por causa da Receita Federal? Conte para nós!

 

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • Tereza Cristina

    25/01/2015

    Você deu informações erradas. O passageiro poderá estar com os seguintes produtos , desde que tenha usado na viagem, 1 relógio, 1 máquina fotográfica, 1 telefone celular, isso independente de valor e sem ter que comprovar nada. Basta ter usado durante a viagem.

    reply...

post a comment