Como montar uma primeira viagem à Europa?

Museu d'Orsay

Toda vez que viajo para a Europa, tenho impressões e experiências diferentes. Como são muitos países em um território pequeno, é com se estivesse sempre viajando pela primeira vez. Às vezes, em apenas 30 minutos de trem, você já está em um país novo, com culturas e língua diferentes. Por ser brasileira, essas mudanças em tão curto espaço de tempo ainda me deixam maravilhada.

Como montar uma primeira viagem à Europa?

A primeira vez que viajei para a Europa, estava sozinha e ficaria um ano morando no exterior (entre estudo na Rússia e mestrado na França). Era tudo muito novo e eu teria que fazer caber em uma mochila de 75l, tudo o que eu precisaria nesse um ano. Com certeza essa experiência foi um divisor de águas.

Montserrat-3

Qual país escolher?

Muitos brasileiros que conheço, resolvem visitar uns 10 países em menos de 15 dias. Afinal, está tudo tão perto, né? E aí vale aquela famosa regra do “já que”: Já que estou em Paris, vamos para Londres. Já que estou em Praga, vamos para Budapeste…e assim vai.

Limite o número de países

Eu realmente recomendo não ficar em apenas um lugar, mas saber dosar o número de paradas é importantíssimo. Por exemplo, na minha opinião, para conhecer Paris de verdade, você precisa de pelo menos 6 dias. Se você resolver ficar 3, por exemplo, vai deixar de conhecer muita coisa. Então, a minha dica é: pesquise muito o que a cidade tem para oferecer. Não adianta espremer muitos países em um roteiro curto e não conhecer nada de nenhum lugar. Pra quê? Pra contar para os amigos que você “conhece” 5 países? Bem, na verdade você não conhece nenhum.

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

O que fazer em Veneza, Itália: roteiro de 3 dias

Escolha países próximos

Quer economizar dinheiro e tempo? Escolha viajar por países que sejam mais próximos. Faça simulações de preço de voos low cost e também de passagens de trem. E lembre-se: os voos low cost muitas vezes chegam em aeroportos distantes, já os trens, na maioria dos casos, chegam em estações mais centrais. Nunca andou de trem antes? Veja aqui algumas dicas para evitar perrengues.

Estude! Faça um roteiro antes da viagem

Talvez eu seja diferente, mas eu começo a minha viagem muito antes de entrar no avião. Eu adoro planejar roteiros e separá-los por dias. Eu me sinto mais segura e não perco tempo de viagem procurando lugares para conhecer de última hora. Aqui no blog, nós já escrevemos diversos roteiros de viagem na Europa, tais como:

O que fazer em Paris – roteiro de 8 dias

O que fazer em Veneza- roteiro de 3 dias

O que fazer em Florença- roteiro de 3 dias

O que fazer em Valencia- roteiro de 3 dias

O que fazer em Nice- roteiro de 3 dias

O que fazer em Madri- roteiro de 5 dias

O que fazer em Barcelona- roteiro de 7 dias

Eletricidade

A voltagem na Europa é 220V, então cuidado com aparelhos que não sejam bivolts. Além disso, o plug deles são dois pinos redondos. Se você tiver um aparelho no padrão americano, leve um adaptador. O ideal é comprar um adaptador universal, pois aí você poderá usar em todas as suas outras viagens pelo mundo.

 

Hotel: como escolher onde ficar

Nesse caso, você terá que fazer uma lição de casa. Pesquise qual a melhor localização, e procure opinião de outras pessoas que já se hospedaram lá. Nós sempre recomendamos o nosso parceiro Booking.com: lá você consegue pesquisar pelo melhor preço, além de ver a opinião de outros hóspedes.

Nós já escrevemos alguns posts sobre os melhores hotéis de algumas cidades da Europa: Paris, Barcelona, Madri, Granada, Veneza, Florença, Bordeaux, Toscana, Lyon e Dijon

Visto

Para os países que fazem parte do Schengen, você poderá ficar até 90 dias como turista. O visto é concedido no próprio aeroporto. Veja esse post sobre como ficar legalmente por mais de 90 dias aqui.

 

O que levar na mala de viagem?

Nós já fizemos vários posts sobre como viajar com a menor quantidade de bagagem possível, pois não é em todos os lugares que você vai encontrar escada rolante. Inclusive, eu já viajei por 40 dias com apenas uma mala de mão.  Não se esqueça de levar uma farmacinha com alguns remédios. Veja mais posts aqui:

O que levar na mala de viagem para mulheres

Como diminuir o volume de líquidos na viagem?

O que levar na mala de viagem no inverno?

Seguro viagem

É obrigatório a compra de um seguro viagem para qualquer brasileiro que viaje para países da União Europeia. Se você não tiver um seguro, você poderá ser deportado. Nós sempre recomendamos a Mondial, pois é uma empresa de confiança e com preços bastante competitivos.

Como se locomover

Se você for ficar em grandes cidades, nem pense em alugar um carro. Ande, ande muito e use o transporte público. Dificilmente você terá problemas. Se você for a Paris, fizemos um post especialmente sobre o metrô de lá.

Metrô em Paris: como usar e comprar passes

Aplicativos

São vários os aplicativos que podem te ajudar (e muito) no planejamento de sua primeira viagem à Europa. Veja a nossa lista dos melhores aqui. 

Quanto de dinheiro levar?

Se você tiver um estilo de viagem barata, conte com 65 euros diários, incluindo refeição, passeios e museus (tirando acomodação). Quanto mais para o Leste Europeu você for, mais barato o custo de vida.

Língua

Saber pelo menos um pouco de inglês, é fundamental. Saber um pouco da língua local também será muito bom. Agora, se você não sabe nem um nem outro, ainda existe salvação! Existem alguns apps que te ajudam nessa hora difícil.  Mais do que saber falar inglês fluente, é necessário ter educação. Dizer as palavrinhas mágicas, por favor, obrigado, desculpe são obrigatórias.

E você? Tem mais alguma dica?

Curta e compartilhe

Tags from the story
,
More from Deise de Oliveira

Conciergerie em Paris: dicas de passeio

A Conciergerie em Paris abrigava o principal palácio dos reis franceses entre os séculos...
Read More

6 Comments

  • Gostei muito das dicas. Vou viajar sozinha a Portugal em outubro, deste ano, e vou dar uma esticadinha até Paris, passando quatro dias em cada um desses lugares. Não sei falar quase nada em francês e nada em inglês, então suas postagens estão sendo muito úteis para mim. Tem mais alguma dica que possa me ajudar? Abs.

  • Gostaria da opinião de vocês. Organizei uma trip pra mim e minha esposa para outubro deste ano. Por favor, me ajudem. O que acham?

    17/10 – Chega em Paris
    18/10 – Paris
    19/10 – Paris
    20/10 – Paris
    21/10 – Viagem de Paris a Roma
    22/10 – Roma
    23/10 – Roma
    24/10 – Roma
    25/10- Partida de Roma para Amsterdã (Stopover de 20hs )
    26/10 – Partida Amsterdã para Barcelona
    27/10 – Barcelona
    28/10 – Barcelona
    29/10 – Barcelona
    30/10 – Partida Barcelona para Lisboa (Stopover de 20hs )
    31/10 – Partida de Lisboa para Brasil.

    Está boa ou tenho que mudar algo? A idéia é fazer uma trip econômica. Ja resevei hoteis em todas as cidades com cancelamento gratuito pelo Booking em regiões centrais, em Paris num airbnb no 13eme (Frente a metrô) e em Roma na região do Termini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *