O que fazer em BH, MG – roteiro de 3 dias

O que fazer em BH

Vai viajar para BH? Veja o nosso post com dicas de viagem pela cidade em um roteiro de 3 dias.

O que fazer em BH, MG – roteiro de 3 dias

Quando estive em BH, as pessoas me falavam tanto da história da cidade que acredito que este post vai ser de fundamental importância para se entender um pouco da topografia e a história de lá. Você sabia que ela foi a primeira cidade brasileira planejada?

Ouro Preto – por conta do relevo – não estava mais atendendo às demandas de uma capital que precisava crescer. A dúvida agora era: para onde eles iriam transferir a capital mineira? Cinco cidades disputavam o posto, mas BH ganhou por conta de alguns fatores: sua localização ser próxima de Ouro Preto, fácil acesso, muitos rios e clima ameno. Em 1893, BH foi nomeada a capital de Minas Gerais.

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Antigamente, BH ia somente até os limites da Av. do Contorno – mal sabia Aarão Reis que a cidade cresceria muito mais. Os planos iniciais do engenheiro já havia planejamento para coleta de esgoto e foi baseado nas cidades de Paris e Washington. Para quem gosta de datas, a construção deu início em 1894.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 35% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: VIAJO35

Dia 1- Lagoa da Pampulha

Esta é uma lagoa artificial que foi construída nos anos 1940, quando Juscelino Kubitscheck ainda era prefeito daqui. Neste complexo ainda há a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Além destas já citadas, os estádios do Mineirão e Mineirinho também ficam por aqui!

 Igreja de São Francisco de Assis

Foi planejada por Niemeyer e não é muito difícil de perceber suas características marcantes. Ela fica bem na beira da lagoa e é composta de azulejos azuis, formando mosaicos. Bonita, não?

Museu de Arte da Pampulha

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Infelizmente não havia exposição quando estive lá. Acho uma pena um espaço tão bacana como este não ser usado para trazer um pouco mais de cultura para a população. As únicas peças presentes, eram as fixas do lado de fora do prédio.

Praça da Liberdade

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

A construção da praça se deu juntamente com o início da construção de BH e a intenção era que aqui ficasse a sede do poder mineiro e a Secretaria da Educação.
O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Em volta do parque há também o prédio conhecido como Rainha da Sucata, onde fica o Memorial da Mineração. Há também um prédio de Niemeyer que parece muito o Edifício Copan em Sampa – acho que ele estava com preguiça de criar algo diferente.

Hoje em dia, além destes prédios há também diversos museus – o que eles estão chamando de circuito cultural. Está tudo sendo reformado para estar funcionando até 2011. Legal né? Quanto mais museu, melhor! É disso que a população brasileira precisa: entretenimento de qualidade.

Dia 2 – Mirante das Mangabeiras

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Se da Praça do Papa, a vista já é bem bonita, daqui então nem se fala! O mirante está em um lugar bem alto e dá pra ter uma idéia bem legal da topografia da cidade. A casa do governador de BH também fica aqui.

Praça do Papa

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

A Praça Israel Pinheiro – ou Praça do Papa – fica no bairro nobre das Mangabeiras e de lá dá pra ter uma vista bem bacana da Serra do Curral e também de BH.

O lugar tem esse nome porque foi daqui que o Papa João Paulo II abençoou toda a cidade de BH. Depois deste evento religioso, a praça ficou mais conhecida como Praça do Papa mesmo. Hoje em dia ela é palco de eventos e shows.

Bem pertinho dali está a Rua do Amendoim. A rua ficou famosa por conta dos carros que mesmo descendo, dá a impressão de que estão subindo. Na verdade tudo não passa de ilusão de ótica.
Agora, eu só sei de uma coisa: eu não gostaria de ser um morador dessa rua. O que tinha de carros parando no meio da rua para tentar sentir o efeito..eu iria ficar maluquinha!

Parque Municipal de BH

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

O nome completo deste parque é Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mas nem nas placas informativas de trânsito você encontrará este nome – Parque Municipal é muito mais fácil e simples, não?

Além de ficar na Avenida mais importante da cidade, a Afonso Pena, ela é o maior parque cercado de BH. Por ser bem grande, não dá pra visitar aqui com muita pressa, já que aqui pode até ser um refúgio para a correria e multidão que você encontrará fora das grades.

As crianças também irão se divertir, pois aqui tem um parquinho de diversões e até um lago onde você pode alugar um barquinho para passear!

Dia 3 – Inhotim

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Hoje é dia de ir até a rodoviária de BH e pegar um ônibus até Inhotim. Escrevemos um post especialmente sobre ele.

Para curtir a noite de BH

BH é a cidade com com mais botecos por metro quadrado do mundo! Sabiam disso? Eu sabia, e quando fui pra lá, já sabia que iria adorar esse lugar!

É difícil de lembrar os nomes de todos os botecos por onde eu passei. Teve uma noite que passamos por uns 3 botecos durante a madrugada toda: quando um fechava, nós íamos para outro. Minha amiga Fernanda me disse que eu tinha que conhecer a verdadeira rotina do povo de BH; eu acho que eu conheci bem, então!

Para quem quer curtir os botecos de BH, é ir para o bairro Savassi. Lá é onde tem a maior concentração de bares. Eu me lembro bastante do bar do João (a Fernanda vai rir agora) e do bar do Neca.

Para sair de balada:

Eu fui na Obra e gostei bastante. Me lembrou muito os inferninhos da Rua Augusta que eu tanto gosto. Voltaria muitas outras vezes!

O Music Hall é mais uma casa de shows do que uma balada propriamente dita. No dia que eu estive lá, consegui ver o show dos queridos Sabonetes: banda curitibana que está morando em solos paulistanos. Sou suspeita para dizer do show dos caras. Amo muito!

Onde comer em BH

Espaguetti do Bolão

O que fazer em BH, MG - roteiro de 3 dias

Em uma das noites que passei por BH, fui até o Bolão para experimentar o famoso espaguetti. Ele é bem gostoso mesmo, mas nada de mais. O mais legal mesmo é o ambiente: parece um botecão! (isso não é uma coisa ruim a meu ver).

Enquanto jantava, ao meu lado estava o tecladista do Skank. Pois é, acho que lá deve ser um lugar meio que tradicional para o povo de BH.

Mercado Central

O Mercado Central de BH é simplesmente o paraíso para os comilões e apreciadores da comida mineira como eu. Durante o tempo que passei aqui, só comprei coisa que engorda, mas que me deixou bem feliz, hehehe!
E não é só de comida que vive o mercado não! Aqui também tem artesanato e móveis para sua casinha!

Para os desavisados: se você quiser comprar o melhor doce de leite do universo (sim, do universo!) aqui tem! É o doce de leite de Viçosa. Uma delícia que depois você não vai conseguir parar de comer.

Lá eu também comprei uma gelatina de cachaça, mas ela não chega aos pés do doce de leite!

Para comprar artesanato

Se você gosta de artesanato assim como eu, vai ficar maluca quando for nesta feirinha que acontece aos domingos (até mais ou menos às 14h) na Afonso Pena.

As barracas ficam organizadas por tipo de produtos (couro, biju, sapatos, etc) e mesmo assim é difícil achar alguma coisa. São tantas barracas que você não vai saber pra onde olhar!

Onde: Av. Afonso Pena
Quando: aos domingos até às 14h

Gostou do nosso roteiro de viagem por BH? Aproveite e leia nosso roteiro por Ouro Preto!

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here